O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 22/10/1870
Emancipação Política: 22 DE OUTUBRO DE 1870
Gentílico: SOLONOPOLENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesorregião: SERTÕES CEARENSES
Microrregião: SERTÃO DE SENADOR POMPEU
Distância para a capital: 272 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.536,15
População estimada: 18127
Densidade: 11,80
Altitude: 155
Clima: CLIMA SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Solonópole se tornou distrito de Jaguaribe-Mirim ainda com o antigo nome Cachoeira, em 1863. Em 1870 se emancipou de Jaguaribe-Mirim, elevado à categoria de vila. Em 1892 é rebaixada a distrito de Jaguaribe-Mirim, mas em 1893 é novamente elevada à categoria de vila. Em 1911 são criados 2 distritos: Flores Novas e São Bernardo. Em 1931 Cachoeira é de novo rebaixada à categoria de distrito de Jaguaribe-Mirim, mas em 1935 é emancipada (pela terceira vez), e anexa seus 3 antigos distritos (Carnaubinha, Flores Novas e São Bernardo).

Em 1936 mais 4 distritos são criados: Boqueirão, Cangati, Conceição e Pasta. Em 1937 Flores Novas muda o nome para Flores e é criado o distrito de Milhã. Em 1938 o distrito Flores volta a se chamar Flores Novas e o distrito Boqueirão foi rebaixado a povoado. Em 1943 o município Cachoeira muda o nome para Solonópole e o distrito São Bernardo muda o nome para Tataíra. Em 1959 Carnaubinha e Milhã se desmembram para formar o novo município de Milhã. Em 1963 Flores Novas se desmembra de Solonópole para formar o novo município de Flores. Em 1963 o distrito Pasta se emancipa de Solonópole. Em 1963 Tataíra também se emancipa de Solonópole, e muda o nome para São Bernardo do Ceará. Em 1964 é criado o distrito de Assunção.

Em 1965 Solonópole anexou o território de 4 municípios extintos, que eram seus ex-distritos: Milhã (que veio junto com o distrito Carnaubinha), Pasta, São José de Solonópole (ex-Flores) e São Bernardo do Ceará (que mudou o nome para Tataíra). Em 1986 Carnaubinha e Milhã novamente se desmembram para formar o novo município de Milhã. Em 1988 Tataíra se desmembra de Solonópole e muda o nome para Deputado Irapuan Pinheiro. Em 1991 é criado o distrito de Prefeita Suely Pinheiro.
No início do Século XVIII, o colonizador Manoel Pinheiro do Lago fundou a Fazenda Umari, de onde se originou a cidade de Solonópole.

Narrativas estão ligadas à vida religiosa do município e a mais importante é que se refere ao Padroeiro, Bom Jesus Aparecido de Cachoeira. Conta a história da cidade que certo dia, ao cair da tarde, um escravo apascentava o rebanho da Fazenda Cachoeira, do tenente-general Manoel Pinheiro, quando viu reluzir, por entre o matagal escasso, um objeto de metal. O negro aproximou-se e viu que se tratava de um belo crucifixo, de pouco mais de um palmo. Cheio de alegria, o negro abandonou as ovelhas e correu até a casa-grande para levar a novidade aos seus patrões.

A esposa do fazendeiro, D. Rita das Dores Pinheiro, ficou a um tempo surpresa e alegre com o preciso achado, apressando-se em colocá-lo no santuário. Entretanto, nas primeiras horas do dia seguinte, era notada a falta do crucifixo que, depois de vasculhadas todas as dependências do casarão, veio a ser encontrado no exato local onde fora achado pelo escravo. D. Rita, confusa, guardou a pequena cruz dentro de um baú de couro, fechando-o com muita segurança. Qual não foi a sua surpresa, e de todos da fazenda, quando no outro dia o crucifixo não se encontrava no baú a despeito de não haver, o mesmo, sido violado. D. Rita, meio aterrorizada, reuniu os familiares e fez a promessa de mandar construir uma capela e nela depositar, caso fosse encontrada, a imagem do crucifixo. Passada a noite, foi o baú aberto e lá estava o crucifixo, como se nada houvesse acontecido. Construída a capela, a imagem foi exposta à visitação e veneração dos fiéis.

