Portaria publicada pelo Diário Oficial da União no último dia (11) prevê a liberação do recurso para 16 municípios cearenses, incluindo Solonópole.
Um total de 917 famílias solonopolenses serão contempladas com o Garantia Safra neste mês de fevereiro, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (11), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Além de Solonópole, outros 15 municípios cearenses estão inclusos na liberação, que prevê o repasse em cota única de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) para 14.154 agricultores familiares no Ceará. Em janeiro, o Ministério já havia atendido 13.706 agricultores de outras 13 cidades. A cota única é liberada em decorrência da pandemia da Covid-19.
Sobre o programa
O Garantia Safra tem por requisito a ocorrência de perda de safra agrícola de sequeiro superior a 50% em decorrência da irregularidade nas chuvas. A liberação dos recursos ocorre após a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) realizar a análise da situação de frustração de safra, levando em consideração os indicadores meteorológicos (Inmet/Cemaden) e a série história do IBGE (LSPA).