CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Empreendedorismo 23/04/2024 GABINETE DA PREFEITA SOLONÓPOLE TEM TRÊS PROJETOS EM DESTAQUE NO XII PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA

Uma comitiva da Prefeitura de Solonópole, formada pela prefeita Ana Vládia e por membros da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Turismo, participou, na noite desta quinta-feira (18), da solenidade de entrega do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Dentre os 85 projetos inscritos na categoria estadual, de 65 municípios, Solonópole teve três projetos em destaque: o Mais Mulher, voltado ao empreendedorismo feminino, que promove a capacitação e formalização de negócios liderados por mulheres; o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), iniciativa que certifica a produção local de laticínios, garantindo a regulamentação sanitária, segurança e qualidade das produções; e a Unificação do Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental, regulamentação que é feita por meio do Consórcio Regional do Sertão Central e Centro Sul (Codesul).

Este é o segundo ano consecutivo que o município tem trabalhos selecionados pelo Sebrae e concorre as premiações. Nesta edição, o projeto de Unificação do Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental, de realização do Codesul, ganhou em segundo lugar na categoria Governança Territorial.

"Nosso município segue em pleno desenvolvimento econômico e como parte dessa política de desenvolvimento, buscamos viabilizar programas que incentivem e oportunizem a criação de novos negócios. Para isso, apostamos em capacitações, visitas técnicas, ambas em diferentes segmentos, e também disponibilizamos a Sala do Empreendedor, para dar todo o apoio técnico aos pequenos empreendimentos", ressalta a prefeita Ana Vládia.

Estiveram presentes na solenidade o titular da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), Vladyson Viana, os diretores estaduais do Sebrae, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará Joaquim Cartaxo; Alci Porto, Diretor técnico do Sebrae Ceará. A comitiva municipal esteve formada pelo primeiro-cavalheiro, Aleardo Jucá; o secretário de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Turismo, Auriberto Pinheiro; a secretária de Agricultura, Alyne Pinheiro e colaboradores das secretarias com projetos inscritos.

#Edital 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EDITAL 001/2024 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SELEÇÃO PÚBLICA DE CARGOS PARA ATENDER NECESSIDADE TEMPORÁRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
#MeioAmbiente 08/04/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2024, COM O TEMA “CEARÁ SEM FOGO: TODOS JUNTOS CONTRA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Nos dias 1 a 5 de abril, aconteceu a Festa Anual das Árvores 2024, com o tema "Ceará Sem Fogo: Todos Juntos Contra os Incêndios Florestais". Confira abaixo os principais destaques da programação, que contou com palestras, blitz educativas, distribuição de mudas e muito mais.

#FestaDasÁrvores #Natureza #Sustentabilidade #Preservação #Comunidade #Celebração #MeioAmbiente #FAA2024

#Mulher 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Relembramos com muita gratidão as ações realizadas em comemoração ao Dia internacional da mulher. E nós celebramos o mês inteiro, através de ações, palestras, entrevistas, dia de beleza na sede e em todos os distritos do município.

Mais de 600 mulheres foram atendidas e beneficiadas através das ações, e aproximadamente 1500 serviços prestados, confiram os cliques desse momento especial.

#Cultura 03/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou mais uma vez a Paixão de Cristo.

"Foi por mim, foi por você, foi por amor!"

Um espetáculo que transborda fé, amor e esperança. Neste momento de genuína expressão da fé cristã, a Secretaria de Cultura nos brindou com uma produção verdadeiramente Solonopolense. Desde os talentosos atores até os detalhes da produção, roteiro e cenários, testemunhamos uma performance que enche de orgulho e encanta os olhos do público.

A Paixão de Cristo, que já se tornou uma tradição esperada a cada ano, celebra seu terceiro ano consecutivo, sendo um verdadeiro culto à fé e à cultura. Atraindo pessoas de toda a região, este ano o grandioso espetáculo ocorreu no Parque de Exposições, onde uma grande estrutura, cenários magníficos, sonorização e iluminação primorosas surpreenderam mais uma vez o público.

Confira um pouco deste grande espetáculo!

#Segurança 03/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA REUNIÃO NA SEDE DAS PROMOTORIAS DO MUNICÍPIO, VISANDO DESENVOLVER NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA LOCAL

Na última quarta-feira, dia 3, ocorreu uma reunião na sede das promotorias do município de Solonópole, visando alinhar demandas e desenvolver novas estratégias para a segurança pública local.

Dentre os temas abordados, destacam-se: a formulação de abordagens inovadoras para enfrentar o crime organizado, iniciativas de prevenção de acidentes de trânsito, a prospecção da implementação de sistemas de videomonitoramento na cidade, e um conjunto de medidas de inteligência em segurança que serão postas em prática.

Estiveram presentes no encontro o Dr. Gustavo, Promotor de Justiça desta Comarca; Jander Pessoa, Secretário Municipal de Segurança; Dr. Helder, Delegado Regional da Polícia Civil; chefes e delegados da Polícia Rodoviária Federal, IPCs Clessio, Vanessa e Marden; Dr. Júlio, Diretor Operacional de Transportes do Detran; o Comandante Regional da Polícia Rodoviária Estadual; e representantes das Polícias Militar e Civil de Solonópole.

#Educação 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Reinauguração da Escola Bom Jesus: Um Novo Capítulo na nossa Educação

Solonópole está presenciando um momento de grande importância para a nossa educação: a reinauguração da Escola Bom Jesus. Este evento marca oficialmente a abertura de suas portas para alunos, educadores e munícipes, em uma celebração emocionante de aprendizado e crescimento.

Durante os turnos da manhã e tarde, tivemos a honra de receber pais e alunos, que participaram de uma programação especial repleta de homenagens àqueles que contribuíram significativamente para a história educacional desta escola. Além disso, apresentações emocionantes, visitas guiadas por toda a estrutura da escola e diversas outras atividades.

Solonópole, Cidade Educação!

#educação #bomjesus #AgenteFazAGenteCuida #qualidade

#Agricultura 18/03/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE O pagamento do Garantia Safra 2022/2023 em Solonópole foi liberado!

Tá na conta, agricultor! ??

O pagamento do Garantia Safra 2022/2023 em Solonópole foi liberado!

? Receba R$1.200,00 em cota única;

? Os pagamentos serão realizados nas mesmas datas conforme o calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Ao todo, serão 988 agricultores beneficiados!

#PrefeituradeSolonopole #AgenteFazaGenteCuida

#AgriculturaFamiliar #GarantiaSafra #Solonópole

#Infraestrutura 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA Estrada vicinal que liga Assunção a varias comunidades é inaugurada. Estrada vicinal liga Assunção as comunidades de Riacho do Tigre, Volta do Umari, Pedra Verde, Canário e Mineiro.
#Cultura 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE Aconteceu a exibição do cine beija flor com a websérie “Seres Ancestrais”.

No dia 29/02/2024, no ponto de cultura Viva Clube, através de uma articulação entre a secretaria municipal de Cultura, Esporte e Juventude, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Associação Rural Manoel Fortunato, do distrito de São José, juntamente com a mestra Lourdes do Côco, aconteceu a exibição do cine beija flor com a websérie "Seres Ancestrais", produzida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro, com direção artística de Alênio Alencar e Jaiane Sousa.

Apresenta-se as histórias de vida de 22 (vinte dois) Mestres e Mestras da Cultura do Ceará, seres de criação, memória, imaginação e transmissão. São homens e mulheres de tradição que trazem consigo saberes ancestrais, atravessando os múltiplos tempos, transmitindo e compartilhando seus fazeres de forma coletiva e comunitária.

A Websérie tem 4 (quatro) episódios com o objetivo de registrar a vida e tradição dos mestres e mestras da Cultura do Ceará, através de suas casas de "moradas, saberes e expressões".

A Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro, são equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

#AssistênciaSocial 06/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DESTACA CRITÉRIOS DO PROGRAMA CARTÃO CEARÁ SEM FOME E PROMOVE AÇÃO SOLIDÁRIA
#Edital 06/03/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS 2024

A Prefeitura de Solonópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente, está com inscrições abertas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) referente ao exercício de 2023. O Edital n° 001/2024, recentemente divulgado, visa ao credenciamento de agricultores familiares e entidades socioassistenciais locais que desejam participar deste importante programa.

O objetivo principal deste edital é selecionar unidades recebedoras, ou seja, entidades socioassistenciais locais, que receberão doações de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Esse programa é resultado de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cidadania, Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Estado do Ceará e o município de Solonópole, através do Termo de Adesão 0119/2012.

