Com isto, está assegurada a retomada da atividade da pesca artesanal, uma vez que no tamanho ideal uma fêmea é capaz de produzir até mil alevinos.
Nesta sexta-feira, 3 de dezembro, as águas represadas em açudes públicos de Solonópole receberam do Governo do Ceará 60 mil alevinos por meio Projeto de Peixamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Foram 40 mil no Açude do Boqueirão, no distrito Prefeita Suelly; 10mil no Açude Bolsão, no distrito de São Jose; e 10 mil no Riacho do Tigre, distrito de Assunção. Com isto, está assegurada a retomada da atividade da pesca artesanal, uma vez que no tamanho ideal uma fêmea é capaz de produzir até mil alevinos.
A entrega dos alevinos foi marcada por evento realizado no Açude Boqueirão com as presenças da prefeita Ana Vládia Nogueira; do Secretário Estadual da Pesca, Thiago Sá Ponte; da vice-prefeita, Cristina Pinheiro; e dos secretários municipais Beto Pinheiro, Pedro Sidney, Darcia Pinheiro, Ivo Dantas e Alyne Pinheiro.
Em sua fala, a prefeita Ana Vládia lembrou os anos de seca que afastou muitos pescadores da atividade e ressaltou a importância do peixamento nos açudes municipal, beneficiando diretamente quem vive da pesca artesanal no município e terá condições financeiras de sustentar suas famílias. O secretário Thiago Sá agradeceu à prefeita e equipe municipal por todo apoio dado a essa e demais ações do Governo no município, ressaltando que essa parceria é fundamental para o êxito esperado. Ele estimou que daqui a três meses, os peixes, ao chegarem no tamanho ideal, poderão potencialmente gerar um incremento de até R$ 400 mil reais na economia do município.