Outra narrativa importante é a que se relaciona com o primeiro milagre obtido do santo crucifixo. Conduzido por Maria de São José, muda, filha de Simeão Correia Lima Landim e Ana Rosa Pinheiro, restituiu a voz à sua condutora em plena caminhada. A partir de então se iniciou a romaria constante à fazenda e vários milagres aconteceram, atribuídos ao Bom Jesus Aparecido da Cachoeira do Riacho do Sangue. Em 1821, os serviços da matriz eram concluídos e a partir de 19 de dezembro, instituído o seu paroquiato, sendo primeiro vigário o padre Pedro Pinheiro Landim.

Depois de idas e vindas (várias leis e decretos elevaram e rebaixaram foros de cidade), com o decreto-lei 448, de 20 de dezembro de 1938, foi elevado a município.
Originalmente denominada Cachoeira do Riacho do Sangue, em virtude da existência de uma queda de água no leito do Riacho do Sangue e depois apenas Cachoeira. Há mais de uma versão sobre o nome Riacho do Sangue, e uma delas é a luta entre duas famílias pelo domínio da terra, tingindo de sangue as águas do rio, nas proximidades do lugar chamado Alto da Batalha, abaixo da cidade, ainda existente; a outra é de uma luta entre índios, no lugar chamado Logradouro.

Em 30 de dezembro de 1943, através do Decreto n° 1.114, passou a se denominar Solonópole, que significa Cidade de Solon em homenagem a Manoel Solon Rodrigues Pinheiro, advogado, jornalista e professor nascido no município.
Atualmente Solonópole possui, além da sua sede, 5 distritos:

São José: 28 de setembro de 1902
Cangati: 3 de maio de 1935
Pasta: 3 de maio de 1935
Prefeita Suelly: 3 de maio de 1935
Assunção: 7 de janeiro de 1964
As principais fontes de riquezas do município são principalmente a agricultura e a pecuária, com destaque para as culturas do algodão, milho, arroz, feijão, batata-doce e cana-de-açúcar. A pecuária é a atividade que mais contribui para a economia municipal.

Recursos Minerais
Nos pegmatitos de Solonópole há ocorrência de minério de nióbio na forma de columbita-tantalita. O minério ocorre em grãos maciços de 1 a 2 cm de diâmetro, associado a albita, feldspato e muscovita.

A cor da água (Riacho do Sangue)
Ainda em 1911, ao fazer estudos preliminares para a construção do açude, o servidor público federal do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Sebastião de Abreu, percebeu uma diferença entre a cor da água de dois rios próximos: o do Capitão-Mor seria "muito clara", já a do Riacho do Sangue, "vermelha". "As chuvas lavam o barro vermelho de São Bernardo (povoado hoje correspondente a Deputado Irapuan Pinheiro), nas nascentes do rio, tornando sanguíneas as águas", escreveu em relatório. (Livro Solonópole - escritor Francisco Dantas Pinheiro)

Segundo o historiador Edinaldo Dantas, ainda hoje, parte da corrente chega com essa coloração ao percorrer o mesmo caminho.

Museu Cachoeira do Riacho do Sangue
Você sabia que, na Casa de Câmara e Cadeia (antiga Cadeia Pública), hoje nosso Museu, figuras ilustres chegaram a frequentar esse prédio?
Nomes importantes, como o grande brasileiro Marechal Juarez Távora, Coronel José Rabelo Machado, Dr. Gentil Pinheiro Barreira, Dr. Dolor Uchôa Barreira, Dr. Manoel Solon Rodrigues Pinheiro, Irapuã Dinajar Cavalcante Pinheiro, o ex-ministro Raimundo Brasil Pinheiro de Mello, o cientista Rodolfo Teófilo, entre outras autoridades.

HINO DO MUNICÍPIO DE SOLONÓPOLE

De um milagre da fé, no passado
Nasce um povo de mil tradições
Que hoje, forte, entoa o seu brado:
Luta e glória, são nossos brasões!

Foi buscando as riquezas da terra
Que teu povo se fez varonil
Cachoeira de sangue, entre as serras
Tua história orgulhando o Brasil.