Os interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos devem atentar-se aos prazos e procedimentos de credenciamento. A entrega da documentação necessária deve ser realizada em envelope lacrado, devidamente identificado, exclusivamente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente. O endereço para entrega dos documentos é Rua José Carlos Freire Machado, nº 342, Centro, Solonópole - CE. O período de inscrições é de 06/03 até 11/03, no horário de 8h às 13h. As documentações deverão ser endereçadas à Comissão Especial de Seleção Municipal do PAA-CDS.

O resultado final do credenciamento será divulgado no site oficial da Prefeitura de Solonópole.

Participar do Programa de Aquisição de Alimentos é uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a segurança alimentar de nossa comunidade. A Prefeitura de Solonópole incentiva a participação de agricultores familiares e entidades socioassistenciais locais nesse importante programa. Para mais informações, acesse o edital completo e demais documentos relacionados no site da prefeitura.

Acesse o edital completo aqui e saiba mais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos 2024.

#ProcessoSeletivo 04/03/2024 GABINETE DA PREFEITA SELEÇÃO PÚBLICA DE CARGOS PARA ATENDER NECESSIDADES TEMPORÁRIAS DAS SECRETARIAS
#ProcessoSeletivo 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA DE CARGOS PARA ATENDER NECESSIDADES TEMPORÁRIAS DA SECRETARIA DA SAÚDE

Secretária Municipal da Saúde, Pollyanna Callou de Morais Dantas, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com as leis municipais, conforme art. 93, IX da Lei Orgânica do Município e no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público, bem como formação de cadastro reserva para a SECRETARIA DE SAÚDE.

#Educação 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA COLAÇÃO DE GRAU DA EJA E CELEBRA CONQUISTAS DOS ALUNOS

No início deste ano de 2024, as escolas municipais de Solonópole foram palco de emocionantes cerimônias de colação de grau da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde alunos dedicados e determinados foram homenageados por suas conquistas acadêmicas. A celebração marcou não apenas o término de uma etapa educacional, mas também o reconhecimento do esforço e da perseverança desses estudantes.

As turmas da EJA, compostas por pessoas de diversas idades e experiências de vida, enfrentaram desafios únicos em sua jornada educacional, muitas vezes conciliando estudos com trabalho e responsabilidades familiares. No entanto, sua dedicação e comprometimento os levaram a alcançar este importante marco em suas vidas.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de familiares, amigos, professores e autoridades locais, os formandos foram congratulados pelos seus feitos e receberam seus diplomas com orgulho e emoção.

O evento também foi uma oportunidade para destacar o papel fundamental das escolas municipais de Solonópole no apoio e na promoção da educação inclusiva e acessível a todos. Por meio de programas como a EJA, a comunidade escolar demonstra seu compromisso com a garantia do direito à educação em todas as fases da vida.

#Festa 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE CARNASOL E O TRADICIONAL CARNAVAL DE SÃO JOSÉ: QUATRO DIAS DE FOLIA E TRANQUILIDADE MARCAM O CARNAVAL NO MUNICÍPIO. Foliões aproveitam as festividades com segurança e alegria, destacando o sucesso do Carnaval em 2024
#Agricultura 15/02/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SOLONÓPOLE: UM DIA DE CONQUISTAS!

No último dia 15 de fevereiro, a Prefeitura de Solonópole realizou o Encontro da Agricultura Familiar. O dia foi repleto de atividades voltadas para o fortalecimento da agricultura, proporcionando benefícios tangíveis para os agricultores e promovendo o desenvolvimento sustentável.

A feira da agricultura familiar foi o destaque do evento, oferecendo produtos frescos e cultivados localmente. Os agricultores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente à população, fortalecendo os laços entre produtores e consumidores. A diversidade de alimentos, desde frutas e verduras até produtos processados, refletiu a riqueza da produção local.

Dentro desse contexto, diversas atividades e atendimentos foram oferecidos, visando apoiar e impulsionar a agricultura familiar. A distribuição de boletos do Garantia Safra e a entrega de títulos do IDACE foram iniciativas que visam garantir a segurança e os direitos dos agricultores locais.

Além disso, a população teve acesso à distribuição de mudas, promovendo a preservação ambiental e incentivando práticas agrícolas sustentáveis. O Banco do Nordeste também esteve presente, oferecendo atendimentos relacionados à Nova Lei de Negociação, proporcionando condições favoráveis para os agricultores gerirem suas finanças.

Em um momento especial, o evento contou com o lançamento do Programa Plantar Mais, uma iniciativa que visa impulsionar ainda mais a produção local e promover a diversificação agrícola.

Destacando a diversidade cultural e a valorização do artesanato local, a feira contou também com a participação da lojinha de artes ArtSol, apresentando belos trabalhos manuais e proporcionando aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos únicos e feitos com carinho.

A celebração foi completa com a entrega de uma retroescavadeira, um investimento significativo para a o município, que certamente contribuirá para melhorar a infraestrutura local.

O Encontro da Agricultura Familiar em Solonópole não apenas reforçou a importância da agricultura local, mas também demonstrou o compromisso das pessoas em promover práticas sustentáveis, valorizando suas raízes e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

#Saúde 10/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE A SECRETARIA DE SAÚDE, EM PARCERIA COM O INSTITUTO PRÁXIS, REALIZOU O 3º MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA.

ransformando vidas através da visão!

No último sábado, 03/02, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Práxis, realizou o 3º Mutirão de Cirurgia de Catarata.

Neste dia dedicado à saúde ocular, 89 pacientes foram atendidos, com 76 realizando a cirurgia.

Essa iniciativa busca facilitar a vida dos pacientes, evitando que tenham que se deslocar para outras cidades em busca desse procedimento.

Realizar a cirurgia em nosso próprio município não só simplifica o acesso dos munícipes, mas também contribui significativamente para sua recuperação.

Agradecemos a todos os envolvidos por dedicarem seus esforços em proporcionar uma visão mais nítida e uma vida melhor para todos.

#Esporte 09/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE LANÇAMENTO DO PROJETO ACERTOU DE 3: INTEGRANDO ESPORTE, LEITURA E CIDADANIA!

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, em colaboração com o Governo do Estado do Ceará e as empresas WAP, Cegás, Ielobr, celebrou o lançamento do Projeto Acertou de 3 no Auditório da Escola Profissionalizante José Ciro Nogueira. O evento contou com a ilustre presença do ex-jogador da Seleção Brasileira de basquete, Felipe Ribeiro, que compartilhou sua experiência em uma palestra motivacional, abordando sua notável carreira esportiva.

O Projeto Acertou de 3 representa uma iniciativa esportiva integrada, destinada a crianças (12 a 15 anos) e adolescentes (16 a 18 anos). Além de estimular a prática esportiva por meio do basquete, o projeto busca promover a leitura, a cidadania e a conscientização ambiental.

"O esporte é um poderoso instrumento de transformação social, capaz de unir diversas áreas de interesse público, como educação, cultura, saúde e cidadania. O Projeto Acertou de 3 visa não apenas desenvolver habilidades esportivas, mas também formar cidadãos conscientes e engajados em sua comunidade", destaca o Secretário executivo do esporte, Paulinho do Esporte.

As atividades do projeto serão direcionadas para o desenvolvimento integral dos participantes, explorando o potencial educativo e inclusivo do esporte. A parceria entre setores público e privado reforça o compromisso conjunto em proporcionar oportunidades significativas para a juventude, contribuindo para um futuro mais promissor.

A equipe organizadora expressa sua gratidão aos parceiros e reforça o compromisso de acompanhar de perto o progresso e o impacto positivo do Projeto Acertou de 3 na vida dos participantes e na comunidade como um todo.

A iniciativa representa mais um passo firme em direção a uma cidade mais saudável, educada e solidária.

#Esporte 03/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE A PASTA É CAMPEÃ DO CAMPEONATO DE FUTSAL 2024.

Uma explosão de alegria na grande final do Campeonato Municipal de Futsal 2023!

O Time da Pasta brilhou intensamente, conquistando o título com uma goleada de 4 a 0 sobre o Solonópole Futsal.

Pasta levanta a taça com orgulho, consagrando-se Campeão Municipal de Futsal 2023!

Além da taça de campeão, o time da Pasta também conquistou todos os troféus individuais.

Parabéns aos craques que se destacaram:

Melhor Treinador: Mateus Lima

Melhor Goleiro: Zé Wellington

Melhor Jogador: Tom

Artilheiro do Campeonato: Marcelo Russas

Agradecemos imensamente a todos os colaboradores e, especialmente, aos desportistas que encheram o ginásio de energia ao longo desses meses, tornando essa festa inesquecível!

Em breve teremos o Grande Campeonato de Futebol de Campo, com inauguração do gramado sintético no Estádio Pe. Agenor Tabosa Pinto.

Aguarde!

