Solonópole, tem se destacado no fortalecimento dos Conselhos Municipais, principalmente os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Educação (CME), graças ao Projeto Trilha Democrática. A iniciativa, realizada pela We World Brasil, com o apoio da Prefeitura e o financiamento do Ministério Público do Ceará, por meio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), visa promover a atuação qualificada na incidência política propositiva, controle e monitoramento das políticas públicas.
No dia 18 de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Solonópole realizou um importante encontro, que reuniu representantes de entidades da sociedade civil pela manhã e, no período da tarde, conselheiras e conselheiros de direitos. As discussões giraram em torno da participação da sociedade civil, da relevância dos conselhos de direitos, do processo de elaboração de projetos para editais e da importância do controle social de políticas públicas e da transparência na gestão pública.
Durante o evento, a equipe do Projeto Trilha Democrática teve a oportunidade de visitar a sede da Associação Recreativa de Solonópole, onde puderam conhecer de perto o trabalho realizado pela entidade. O coordenador do projeto, Rosângelo Marcelino, ressaltou a importância de fortalecer as entidades da sociedade civil e incentivá-las a participar ativamente dos conselhos do município.
O Projeto Trilha Democrática é uma iniciativa da We World Brasil, uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Fundação Italiana We World-GVC ONLUS. A organização atua em parceria com Organizações da Sociedade Civil brasileiras, com incidência comunitária em âmbito municipal, estadual e nacional, focando na implementação de programas de desenvolvimento junto aos grupos populares em situação de vulnerabilidade socioambiental.
A Prefeitura de Solonópole agradece à We World Brasil e ao Ministério Público do Ceará por essa parceria de sucesso.