Esperança, no peito verdeja
Do teu povo solonopolense
No teu canto de paz sertaneja
Sob o manto do céu cearense!

Noutras plagas teu sangue ficou
Como glória do chão brasileiro
E a história, teu nome deixou
Como forte e valente guerreiro!

Faz de ti, novo chão bandeirante
Que na luta a bandeira desfralda;
Transformada em progresso gigante,
Com jazidas de mil esmeraldas!

Esperança, no peito verdeja
Do teu povo solonopolense
No teu canto de paz sertaneja
Sob o manto do céu cearense!

Bom Jesus abençoa a cidade
Com teus braços relembrando a cruz
Semeando o amor e a verdade
Qual milagre, num raio de luz.

Cachoeira que fostes um dia
Centenária cidade querida
Nosso afeto leal verdadeiro,
Nosso amor, nossa fé, nossa vida.

Esperança, no peito verdeja
Do teu povo solonopolense
No teu canto de paz sertaneja
Sob o manto do céu cearense!

Letra: Jango Weltmann
Melodia: Dom José Mauro

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SOLONÓPOLE

Escudo: Representado na cor de ouro, contornado por um listel verde onde se encontram seis estrelas e ao centro uma pedra lapidada. Nas laterais do Brasão figurão dois ramos de algodão.
Estrelas: Representam a sede e os distritos de Solonópole.(Sede, São José de Solonópole, Cangati, Pasta, Assunção e Prefeita Suêlly);
Pedra lapidada: Representa o Berilo, pedra semipreciosa encontrada no município;
Ramos de Algodão: Representa o principal produto agricóla do município;
Sol: Representa a luz, energia, vitalidade;
Pessoas: Ícone humanizado representa ser Solonópole um município de todos;
Boi: Retrata a pecuária, forte atividade do município;
Margens e rio: Representa o Riacho do Sangue, que originalmente deu nome a cidade.

BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE SOLONÓPOLE

A Bandeira de Solonópole é um dos símbolos oficiais do município de Solonópole, estado do Ceará, Brasil. O desenho atual foi estabelecido por lei municipal Nº 1138/2013.

Descrição
Seu desenho consiste em quatro triângulos, sendo o superior e o inferior na cor verde e os laterais na cor amarela, tendo no centro o Brasão do Município. As cores, no caso verde e amarelo, são as mesmas cores da Bandeira Nacional;

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

EntreLaços do Sol: Arte, Cultura e Oportunidade

Um Projeto que Valoriza o Artesanato Local

#Mulher Há 6 dia(s)

Secretaria da Mulher, Igualdade e Diversidade participaram de reunião com a secretária da Mulher do Estado, Lia Gomes

Na quarta-feira (12/02), as secretárias administrativa e executiva da Secretaria da Mulh [...]

#FolhaDePagamento Há 8 dia(s)

Nota Informativa aos Servidores Públicos Municipais - PASEP 2025

NOTA DE ESCLARECIMENTO O Município de Solonópole, no uso de suas atribuições, vem a púb [...]

#Mulher Há 10 dia(s)

Secretaria da Mulher, Diversidade e Igualdade Racial estabelece parceria com o Ministério Público

Ação fortalece projetos para a promoção dos direitos das cidadãs e cidadãos de Solonópole

#Agricultura Há 14 dia(s)

Prefeitura de Solonópole lança o Programa Terra Pronta para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa garante suporte ao agricultor e impulsiona a produção rural no município

#Agricultura Há 18 dia(s)

Entrega de Sementes do Programa Hora de Plantar beneficia 958 produtores rurais

Incentivo à agricultura familiar garante mais produção e desenvolvimento para o município

#Educação Há 22 dia(s)

Semana Pedagógica 2025: REINVENTE, INSPIRE, TRANSFORME A EDUCAÇÃO!

Uma semana de aprendizado, motivação e muito empenho!

#ProcessoSeletivo Há 23 dia(s)

EDITAL Nº 001/2025, - PROCESSO SELETIVO - SEDUC - RESULTADO DEFINITIVO

EDITAL Nº 001/2025, DE 06 DE JANEIRO DE 2025 A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo ATRICON Ouro 2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024