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#CampeonatoFutsal2023 #OrgulhoMunicipal #VivaOEsporte

#Esporte 29/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE SOLONÓPOLE INICIA OBRA PARA IMPLANTAÇÃO DE GRAMADO SINTÉTICO NO ESTÁDIO MUNICIPAL

A noite do último sábado, 27 de janeiro, foi marcada por emoções intensas e o início de um sonho para os desportistas de Solonópole. No ginásio lotado, a prefeita de Solonópole assinou a tão aguardada ordem de serviço para a implantação do gramado sintético no Estádio Municipal Pe. Agenor Tabosa Pinto.

O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores e um público vibrante que se festejou durante a apresentação do projeto que transformará o cenário esportivo local. O gramado sintético não apenas proporcionará uma experiência de jogo de alta qualidade, mas também elevará o padrão do estádio, e o campo seguirá o padrão FIFA.

O projeto abrange a instalação completa do gramado sintético, incluindo uma moderna drenagem para garantir condições ideais durante todas as estações do ano. Os trabalhos estão prestes a começar, e em breve, compartilharemos imagens do início dessa obra que culminará na realização de mais um sonho para a município.

"Este é um passo importante para nossa município. Estamos comprometidos em oferecer infraestrutura de qualidade para nossos desportistas e, ao mesmo tempo, criar um ambiente propício para o lazer e a convivência", destaca a prefeita.

A prefeitura está empenhada em manter a população informada sobre cada etapa da obra, e em poucos meses, Solonópole celebrará a inauguração do novo gramado sintético do Estádio Municipal com uma festa inesquecível. O sonho está se tornando realidade, e a Prefeitura de Solonópole reforça seu compromisso em fazer e cuidar, construindo um futuro melhor para todos.

#AceleraSolonopole 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA INAUGURAÇÃO DA ESTRADA VICINAL GERALDO LOPES PINHEIRO QUE LIGA ALGUMAS DA PRINCIPAIS COMUNIDADES DE ASSUNÇÃO

Neste domingo, 21/01, em clima de muita alegria e felicidade, a Prefeitura de Solonópole celebrou mais uma conquista para o nosso município.

A estrada vicinal, agora carinhosamente nomeada "Geraldo Pinheiro da Assunção Nova", liga algumas das principais comunidades do Distrito de Assunção: Assunção Nova, Vista Nova e Poço da Pedra.

Uma obra muito aguardada pelos moradores locais e sítios adjacentes. ???

Essa iniciativa integra o programa Acelera Solonópole, que tem sido incansável na promoção de uma série de pavimentações e restaurações de estradas em todo o município.

A gente faz, a gente cuida! ????

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#InauguracaoEstrada #DesenvolvimentoComunitario

#Planejamento 19/01/2024 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PARTICIPA DE REUNIÃO VIRTUAL COM CODESSUL PARA ENFRENTAMENTO À SECA

No último dia 17/01, a prefeita de Solonópole, juntamente com alguns secretários municipais, participaram de uma importante Reunião Virtual com o CODESSUL - Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul. O encontro contou com a presença de integrantes da Secretaria de Recursos Hídricos do estado do Ceará, FUNCEME e Defesa Civil, reunindo esforços para elaborarem estratégias eficazes no enfrentamento à seca que impacta a região.

Diversas ações foram debatidas visando aprimorar o atendimento de todos os municípios consorciados ao CODESSUL. No que se refere ao nosso município, destaca-se as propostas de perfuração de novos poços artesianos, a instalação de cisternas e a simplificação dos procedimentos relativos ao abastecimento de água através do carro-pipa do governo federal. O objetivo é agilizar as respostas às solicitações de inclusão de localidades, visto que o processo atual pode demandar até três meses para ser concluído.

Outras medidas fundamentais discutidas durante a reunião foram a instalação de dessalinizadores, busca pela resolução da autorização de fornecimento de energia junto à ENEL para a instalação dos poços profundos e a busca junto ao Governo para ativar o Sistema de abastecimento do projeto São José.

A Prefeitura de Solonópole reafirma seu compromisso em buscar soluções eficientes para enfrentar os desafios hídricos, trabalhando em conjunto com órgãos estaduais e federais.

#Cultura 19/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SOLONÓPOLE CELEBRA O ARTESANATO E A TRADIÇÃO COM NOVA COLEÇÃO INSPIRADA NA FLOR DO ALGODÃO

Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Turismo de Solonópole realizou uma visita especial em parceria com o SEBRAE para homenagear e promover as talentosas artesãs locais. O local escolhido foi a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), onde as artesãs tiveram a oportunidade de cadastrar seus produtos e apresentar a aguardada nova coleção.

A escolha da flor do algodão como tema central da coleção tem raízes profundas na história do município. O algodão foi por muito tempo um dos principais produtos agrícolas da região, desempenhando um papel significativo na vida de cada artesã.

O evento contou com a presença do SEBRAE/CE, destacando a parceria sólida entre a instituição e a Prefeitura de Solonópole. O SEBRAE tem desempenhado um papel importante na transformação da vida das artesãs e empreendedores locais, fortalecendo a economia criativa do município.

Esta nova coleção não apenas reflete a beleza da flor do algodão, mas também carrega consigo a rica herança cultural e a representatividade das histórias de cada artesã.

Aguardem, em breve teremos uma coleção cheia de significado!

#Saúde 19/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE MUTIRÃO DE SAÚDE OFTALMOLÓGICA EM SOLONÓPOLE BENEFICIAM MAIS DE 1.300 PESSOAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Solonópole, em colaboração com o Núcleo Pro Saúde, realizou uma significativa iniciativa voltada para a saúde visual da população local. Durante os dias 08 a 12 de janeiro, foi realizado um mutirão de consultas e exames oftalmológicos, abrangendo desde o Teste do Olhinho para crianças de 0 a 2 anos até exames mais detalhados para adolescentes, adultos e idosos.

Os serviços oferecidos incluíram avaliação de acuidade visual, refração completa, exames dos movimentos oculares, gonioscopia, fundoscopia, biomicroscopia, tonometria (medição da pressão ocular), ceratometria, retinografia e retinoscopia. Essa ampla gama de exames permitiu identificar e tratar diversos problemas visuais, contribuindo para a promoção da saúde ocular no município.

O atendimento foi estendido a crianças a partir de 7 anos de idade, visando identificar precocemente possíveis problemas visuais. Ao todo, mais de 1.300 pessoas foram beneficiadas por essa iniciativa, que reforça o compromisso da Gestão, A Gente Faz a Gente Cuida em levar cuidados essenciais à saúde visual para todos os cidadãos.

A ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo Pro Saúde destaca-se como parte dos esforços contínuos para melhorar a qualidade de vida da população solonopolense. Iniciativas como essa não apenas diagnosticam e tratam condições oftalmológicas, mas também promovem a conscientização sobre a importância da saúde visual.

A Prefeitura expressa sua gratidão aos profissionais de saúde envolvidos, bem como aos cidadãos por participarem ativamente dessa ação voltada para o bem-estar de todos.

#AssistênciaSocial 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SOLENIDADE DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS CONSELHEIROS TUTELARES PARA O QUADRIÊNIO 2024-2027

A manhã do dia 10/01, quarta-feira, foi marcada por um importante evento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Solonópole, onde a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), realizou a solenidade de Posse dos novos membros do Conselho Tutelar eleitos no Processo de Escolha, ocorrido no dia 1º de Outubro de 2023, para um mandato de quatro anos.

A formalidade da ocasião transcendeu, reforçando o compromisso renovado com a defesa incansável dos direitos de nossas crianças e adolescentes. O Promotor de Justiça Gustavo Santos Gomes, presente na solenidade, destacou a importância crucial do Conselho Tutelar para que o Ministério Público e a gestão municipal atuem de maneira mais efetiva na Política da Infância e Adolescência.

A Prefeita Municipal, Ana Vládia Nogueira Pinheiro Jucá, conduziu o ato de Posse na presença de Conselheiros de Direitos, vereadores, secretários, representantes de entidades da sociedade civil, familiares dos Conselheiros Tutelares empossados e profissionais da rede de atendimento.

Houve também uma emocionante homenagem aos Conselheiros Tutelares que encerraram seus mandatos, com a entrega de certificados de Menção Honrosa em reconhecimento à sua relevante atuação na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Solonópole.

Durante o mandato de quatro anos, os membros do Conselho Tutelar desempenharão um papel fundamental na garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, atuando na promoção de educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças a esses direitos.

Que cada cidadão possa se unir a nós na nobre tarefa de construir um ambiente seguro e acolhedor para as atuais e futuras gerações.

#Saúde 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS, OFERECE O SERVIÇO DE PRÓTESES DENTÁRIAS PARA TODA A POPULAÇÃO.

