A solenidade aconteceu, na última quinta-feira (25), com a participação de crianças e adolescentes que serão capacitados pela iniciativa como multiplicadores da leitura.
A solenidade que marcou a reativação do Projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura em Solonópole aconteceu, na manhã da última quinta-feira (25), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a participação de crianças e adolescentes que serão beneficiados pela iniciativa e de autoridades locais.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Cristina Pinheiro; da secretária de Assistência Social, Dárcia Nogueira; da secretária adjunta, Orlenir Silva; da coordenadora do CRAS, Luana Pinheiro; da coordenadora da Proteção Social Básica, Ambrosina Cavalcante; e da presidente da PREVSOL, Alyne Pinheiro; além da equipe técnica do CRAS.
O projeto capacita crianças e adolescentes de 10 a 14 anos das escolas municipais e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos como agentes multiplicadores da leitura. A meta é alcançar o fortalecimento dos vínculos nos meios de comunicações, escolas, bibliotecas, resgate da cultura local, serviços de convivência, comunidades e familiares. Tudo isso por meio do envolvimento de crianças e adolescentes capacitados e transformados pelo hábito da leitura.
Estão previstas participações em palestras, campanhas educativas, meios de comunicação, eventos comemorativos, atividades lúdicas nas escolas da sede e na zona rural, empréstimo de livros, apresentações teatrais nas comunidades e na OSP (Organização Social Parceira). As crianças e adolescentes também deverão realizar entrevistas com autoridades e artistas da terra para resgatar a memória da cidade.
O Projeto Eu Sou Cidadão chegou ao município em abril de 2005 através da Secretaria de Educação, mas desde 2018 está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, tendo como coordenadora do Projeto, a orientadora social do CRAS, Meirilucia Oliveira.