O objetivo é promover um melhor planejamento urbano, além de políticas públicas que se adequem a nova realidade do município.
A Prefeitura Municipal de Solonópole, por meio do Programa Cidade Legal, deu início neste mês de junho ao Censo Territorial de Solonópole. A ação tem o objetivo de promover um melhor planejamento urbano e rural, com o mapeamento de todas as áreas, além de promover políticas públicas que se adequem a nova realidade do município.
"Solonópole tem crescido muito nos últimos anos. Quando falamos deste crescimento, incluímos o número de geração de emprego e renda, o número de novas famílias, novas habitações. Precisamos, hoje, conhecer com profundidade essa nova Solonópole que se apresenta diante de nós. A expectativa, a partir disso, é desenvolver projetos e políticas públicas para cada área, vendo a necessidade e potencialidade de cada uma", explica o chefe de Gabinete Aleardo Jucá.
De acordo com planejamento do Gabinete, entre as ações desenvolvidas estão os voos com Veículo Aéreo Não Tripulado (drones), onde se faz uma panorâmica de todo o município. Além do registro fotográfico terrestre, incluindo as faixadas dos imóveis, pavimentação de cada logradouro, registro de iluminação pública e outros equipamentos urbanos. A etapa final prevê a visita de todos os imóveis por recenseadores para atualizar as informações cadastrais das famílias solonopolenses.
"Precisamos entender como vivem os solonopolenses hoje, o que precisam, que áreas precisam de um olhar mais atento do poder público. Só a partir deste estudo será possível fazer uma gestão adequada a cada realidade. É um cuidado que temos, um olhar, um "enxergar" Solonópole a fundo", ressalta a prefeita Ana Vládia.
Ainda de acordo com o Gabinete da prefeita, hoje, o censo está na segunda etapa: o registro fotográfico das faixadas, ruas e equipamentos urbanos. A expectativa é que todo o projeto seja concluído até dezembro deste ano.