Vale salientar que, desde 2022, a Secretaria da Saúde oferece o serviço de próteses dentárias, proporcionando sorrisos saudáveis e felizes. Após avaliação com seu odontólogo no PSF ou no CEO, o paciente recebe um requerimento que é encaminhado ao CEO, onde nosso protético constrói a prótese, entregando-a ao usuário.????????

Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população!

Cada sorriso é uma pincelada de alegria, colorindo a saúde e a felicidade de cada cidadão. ????

#PrefeitutadeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#SaúdeBucal #CuidandoDeVocê

#PrefeituraComprometida

#AprenderMais 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DE 2023 E A AGUARDADA PREMIAÇÃO DO “APRENDER MAIS”.

No último dia 21/12, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o encerramento do ano letivo de 2023 e a aguardada premiação do "Aprender Mais".

Parabéns às escolas que se destacaram:

Confira os destaques da premiação:

Melhor Escola no Infantil V do Programa Aprender Mais: Escola Maria Nezite das Maretas.

Melhor Escola no 2º Ano do Programa Aprender Mais: Escola Pedro Afrodísio de Assunção.

Melhor Escola no 5º Ano do Programa Aprender Mais: Escola Pedro Afrodísio de Assunção.

Melhor Escola no 9º Ano do Programa Aprender Mais: Escola Cincinato Furtado de Assunção.

Nossos agradecimentos a todas as demais que contribuíram para um ano educacional desafiador e repleto de conquistas.

#PrefeituradeSolonopole #AgenteFazaGenteCuida

#EducaçãoDeQualidade #AprenderMais

#PremiaçãoEscolar #AnoLetivo2023

#Gestão 27/12/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE ANUNCIA ELEIÇÃO E POSSE DO PREFEITO MIRIM 2023
#AprenderMais 26/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SME promoveu o encerramento do ano letivo de 2023 e a aguardada premiação do "Aprende Mais". O evento teve a participação dos profissionais escolas: Aníbal, Antonio Benigno, Cincinato, Maria Gorete, Maria Nezite, Mundoca, Creche José Laudir, José Oster e Pedro Afrodísio.
#NatalDaEsperança 10/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA MAIS UM NATAL DA ALEGRIA Em uma noite mágica, as luzes de Natal se acenderam para celebrar o nascimento do Menino Jesus!
#Segurança 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA CULMINÂNCIA DO PROJETO EDUCAR PRF NA ESCOLA ANÍBAL RODRIGUES. O projeto visa construir um trânsito mais seguro por meio da educação.
#Esporte 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE A BOLA ESTÁ ROLANDO NO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2023!

A abertura foi eletrizante no ginásio lotado na sexta-feira, com partidas emocionantes entre Real Madrid 2 X 3 Barra Nova e Cangati 5 X 2 Vila União.

No sábado, a rivalidade continuou com Juventus 2 X 2 Solonópole Futsal e Chelsea 1 X 2 Vasp. ????

Vem sentir a energia do esporte com a gente!

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#FutsalMunicipal #VivaOEsporte #CampeonatoFutsal2023

#Saúde 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA PROMOVE ENTREGA DE NOVOS UNIFORMES AOS AGENTES DE SAÚDE E COMBATE ÀS ENDEMIAS. Fortalecendo o compromisso com a saúde comunitária! Uma manhã marcada pelo reconhecimento ao trabalho essencial dos profissionais da saúde.
#Educação 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO REALIZOU A CARAVANA DO SPAECE DE 13 A 20 DE NOVEMBRO DE 2023 Envolvendo alunos do 2°, 5° e 9° ano das escolas: Cincinato, Pedro Afrodisio, Aníbal Rodrigues, Mundoca Moreira, Antonio Benigno e José Oster.
#Edital 20/11/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS 2023

A Prefeitura de Solonópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente, está com inscrições abertas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) referente ao exercício de 2023. O Edital n° 001/2023, recentemente divulgado, visa ao credenciamento de agricultores familiares e entidades socioassistenciais locais que desejam participar deste importante programa.

O objetivo principal deste edital é selecionar unidades recebedoras, ou seja, entidades socioassistenciais locais, que receberão doações de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Esse programa é resultado de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cidadania, Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Estado do Ceará e o município de Solonópole, através do Termo de Adesão 0119/2012.

Os interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos devem atentar-se aos prazos e procedimentos de credenciamento. A entrega da documentação necessária deve ser realizada em envelope lacrado, devidamente identificado, exclusivamente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente. O endereço para entrega dos documentos é Rua José Carlos Freire Machado, nº 342, Centro, Solonópole - CE. O período de inscrições é de 30 de outubro a 13 de novembro, no horário de 8h às 13h. As documentações deverão ser endereçadas à Comissão Especial de Seleção Municipal do PAA-CDS.

O resultado final do credenciamento será divulgado no dia 22 de novembro, e você poderá conferir todas as informações no site oficial da Prefeitura de Solonópole.

Participar do Programa de Aquisição de Alimentos é uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a segurança alimentar de nossa comunidade. A Prefeitura de Solonópole incentiva a participação de agricultores familiares e entidades socioassistenciais locais nesse importante programa. Para mais informações, acesse o edital completo e demais documentos relacionados no site da prefeitura.

Acesse o edital completo aqui e saiba mais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos 2023.

#Segurança 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA SOLONÓPOLE AVANÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA COM INVESTIMENTO FEDERAL DE MAIS DE 645 MIL REAIS. Um Marco Histórico: Solonópole Investe na Segurança Escolar.
#Administração 16/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Solonópole: Brilho Nacional na 4ª Edição do Prêmio RGB da Rede Governança Brasil!

A Rede Governança Brasil - RGB é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica a promover a governança, gestão de riscos e compliance no Brasil, na América Latina e em todo o mundo. O nosso compromisso é trabalhar para um Brasil onde a governança seja sinônimo de integridade, ética, transparência e foco na entrega de valor à sociedade. Nossa missão é tornar o Brasil uma nação mais desenvolvida, sustentável, com evolução social e econômica.

A Prefeitura de Solonópole é destaque nacional na 4ª Edição do Prêmio RGB da Rede Governança Brasil.

Agradecemos imensamente a todos os que integram a gestão pública de Solonópole por essa conquista!

A dedicação de cada colaborador demonstra o firme compromisso da nossa equipe em trabalhar incansavelmente para o bem-estar do município.

Nosso compromisso é fortalecer e fazer uma gestão pública de excelência.

#Solonópole #GovernançaBrasil #Desenvolvimento

#Transparência #CompromissoPúblico

#Esporte 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE O Campeonato Municipal de Futsal - 2023 promete agitar o Ginásio Municipal e você não pode ficar de fora dessa emoção!

Sexta-feira, 24 de NOV

Equipes Prontas para o Desafio:

Plejusc

Pasta

Chelsea

Real Assunção

Solonópole Futsal

Vila União

Juventus

Real Madrid

Vasp

Trem das Onze

Barra Nova

Cangati

Grupos Definidos:

Grupo A:

1?? PLEJUSC

2?? PASTA

3?? CHELSEA

4?? REAL ASSUNÇÃO

Grupo B:

1?? SOLONÓPOLE FUTSAL

2?? VILA UNIÃO

3?? JUVENTUS

4?? REAL MADRID

Grupo C:

1?? VASP

2?? TREM DAS ONZE

3?? BARRA NOVA

4?? CANGATI

Prepare-se para momentos intensos e vibrantes!

Marque seus amigos, espalhe a notícia e venha torcer pela sua equipe!

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#Futsal2023 #CampeonatoMunicipal #EmoçãoNasQuadras

#Gestão 14/11/2023 GABINETE DA PREFEITA SOLONÓPOLE FOI ESCOLHIDA COMO UMA DAS TRÊS MELHORES CIDADES NO PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES 2023. Não é matéria repetida! É o reconhecimento de uma gestão de excelência.
#Cultura 13/11/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE SOLONÓPOLE MARCA PRESENÇA NA V EDIÇÃO DA COPA LEITE.

Encontro marcante no Sertão Central!

No último sábado, 11 de novembro de 2023, a cidade de Quixeramobim foi palco da V Edição da Copa Leite.

Uma bela caravana de Solonópole marcou presença, incluindo mulheres fortes do agronegócio do nosso município, e contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente, e o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Turismo de Solonópole. Durante o evento, foram apresentados os queijos premiados no 17° Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, realizado em Campina Grande/PB, que são fabricados em Solonópole.

Durante o encontro, foi um momento para compartilhar histórias inspiradoras de vida, tornando o evento um verdadeiro celeiro de experiências e aprendizado. Caravanas vindas de todos os cantos do Estado abrilhantaram o encontro.

