Solonópole está entre os vinte e um municípios cearenses contemplados o projeto, que prevê desde o cultivo à manipulação de medicamentos fitoterápicos.
Nessa terça-feira (26), a prefeita Ana Vládia esteve no Núcleo de Fitoterapia do Estado do Ceará, em Fortaleza, discutindo a implementação do projeto Farmácia Viva em Solonópole.
Implementado desde 2010 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Farmácia Viva prevê uma estrutura própria para o cultivo de plantas medicinais e a manipulação e fabricação de medicamentos fitoterápicos, utilizados como tratamento alternativo aos usuários da rede pública de saúde. "A partir dessa estrutura podemos garantir a fabricação de xaropes, gel e pomadas cicatrizante, anti-inflamatórios e os mais diversos medicamentos que unem o que chamamos de conhecimento tradicional e ciência. É um projeto muito necessário para atender a saúde básica", explica Ana Vládia.
No Ceará, Solonópole é um dos vinte e um municípios a serem contemplados com a Fármacia Viva. "Esta era uma ideia antiga que tinha e que, inclusive, coloquei como uma das propostas de campanha. Como farmacêutica, entendo a necessidade e a importância de garantir um tratamento de saúde adequado a nossa realidade", conclui.