O grupo é uma iniciativa do CRAS e realiza encontros semanais, sempre abordando temas específicos e pertinentes para esse público.
Com o objetivo de realizar um trabalho social com gestantes de Solonópole em situação de vulnerabilidade e risco social, o CRAS viabiliza as atividades do Projeto Amar é Cuidar. A iniciativa atua na perspectiva de Grupo do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), previsto na Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Anualmente são formados dois grupos, um por semestre, com atividades que duram três meses cada. São realizados encontros semanais, que acontecem todas as quintas-feiras, das 8h às 10h. O grupo é conduzido pela Psicóloga do CRAS, Isadora Teixeira, e em cada encontro há a participação de algum profissional, falando sobre um tema específico. A ideia é contribuir para o empoderamento das gestantes e a superação das vulnerabilidades. Ao final de cada encontro, é servido um almoço para as gestantes.
Nesse semestre, já houve a participação de psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiras, assistentes sociais. Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, participou a advogada Amanda Pinheiro falando sobre Direito da Família. Ela abordou questões relacionadas à pensão alimentícia, guarda e alimentos gravídicos. Por ser um tema diretamente relacionado à realidade das famílias que atendemos no CRAS, todos os servidores, de nível superior e médio, foram convidados a participar do momento, com o objetivo de receber informações que venham a contribuir para a melhoria do atendimento às famílias assistidas pelo CRAS.
A prefeita Ana Vládia Nogueira e a secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social, Econômico e do Trabalho, Dárcia Pinheiro, também participaram do encontro e almoçaram com as gestantes.