A equipe da ArtSol também marcou presença, encantando a feira de negócios com seu incrível artesanato. Uma verdadeira celebração da cultura e do empreendedorismo local!

A iniciativa, realizada pelo SEBRAE/CE, Unileite, FAEC/SENAR e Prefeitura Municipal de Quixeramobim, evidencia o poder da cooperação e do compartilhamento de conhecimento.

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida #MulheresDoSertãoCentral

#CopaLeite #AgriculturaFeminina #EmpoderamentoNoCampo

#QueijosPremiados #ArtesanatoLocal #DesenvolvimentoRegional

#AssistênciaSocial 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RECEBEU O ASSESSORAMENTO E MONITORAMENTO DA SECRETARIA DE PROTEÇÃO SOCIAL DO ESTADO.

Visita especial!

A Secretaria Municipal de Assistência Social teve a honra de receber o Assessoramento e Monitoramento da Secretaria Estadual de Proteção Social do Estado do Ceará. O foco da visita foi o fortalecimento dos nossos serviços no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, aprimorando o Programa Criança Feliz e a Gestão do SUAS.

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#AssistênciaSocial #Ceará #GestãoPública

#CriançaFeliz #CREAS #SUAS

#Educação 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO REALIZOU A CARAVANA DO SAEB NAS ESCOLAS

Sucesso na Caravana SAEB!

No período de 16 a 20 de outubro de 2023, a Secretaria Municipal da Educação realizou a Caravana do SAEB nas escolas: Mundoca Moreira, Cincinato Furtado, Pedro Afrodisio, Antônio Benigno, Oster Machado e Aníbal Rodrigues.

A Caravana contou com ações pedagógicas (formações e intervenções); ações do NAE (com encontros entre psicólogos, psicopedagogos, alunos, professores e famílias das turmas do 5º e 9º ano).

Houve também um momento de descontração e animação que contou com a participação do Giro Cultural e do coreógrafo Lindervan (com apresentação e dança da paródia do SAEB, vídeos informativos e entrega de guloseimas).

#Desenvolvimento 30/10/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO CODESSUL PROMOVE DISCUSSÕES E AÇÕES PARA UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Nos últimos dias 25 e 26 de outubro, o Centro Vocacional Tecnológico, na cidade de Piquet Carneiro-CE, foi o palco do I FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL, um evento que reuniu especialistas, acadêmicos, representantes governamentais, empresários e membros da sociedade civil em busca de soluções para um dos desafios mais prementes da atualidade: o equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar social.

Uma equipe da Prefeitura de Solonópole, participou deste importante evento, que tinha como objetivo promover discussões construtivas e propor ações concretas, o fórum abordou questões essenciais relacionadas à sustentabilidade, como Governança ambiental, social e corporativa, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Empreendedorismo e Geração de Emprego e Renda. Durante dois dias intensos, os participantes debateram propostas concretas e estabeleceram metas e compromissos que podem ser implementados tanto no âmbito governamental quanto no setor privado.

O evento contou com palestras em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), cobrindo temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, geração de emprego e renda e ESG (Environmental, Social and Governance). Além disso, as mesas redondas, também promovidas durante o fórum, trouxeram contribuições significativas para as discussões, destacando as potencialidades turísticas da região e abordando a urgência de lidar com o fim dos lixões dentro da temática dos resíduos sólidos.

Este encontro de mentes brilhantes e comprometidas foi um passo importante em direção a um futuro mais sustentável, onde o desenvolvimento econômico andará de mãos dadas com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade. A Prefeitura de Piquet Carneiro agradece a todos os envolvidos por contribuírem para essa causa fundamental. Continuaremos a trabalhar juntos para tornar nossa cidade e nosso planeta um lugar melhor para todos.

#AssistênciaSocial 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PROJETO TRILHA DEMOCRÁTICA FORTALECE CONSELHOS MUNICIPAIS EM SOLONÓPOLE

Solonópole, tem se destacado no fortalecimento dos Conselhos Municipais, principalmente os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Educação (CME), graças ao Projeto Trilha Democrática. A iniciativa, realizada pela We World Brasil, com o apoio da Prefeitura e o financiamento do Ministério Público do Ceará, por meio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), visa promover a atuação qualificada na incidência política propositiva, controle e monitoramento das políticas públicas.

No dia 18 de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Solonópole realizou um importante encontro, que reuniu representantes de entidades da sociedade civil pela manhã e, no período da tarde, conselheiras e conselheiros de direitos. As discussões giraram em torno da participação da sociedade civil, da relevância dos conselhos de direitos, do processo de elaboração de projetos para editais e da importância do controle social de políticas públicas e da transparência na gestão pública.

Durante o evento, a equipe do Projeto Trilha Democrática teve a oportunidade de visitar a sede da Associação Recreativa de Solonópole, onde puderam conhecer de perto o trabalho realizado pela entidade. O coordenador do projeto, Rosângelo Marcelino, ressaltou a importância de fortalecer as entidades da sociedade civil e incentivá-las a participar ativamente dos conselhos do município.

O Projeto Trilha Democrática é uma iniciativa da We World Brasil, uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Fundação Italiana We World-GVC ONLUS. A organização atua em parceria com Organizações da Sociedade Civil brasileiras, com incidência comunitária em âmbito municipal, estadual e nacional, focando na implementação de programas de desenvolvimento junto aos grupos populares em situação de vulnerabilidade socioambiental.

A Prefeitura de Solonópole agradece à We World Brasil e ao Ministério Público do Ceará por essa parceria de sucesso.

#Saúde 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA EVENTO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS EM PARCERIA COM ONG ANJOS DE PATAS E SECRETARIA DE SAÚDE

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, a Prefeitura Municipal de Solonópole promoveu um evento de castração de animais com o objetivo de controlar a reprodução e promover a saúde dos animais de rua do município. Essa ação foi realizada em parceria com Prefeitura de Orós, que contribuiu com uma clínica móvel denominada CASTRAMÓVEL, a Secretaria do Desenv. Rural de Solonópole, ONG Amigo PET de Solonópole e a ONG Anjos de Patas, da cidade vizinha de Orós.

Animais Atendidos:

Durante o evento de castração, um total de 16 caninos e 19 felinos foram atendidos. Essa ação visa a redução do número de animais abandonados, bem como a promoção de um ambiente mais saudável para esses animais em situação de rua.

Procedimento de Castração:

Todos os animais atendidos foram submetidos a procedimentos de castração cirúrgica. A cirurgia foi realizada por uma equipe de profissionais veterinários altamente qualificados e experientes, garantindo o bem-estar dos animais e o sucesso do evento.

Essa iniciativa da Prefeitura de Solonópole, em colaboração com parceiros comprometidos com a causa animal, representa um passo significativo na conscientização sobre a importância da castração e no controle populacional de animais de rua. A ação visa também a busca de soluções para o problema do abandono de animais, um desafio que afeta muitas comunidades.

A Prefeitura agradece imensamente a participação de todos os envolvidos, desde os voluntários dedicados até os lares temporários que abriram suas portas para abrigar os animais. A colaboração de parceiros, como a ONG Anjos de Patas e sua clínica móvel, foi essencial para o sucesso desse evento. O compromisso com o bem-estar animal continua firme, e a ONG Amigo PET está empenhada em desenvolver ações que transformem a realidade dos animais de rua.

Vamos juntos trabalhar para um futuro mais humano e compassivo para nossos amigos de quatro patas.

#Festa 24/10/2023 GABINETE DA PREFEITA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS EM COMEMORAÇÃO AOS 153 ANOS DO NOSSO AMADO MUNICÍPIO.

Celebrando a história e a fé de Solonópole!

Missa em Ação de Graças em comemoração aos 153 anos do nosso amado município.

Foi um momento de profunda adoração a Deus e gratidão pelas inúmeras conquistas de nossa cidade e seu povo.

No final da missa, nos reunimos no patamar da igreja para cantar os parabéns e cortar o bolo comemorativo, compartilhando o doce sabor da união entre todos.

Parabéns, Solonópole! Que Deus continue a abençoar nossa terra e sua gente.

#Solonópole153 #NossaHistória #AçãoDeGraças #ComunidadeUnida

#Festa 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL UMA NOITE DE MUITA DIVERSÃO NA PRAÇA DA MATRIZ: FESTA DAS CRIANÇAS 2023 Diversão, risadas e muita alegria!
#Educação 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA Mª. SUÊLLY N. PINHEIRO E QUADRA POLIESPORTIVA NO DISTRITO

20 de outubro de 2023 - O município de Solonópole celebrou com grande entusiasmo mais um marco em sua história de 153 anos de progresso, tradição e crescimento.

