A capela fica bem no alto do morro, no bairro Monte Castelo, onde se avista parte da cidade, principalmente a torre da Igreja Matriz de Bom Jesus. Além de um bonito pôr-do-sol.
O pequeno templo, que mede pouco mais de 8 metros de comprimento por 4 metros de largura, está a cerca de 1km do centro de Solonópole, nas terras da antiga fazenda da família do Coronel José Cavalcante Pinheiro Filho e da dona Maria Ambrosina Pinheiro Cavalcante, fundadores da capela.
"A capela foi construída por incentivo de um português na época amigo dos meus avós. Com a aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, esse amigo instigou meus avós a construírem essa capela que ele doava a imagem. E assim fez. Por volta de 1935 a capela foi concluída, inaugurada em 14 de janeiro do ano seguinte, 1936. Ele trouxe a imagem de Nossa Senhora de Fátima de Portugal. Ela foi colocada e não foi mais tirada. A capela se tornou um local em que aconteciam missas, celebrações", relembra Ambrosina Cavalcante Pinheiro, neta dos fundadores da capela.
O pequeno templo ainda preserva as mesmas características desde quando foi construído. Na frente da capelinha o velho cruzeiro feito à mão com troncos de aroeira. Na fachada, o frontispício no topo tem instalado uma cruz de metal e um sino. O espaço é constituído de um único vão com piso de mosaico preto e branco. O altar fica na parede do fundo, construído em alvenaria, e abriga em um nicho central a imagem de Nossa Senhora de Fátima trazida de Portugal.
A capela faz parte da história do município. Moradores que cresceram acompanhando a devoção a Nossa Senhora de Fátima comemoram a restauração do local. "Aqui antes era muito movimentado, vinha gente de várias partes da cidade quando era noite de celebração. Graças a Deus que a capela passou por essa reforma porque estava muito acabada. Pensei que nunca iam olhar para ela e deixar do jeito que está. Ficou linda!", comemora Rosevânia de Souza, devota de Nossa Senhora, ressaltando que foi curada de uma cirrose hepática, depois de uma promessa feita por intercessão da santa.
Acervo documental e histórico
Além da reforma, foi construído no entorno da capela o Centro Social Religioso e Turístico, que leva o nome de Maria Ambrosina Pinheiro Cavalcante. "Tem a tradição que ela é a primeira capela erguida em honra a Nossa Senhora de Fátima no Ceará e também pelos estudos e pesquisas que fizemos pode ser a primeira do Brasil. Temos como prova o convite original da inauguração na época datado de 14 de janeiro de 1936. Uma peça rara que tenho guardada comigo. É tanto que tem publicações e ninguém conseguiu provar o contrário. Tem a de Fortaleza, que é bastante conhecida, mas é de 1953. A publicação desse material, principalmente pelo Jornal A Praça, reforça e vai deixar marcado na história essa nossa comprovação. Tenho um rico acervo documental e histórico de nossa cidade", destaca o historiador e secretário de Infraestrutura de Solonópole, Ednaldo Dantas.
Turismo religioso
Com a construção do polo, a intenção é tornar a cidade roteiro turístico religioso. Até porque Solonópole agora faz parte do roteiro turístico dos 74 municípios cearenses que exercem importante papel no turismo regional, segundo o Mapa do Turismo Brasileiro divulgado recente pelo Ministério do Turismo. "O município tem um rico patrimônio histórico imaterial e material. A capela de Nossa Senhora é uma das mais antigas do Ceará", afirma o prefeito municipal Webston Pinheiro.
Segundo o gestor, desde 2013, quando assumiu a prefeitura de Solonópole, passou a buscar recursos junto ao deputado federal Danilo Forte, em Brasília, no Ministério do Turismo, para construir o centro cultural.
O Centro foi orçado em pouco mais de R$ 1 milhão, com amplo espaço urbanizado com moderno prédio bem amplo, com banheiros, estacionamentos, um restaurante e loja de artigos religiosos. "O lugar deve atrair fiéis e fomentar a economia local", declara Webston.
Missa todo dia 13
Com a presença de moradores, autoridades locais e o do bispo dom Edson de Castro Homem, da Diocese de Iguatu, o local foi inaugurado na noite da última quinta-feira, 19, com missa em Ação de Graças. Durante suas palavras dom Edson destacou sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. "Desde a minha infância sempre tive uma forte ligação com Nossa Senhora. Isso continua mais forte ainda hoje", destaca o religioso.
Para o pároco de Solonópole, padre Vilberto Ferreira, agora, reinaugurada, a expectativa é que o local sirva para o estímulo de romarias dedicadas à Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padre, inicialmente será celebrada missa todos os dias 13, dedicado à santa. Mas será estudado junto a Diocese um roteiro com programação que será apresentada aos peregrinos.