O município de Solonópole, mais uma vez, destaca-se no Ranking do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) de 2021. Essa avaliação é conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do estado, e seus resultados são publicados no Anuário do Ceará. O ICGM foi criado em 2018 pelo IPECE com o objetivo de mostrar o desempenho dos gestores dos municípios do Ceará.
O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará - Ipece) tem como principal objetivo "realizar uma análise relativa dos municípios cearenses", por meio da comparação da qualidade da gestão pública. Este índice serve como um recurso para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões e na formulação de políticas que visam a melhoria contínua do planejamento e da gestão pública municipal.
Nesta edição, o ICGM é composto por 14 indicadores, organizados em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. Além disso, é possível consultar o ranking dos municípios cearenses de acordo com o grupo populacional ao qual pertencem. O propósito do índice é apoiar o Governo do Estado no desenvolvimento de estratégias e políticas, ao mesmo tempo que auxilia os gestores públicos municipais em análises para aprimorar o planejamento e a gestão em seus municípios.
No levantamento que avalia o desempenho das gestões, os municípios cearenses foram divididos em grupos populacionais:
Grupo Populacional 1, composto por 9 municípios (população acima de 100 mil habitantes).
Grupo Populacional 2, composto por 28 municípios (população acima de 50 mil e menor que 100 mil habitantes).
Grupo Populacional 3, composto por 68 municípios (população acima de 20 mil e menor que 50 mil habitantes).
Grupo Populacional 4, composto por 79 municípios (população até 20 mil habitantes).
Dentre os 79 municípios do Grupo Populacional 4, Solonópole alcançou a melhor nota (0,6742) pelo segundo ano consecutivo, seguido pelos municípios de Jaguaretama (0,6615) e Fortim (0,6333). Paramoti apresentou o menor ICGM em 2021 (0,3163), seguido de perto por Acarape (0,3223) e Monsenhor Tabosa (0,3537).
A conquista do 1º lugar por Solonópole, pelo segundo ano consecutivo, reflete o compromisso da Administração com o município e uma gestão pautada pela transparência e responsabilidade.
Repetir grandes conquistas é a nossa especialidade.
Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
Mais informações:
https://www.ipece.ce.gov.br/indice-comparativo-de-gestao-municipal-icgm/
https://www.anuariodoceara.com.br/icgm/