Neste dia, 18 de outubro, a comunidade se reuniu para comemorar a reinauguração da Escola Mª. Suêlly N. Pinheiro e da quadra poliesportiva no distrito de Prefeita Suêlly, em um evento que marcou não apenas o renascimento dessas instalações, mas também o compromisso com a educação e o bem-estar dos jovens desta região.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença da Prefeita, secretários, vereadores, servidores municipais e, acima de tudo, a comunidade local, que desempenhou um papel fundamental na realização deste sonho. O clima foi de festa e celebração, demonstrando a importância dessas melhorias para a população local.

No evento teve a realização do torneio de inauguração, que atraiu a participação de equipes locais. O time da Pasta sagrou-se campeão do torneio de futsal e a equipe da Casa Nova, garantindo o título de vice-campeões.

O cantor Alvino animou a noite com muito forró, fazendo com que todos se entregassem à alegria da música e dança, encerrando a noite com muita animação e descontração.

A reinauguração da Escola Mª. Suêlly N. Pinheiro e da quadra poliesportiva é mais do que uma simples reforma; é um investimento na educação, no esporte e no futuro da juventude do distrito de Prefeita Suêlly. O compromisso da administração municipal em oferecer instalações de qualidade e oportunidades de desenvolvimento para os jovens reflete o comprometimento com o crescimento da cidade e o bem-estar de todos.

Comemorar o 153º aniversário de Solonópole com a reinauguração destas instalações é um lembrete do poder da união e da educação na construção de um futuro mais brilhante e próspero.

O progresso, a tradição e a celebração estão vivos e bem neste lugar especial, e o futuro é promissor para todos os seus habitantes.

#Cultura 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE PREFEITURA REALIZA A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

No último dia 11 de outubro de 2023, ocorreu a II Conferência Municipal de Cultura, uma das etapas importantes da Conferência Nacional de Cultura - CNC.

O evento teve como tema geral "Democracia e Direito à Cultura". Os debates com a sociedade trataram de políticas públicas para a cultura e da elaboração de uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.

Eixos Temáticos:

Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Identidade, Patrimônio e Memória;

Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A conferência serviu como um espaço de reflexão e diálogo, promovendo o enriquecimento do cenário cultural local e nacional, reforçando o compromisso de todos com a diversidade cultural e a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

#Festa 14/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O DESFILE DA RAINHA DO MUNICÍPIO 2023

As inscrições estão abertas!

Se você tem entre 15 e 23 anos, venha brilhar no Desfile da Rainha do Município de Solonópole em 2023! O desfile acontecerá no local da festa no dia 22/10. Inscreva-se preenchendo o formulário online no site da Prefeitura até 17/10 às 00h.

Acesse o link abaixo.

A gente espera vocês!

#Educação 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação Realiza a 3ª edição do Aprender Mais

As escolas de ensino fundamental da rede municipal de Solonópole realizaram, no período de 26 a 28 de outubro de 2023, a aplicação da 3ª edição do Aprender Mais para as turmas da Educação Infantil, 2º, 5º e 9º ano. O Programa Aprender Mais tem o objetivo de garantir e elevar o desempenho escolar dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino do município de Solonópole, buscando desenvolver os níveis de proficiência adequados a cada ano, bem como as competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

O foco do programa é a inovação educacional, a superação dos desafios com o intuito de promover as transformações necessárias à educação e criar oportunidades para os estudantes, melhorando as condições para eles e suas famílias.

São realizadas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos resultados da avaliação, as turmas que atingirem as metas estabelecidas receberão um incentivo financeiro como forma de valorização do seu trabalho. Os dados coletados possibilitam a identificação do desempenho dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo parâmetros para a melhoria das políticas educacionais.

#Segurança 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA SECRETARIA DE SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA PARTICIPAM DO FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA CIDADÃ E DEFESA CIVIL O evento organizado pela Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza contou com a presença de aproximadamente 206 municípios e 25 estados.
#AssistênciaSocial 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR DE SOLONÓPOLE! Solonópole foi as urnas e eis aqui o resultado das eleições para o Conselho Tutelar. Parabéns a todos os candidatos pela dedicação e empenho!
#Turismo 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SOLONÓPOLE FAZ PARTE DA ROTA DO TURISMO E ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTOS PARA ACOLHER A TODOS NESTA TERRA QUERIDA E AMADA.

Recebemos a Consultora de Turismo do SEBRAE, Hadassa Matos, ao lado do Secretário do Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Turismo, da Coordenadora de Empreendedorismo e do nosso querido historiador, para uma visita aos encantos do nosso município.

Os locais visitados incluíram o Açude Riacho do Sangue (Boqueirão), a Trilha Ecológica Riacho do Sangue, a Praça dos Dantas, onde está localizada a estátua do Patrono do município, Solon Pinheiro, Capela de Nossa Senhora de Fátima (Capelinha) e acompanhamos a obra de restauração do Museu Municipal.

Solonópole faz parte da rota do turismo e estamos de braços abertos para acolher a todos nesta terra querida e amada.

Venha nos visitar e conhecer os #EncantosdeSolonCity

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#TurismoLocal #Cultura #História #SEBRAE

#Município #IrisPinheiro #Desenvolvimento

#Saúde 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE PARTICIPOU DA CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO SERTÃO CENTRAL, EM QUIXADÁ Segurança Alimentar e Nutricional - Sertão Central!
#Educação 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE REALIZOU CAPACITAÇÕES DESTINADAS AOS PROFESSORES. Educação em Solonópole Investe em Formação Continuada para Professores
#agro 28/09/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E MEIO AMBIENTE AUDIÊNCIA PÚBLICA RUMO AO CEARÁ LIVRE DA FEBRE AFTOSA A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente participou de uma importante Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa do Ceará.
#Esporte 23/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE CAMPEONATO DE FUTSAL DE BASE E FUTSAL FEMININO DE 2023 LEVARAM A EMOÇÃO AOS NOSSOS CORAÇÕES COM 04 FINAIS ELETRIZANTES.

No Futsal de Base, tivemos os seguintes campeões:

?? Categoria Sub-11: LB Bicampeão, superando a equipe do Cangati.

?? Categoria Sub-13: LB Penta Campeão, com uma partida épica que nos deixou sem fôlego. LB 7 x 6 São José, uma emocionante batalha do começo ao fim!

?? Categoria Sub-16: Solonópole Futsal Tricampeão, enfrentando o time do LB.

E no Futsal Feminino, a competitividade não foi diferente. O Sport Girl mostrou sua garra ao vencer a forte equipe de São José, tornando-se o Campeão de 2023. ???

Por mais de um mês, o Futsal de Base e Feminino agitaram Solonópole e seus distritos com jogos emocionantes. Parabéns aos atletas, às equipes. A Prefeitura de Solonópole, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realizou mais um grande campeonato!

A gente faz, a gente cuida!

#EsporteSolonópole #Cultura #Juventude #Campeonato2023

#AssistênciaSocial 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL A EQUIPE DO CAD.ÚNICO, EM PARCERIA COM O CRAS VOLANTE, SE REUNIU COM FAMÍLIAS DE DIVERSAS LOCALIDADES DO NOSSO MUNICÍPIO Os locais foram: Sítio Forquilha, Comunidade do Tanque, Comunidade da Varzinha, Assentamento do Encanto e Comunidade da Estrela.
#Educação 21/09/2023 GABINETE DA PREFEITA NOSSA PREFEITA ASSINA DA ORDEM DE SERVIÇO QUE AUTORIZOU A CONSTRUÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEIS) Nesse evento, o governador Elmano de Freitas autorizou a construção dos novos Centros de Educação Infantil (CEIs) destinados a atender crianças com idades entre 0 e 5 anos.
#Educação 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A EQUIPE PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PARTICIPOU DE FORMAÇÕES NA CREDE 14 A equipe pedagógica da SME do município de Solonópole participou, no período de 11 a 18 do corrente mês, do III Ciclo Formativo da CREDE 14 na cidade de Senador Pompeu.
#Infraestrutura 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ESTÁ COMPROMETIDA EM MANTER NOSSAS RUAS ILUMINADAS E SEGURANÇA. Manutenção da Iluminação Pública em Andamento!
#Gestão 18/09/2023 GABINETE DA PREFEITA SOLONÓPOLE É 1º LUGAR - ICGM 2021 "UMA GESTÃO QUE FAZ E CUIDA DO SEU POVO"

O município de Solonópole, mais uma vez, destaca-se no Ranking do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) de 2021. Essa avaliação é conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do estado, e seus resultados são publicados no Anuário do Ceará. O ICGM foi criado em 2018 pelo IPECE com o objetivo de mostrar o desempenho dos gestores dos municípios do Ceará.

