O programa atende 200 crianças e gestantes com visitas periódicas, atuando no apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.
Completamente integrado à visão humanizada da atual gestão municipal de Solonópole, o Programa Criança Feliz tem implementado ações relevantes no município, onde conta, atualmente, com 200 crianças e gestantes beneficiadas. Com zelo e profissionalismo, os visitadores atuam no apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, preconizando o cuidado permanente com as crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação até os seis anos de idade.
De acordo com o supervisor do Programa Criança Feliz em Solonópole, Renan Pinheiro, a iniciativa tem trabalhado bastante o vínculo familiar no desenvolvimento da criança. "Utilizamos, por exemplo, coisas que as famílias já tem em casa, como copos, objetos de plásticos, panelas, entre outros. Mostramos que questões como cognição e coordenação motora podem ser trabalhadas em casa com tudo o que já dispõem. Nosso objetivo é mostrar para as famílias que o desenvolvimento da criança pode ser estimulado mesmo sem os brinquedos que muitas não tem condição de adquirir", destaca o supervisor.
"É um trabalho lindo e fundamental, que exemplifica o cuidado que procuramos ter com a população de Solonópole em todas as áreas da gestão. Sou muito grata pelo empenho e dedicação da equipe da Assistência que abraça diariamente essa missão com as crianças e suas famílias", acrescenta a prefeita Ana Vládia Nogueira.
Os beneficiários do Programa Criança Feliz recebem visitas domiciliares duas vezes por semana, no caso das gestantes; quatro visitas mensais para as crianças de 0 a 36 meses; duas visitas ao mês para crianças de 37 a 72 meses. Há, ainda, duas visitações mensais para as crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar e para aquelas que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares durante o período Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19.