Com o retorno das aulas presenciais, a responsabilidade com a saúde e a qualidade de vida dos alunos evidencia-se no cuidado na escolha e oferta dos alimentos.
Entre as várias ações e providência para garantir o melhor para os alunos solonopolenses no retorno total das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, o cuidado no planejamento, preparo e oferta da merenda escolar tem se destacado.
"O cardápio da merenda escolar em Solonópole é feito de acordo com a modalidade de ensino e a idade do aluno. Esses critérios seguem sendo observados na quantidade ofertada, que deve respeitar as exigências nutricionais e tudo o que estabelece as recentes mudanças na regulamentação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)", explica Maria Michelle Pinheiro, nutricionista responsável técnica do PNAE em Solonópole.
De acordo com ela, rotineiramente é realizada uma avaliação quantitativa e qualitativa para que os alimentos sejam entregues de forma correta e balanceada para os estudantes. "Buscamos sempre incluir produtos que já sejam consumidos tradicionalmente na região, respeitando sempre a quantidade nutritiva de cada um e os costumes da população", diz a nutricionista, acrescentando que os alimentos ultraprocessados são evitados, sendo permitidos apenas a partir de uma determinada faixa etária e, mesmo assim, com restrição da quantidade ofertada.
A dieta preconizada pela merenda escolar em Solonópole tem melhorado visivelmente, na medida em que prioriza o consumo de alimentos naturais e minimamente processados. Além disso, os manipuladores de alimento tem passado por capacitações para que os procedimentos corretos sejam sempre observados, respeitando as medidas sanitárias.
Tudo isso tem sido fundamental para viabilizar a plena retomada das aulas presenciais. A volta gradual das atividades em sala de aula foi iniciada no último mês de setembro, passando à sua totalidade em novembro de 2021, após um longo período atípico de aulas online e híbridas por conta da pandemia.