O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará - Ipece) tem como principal objetivo "realizar uma análise relativa dos municípios cearenses", por meio da comparação da qualidade da gestão pública. Este índice serve como um recurso para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões e na formulação de políticas que visam a melhoria contínua do planejamento e da gestão pública municipal.

Nesta edição, o ICGM é composto por 14 indicadores, organizados em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. Além disso, é possível consultar o ranking dos municípios cearenses de acordo com o grupo populacional ao qual pertencem. O propósito do índice é apoiar o Governo do Estado no desenvolvimento de estratégias e políticas, ao mesmo tempo que auxilia os gestores públicos municipais em análises para aprimorar o planejamento e a gestão em seus municípios.

No levantamento que avalia o desempenho das gestões, os municípios cearenses foram divididos em grupos populacionais:

Grupo Populacional 1, composto por 9 municípios (população acima de 100 mil habitantes).

Grupo Populacional 2, composto por 28 municípios (população acima de 50 mil e menor que 100 mil habitantes).

Grupo Populacional 3, composto por 68 municípios (população acima de 20 mil e menor que 50 mil habitantes).

Grupo Populacional 4, composto por 79 municípios (população até 20 mil habitantes).

Dentre os 79 municípios do Grupo Populacional 4, Solonópole alcançou a melhor nota (0,6742) pelo segundo ano consecutivo, seguido pelos municípios de Jaguaretama (0,6615) e Fortim (0,6333). Paramoti apresentou o menor ICGM em 2021 (0,3163), seguido de perto por Acarape (0,3223) e Monsenhor Tabosa (0,3537).

A conquista do 1º lugar por Solonópole, pelo segundo ano consecutivo, reflete o compromisso da Administração com o município e uma gestão pautada pela transparência e responsabilidade.

Repetir grandes conquistas é a nossa especialidade.

Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)

Mais informações:

https://www.ipece.ce.gov.br/indice-comparativo-de-gestao-municipal-icgm/

https://www.anuariodoceara.com.br/icgm/

#Segurança 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA SECRETARIA DE SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA ASSINA MPORTANTE TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA! A Secretaria de Segurança, Trânsito e Cidadania de Solonópole se uniu à Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza para fortalecer nossas ações em prol da segurança pública.
#Educação 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SOLONÓPOLE REALIZA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO MAIS PAIC

.

#Cultura 11/09/2023 GABINETE DA PREFEITA UNIÃO E CELEBRAÇÃO: SOLONÓPOLE SE ENCHE DE CORES E ALEGRIA NO DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO

Que este desfile inspire em todos nós um renovado senso de patriotismo e unidade, enquanto continuamos a trabalhar juntos para construir um Brasil, um Ceará e um Solonópole melhor para as futuras gerações.

Viva a Independência do Brasil! ???? Viva a nossa pátria amada!

#PrefeituradeSolnopole #AGenteFazaGenteCuida

#Independência #OrgulhoNacional

#Educação 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA A SEMANA DO BEBÊ 2023

A Semana do Bebê 2023 foi realizada em Solonópole de 25 a 31 de agosto, de forma interdisciplinar, com ênfase em um tema de grande relevância: "Crianças com Deficiência e a Garantia de Seus Direitos" . Foi uma semana cativante, na qual profissionais e cuidadores tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências enriquecedoras.

A abertura ocorreu no CRAS, com um grupo de gestantes, proporcionando um espaço para discutir os cuidados durante a gestação. Também houve encontros com o CAPS e enfermeiros(as) com o objetivo de identificar rapidamente crianças com deficiência, seguido pelo compartilhamento de informações com todas as equipes dos PSFs .

Além disso, ocorreu um encontro de cuidadores e da equipe do CAPS, bem como palestras da equipe NAE em todas as escolas da rede infantil, envolvendo professores, pais, mães e cuidadores.

Durante a semana, foram realizadas atividades em sala de aula com o propósito de demonstrar a importância da convivência .

O evento culminou em um belíssimo encerramento na Creche José Laudir, onde podemos destacar nossa Mascote, a cadeirante Eloise de Souza Ferro, a entrega simbólica dos cordões do Girassol que identifica as pessoas com as mais diversas deficiências.

A prefeita e toda sua gestão não apenas apoiaram como também participaram ativamente da 8a. Semana do Bebê!!

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#SemanaDoBebê #CriançasComDeficiência #DireitosDasCrianças

#Inclusão #EducaçãoInfantil #CompartilhandoExperiências

#Segurança 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA PREFEITURA FAZ ENTREGAS DAS NOVAS CÉDULAS FUNCIONAIS PARA A NOSSA GUARDA CIVIL MUNICIPAL Mais uma conquista na área da segurança!
#AssistênciaSocial 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA ABERTURA DA SEMANA ALUSIVA À PRIMEIRA INFÂNCIA 2023 Agosto é o mês da Primeira Infância e estamos comprometidos com o desenvolvimento integral de nossas crianças.
#Empreendedorismo 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO OFICINA INCRÍVEL DA TRILHA SOU EMPREENDEDORA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Conhecimento que transforma vidas!
#Esporte 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PROMOVE AVALIAÇÃO DE FUTEBOL DE CAMPO NAS CATEGORIAS DE BASE COM RESULTADOS PROMISSORES

A Prefeitura de Solonópole, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realizou um emocionante evento esportivo no último fim de semana, que agitou o Estádio "Agernorzão" e trouxe um toque de esperança aos jovens amantes do futebol. Nos dias 19 e 20 de agosto, foi promovida uma avaliação de futebol de campo nas categorias de base, mais conhecida como "peneirada", na qual os atletas tiveram a chance de demonstrar suas habilidades e conquistar oportunidades no cenário esportivo.

O Observador Técnico do Sport Club Internacional, Marlon Sandro Oliveira, esteve atento a cada movimento, analisando cuidadosamente o desempenho dos atletas. Os resultados da avaliação foram positivos, destacando a qualidade e o potencial dos jovens jogadores.

As atenções também se voltaram para as crianças da Escolinha Cidadãos do Futuro, um projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude em nosso município. Os meninos se destacaram durante a avaliação. De acordo com Marlon, dois desses atletas, Bruno Fontes e Felipe Souza, tiveram uma ótima pontuação e terão a oportunidade de seguir para o Centro de Treinamento do Internacional, onde em breve, serão observados mais detalhadamente em uma nova etapa de avaliação. Os outros atletas, João Pedro Cândido, Pedro Henrique de Souza e Marcos Miguel Solon, assim como Maycon Braga Ricarte, atleta da cidade de Senador Pompeu que também se destacaram serão monitorados, e eles poderão passar por avaliações adicionais, com a esperança de que possam ser encaminhados para o clube no futuro.

Além dos participantes locais, a avaliação também atraiu jovens atletas de cidades vizinhas, como Milhã, Senador Pompeu, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jaguaretama e Quixadá. Acompanhados por seus pais e responsáveis, esses jogadores carregam consigo o sonho de se tornarem jogadores de futebol profissional e representarem suas cidades.

A Prefeitura de Solonópole expressa sua gratidão a todos os envolvidos neste evento marcante. Toda a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, representada pelo secretário Joãozinho e pelo Secretário Executivo Paulinho do Esporte, juntamente com o ex-prefeito Webston Pinheiro, que também desempenhou um papel fundamental no apoio logístico, merece o nosso reconhecimento. Além disso, estendemos nossos agradecimentos aos pais e responsáveis, cujos esforços para estarem presentes e apoiar seus filhos nessa jornada em busca da realização de seus sonhos são inestimáveis.

A prefeita também enfatizou seu compromisso contínuo em apoiar o potencial dessas crianças e jovens, permitindo que persigam seu amor pelo futebol e alcancem suas aspirações esportivas. Com palavras de incentivo e motivação, a prefeita reafirmou o compromisso de Solonópole em nutrir o talento esportivo em seu município. "Continuaremos a respaldar o potencial dessas crianças e jovens em sua paixão: jogar futebol!", ressaltou a prefeita Ana Vládia Nogueira.

O evento não apenas trouxe oportunidades para os jovens atletas, mas também reforçou o papel do esporte como meio de desenvolvimento pessoal, social e comunitário. A Prefeitura de Solonópole acredita que investir nas paixões e aspirações dos jovens é investir em um futuro promissor para o município e seus cidadãos.

#Educação 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA CICLO DE FORMAÇÕES COM EQUIPE ESCOLAR A Prefeitura, por meio da SME, realizou no período de 15 a 18 de agosto deste ano a Avaliação Formativa do Ensino Fundamental do Programa PAIC Integral.
#Agricultura 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO CALENDÁRIO DE CADASTRO GARANTIA SAFRA E PLANTAR MAIS 2023/2024! Atenção, agricultores! É hora de se prepararem para o Programa Plantar Mais e Garantia Safra 2023/2024!
#Esporte 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE COPA RURAL 2023: MAIS UMA EDIÇÃO CHEGA AO FIM.

No Sítio Caiçara, o campo de futebol se transformou em um cenário de emoções no último domingo. A Copa Rural 2023, foi espetacular, com quartas de final eletrizantes, semifinais repletas de emoções e, por fim, uma grande final que entrará para a história.

Quartas de Final: A Disputa Começa

As quartas de final trouxeram encontros acirrados e determinados a decidir quem avançaria rumo ao título de Campeão 2023. Os confrontos foram intensos e os resultados foram os seguintes:

?? 1º Jogo: Bom Princípio 0 x 0 Real Ceará (Pênaltis 3 X 1)

?? 2º Jogo: São José 2 x 0 Casa Nova

?? 3º Jogo: Assentamento 1 x 4 Juventus de Assunção

?? 4º Jogo: Real Barça 1 x 1 Cangati (Pênaltis 3 X 4 Cangati)

Semifinais: Tensão e Habilidade

À medida que a competição avançava, a tensão aumentava. Nas semifinais, os quatro times restantes entraram em campo com a determinação de alcançar a final. Os jogos foram emocionantes e repletos de habilidade:

?? 5º Jogo: São José 2 x 1 Juventus de Assunção

?? 6º Jogo: Bom Princípio 1 x 1 Cangati (Pênaltis 1 X 2)

A Grande Final: São José sagra-se Campeão

A grande final reuniu as equipes São José e Cangati. Ambos os times demonstraram sua paixão e habilidade em busca do cobiçado título. No entanto, ao apito final, foi o time do Distrito de São José que saiu vitorioso, sagrando-se Campeão da Copa Rural 2023. O campeão e o vice receberam troféus, medalhas, além de premiação em dinheiro.

Agradecimentos e Expectativas para o Próximo Ano

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude expressa seus agradecimentos a todos que dedicaram seus domingos a acompanharem e torcerem pelas equipes. A participação popular fez da Copa Rural uma verdadeira festa esportiva, fortalecendo os laços das comunidades.

O futebol continuará a unir as pessoas e a trazer emoções intensas no próximo ano. Até lá!

#AssistênciaSocial 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Solonópole presente no Seminário Estadual

No último dia 11 de agosto, o Comitê Intersetorial da Primeira Infância do município de Solonópole participou ativamente do Seminário da Primeira Infância, promovido pela Secretaria da Proteção Social do Estado. O evento reuniu diversos profissionais, especialistas e gestores comprometidos com o bem-estar e desenvolvimento das crianças na fase inicial de suas vidas.

A pauta do seminário, amplamente debatida e explorada, teve dois temas centrais: Sensibilizar a rede da Primeira Infância na temática da parentalidade positiva na prevenção da violência contra crianças e Governança colaborativa para primeira infância.

Durante o evento, o Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Solonópole demonstrou o compromisso do município em promover um ambiente saudável e seguro para as crianças em seus primeiros anos de vida. A parentalidade positiva, enfatizada como uma abordagem fundamental, busca não apenas fortalecer os laços familiares, mas também prevenir situações de violência que possam afetar o desenvolvimento infantil.

Além das discussões centradas nos temas principais, o Seminário também propiciou um espaço para a troca de experiências entre municípios, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo.

A participação ativa de Solonópole no Seminário da Primeira Infância reforça o compromisso do municípo em investir no presente das nossa crianças, garantindo que as gerações vindouras cresçam em um ambiente que prioriza a segurança, a educação e o desenvolvimento pleno das crianças desde os primeiros passos.

Para mais informações sobre as ações do Comitê Intersetorial da Primeira Infância e futuros projetos relacionados, acompanhe nossas redes sociais e site oficial.

#Edital 14/08/2023 GABINETE DA PREFEITA EDITAIS DE CITAÇÕES /2023

A Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, no exercício de suas atribuições legais, comunica aos servidores Francisca Alice Félix e Valter Pinheiro Monteiro, ambos integrantes do quadro da Prefeitura Municipal de Solonópole, Ceará, que foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar contra os senhore(a)s, por suposta violação do Art. 138 da Lei Municipal 1075/2011, que trata do Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais de Solonópole, CE.

Informamos, também, que, devido à impossibilidade de efetuar a Citação Pessoal, a qual visa proporcionar conhecimento da acusação, oportunidade de ser interrogado e apresentar defesa, por não serem encontrados em local conhecido, estão sendo notificados por meio deste EDITAL a comparecerem na Sede da Comissão Permanente Disciplinar, localizada na Rua Dr. Queiroz Lima, n° 300, Centro, no prazo de 15 (quinze) dias. Durante este período, poderão estar acompanhados por um advogado. Salientamos que, a partir da ciência deste documento, o direito à Ampla Defesa e ao Contraditório, estabelecido no art. 5°, inciso LV, da Constituição Federal, e no art. 155 da Lei Municipal n° 1075/2011, fica garantido, permitindo o acompanhamento pessoal do processo ou por meio de procurador, a arrolagem e reinquirição de testemunhas, além da apresentação de provas e contraprovas.

Adicionalmente, é importante salientar que o Processo Administrativo Disciplinar seguirá os trâmites previstos na Lei Municipal 1075/2011. Na eventualidade de não comparecimento dentro do prazo estipulado, será designado um Defensor Dativo para acompanhar as etapas do processo e, dentro do prazo legal, a partir da ciência da nomeação, para apresentação de defesa. Anexada a este comunicado, encontra-se uma cópia da publicação da Portaria e Ata de Instalação, a fim de proporcionar pleno conhecimento sobre o assunto. Ressaltamos que este direito é assegurado sem prejuízo da possibilidade de acesso aos autos durante o horário de expediente normal da comissão.

Segue abaixo o link para download do edital.

#AssistênciaSocial 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ATENÇÃO CANDIDATOS A CONSELHEIROS TUTELARES A Resolução 09 dispõe sobre as condutas permitidas e vedadas aos candidatos e seus respectivos fiscais durante o processo de escolha do Conselho Tutelar. Fique atento!
#Educação 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ENCONTRO PEDAGÓGICO - EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS

Uma noite inesquecível de alegria e aprendizado no ENCONTRO PEDAGÓGICO - EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS! Apresentamos as conquistas da Secretaria da Educação de Janeiro a Julho, marcadas por muitas realizações. E não poderíamos deixar de destacar o lançamento do Festival TALENTOS DA ESCOLA, 1ª EDIÇÃO, ANO DE 2023, com o tema "RAÍZES NORDESTINAS", fortalecendo nossa cultura sertaneja.

Também foi emocionante reconhecer o esforço das escolas nota 10 e premiadas no SPAECE 2022 com uma placa comemorativa!

Para encerrar a noite, rimos muito com as histórias da talentosa humorista Selma de Nieta.

#AGenteFazaGenteCuida #PrefeituradeSolonopole

#Educação #CulturaSertaneja #TalentosDaEscola

#OrgulhoDaNossaEducação #Prefeitura2023

#Segurança 06/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SOLONÓPOLE É CONTEMPLADO COM A ESCOLA SEGURA DO GOVERNO FEDERAL. A Segurança nas Escolas é Prioridade!
#AssistênciaSocial 05/08/2023 GABINETE DA PREFEITA ELEIÇÕES PARA CONSELHEIRO TUTELAR O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental em garantir a proteção e bem-estar de nossas crianças e adolescentes, zelando por seus direitos e representando seus interesses.
#AssistênciaSocial 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMDICA - REUNIÃO ORDINÁRIA PARA DISCUTIR PAUTAS IMPORTANTES EM FAVOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

No início deste mês de agosto, o COMDICA de Solonópole realizou sua reunião ordinária, abordando importantes temas.

Durante o encontro, foram discutidos os seguintes tópicos: Prestação de contas do projeto CRER e FAZER, executado em parceria com a Associação Recreativa de Solonópole e com o apoio do Banco Santander; Seleção de membros para integrar o Comitê Gestor Municipal pela Primeira Infância; Alocação dos Recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Solonópole; e Preparativos para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Conferência Estadual está agendada para os dias 08, 09 e 10, na cidade de Fortaleza. É de suma importância ressaltar que o município de Solonópole estará representado por 11 delegados, incluindo crianças e adolescentes engajados na defesa dos direitos infantojuvenis. Encerrando o evento, os conselheiros tiveram um momento de confraternização, lembrando os 33 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fique atento às atualizações e continue acompanhando nosso compromisso com os direitos e bem-estar das crianças e adolescentes em Solonópole.

#Empreendedorismo 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO PRIMEIRO ENCONTRO DO PROGRAMA MAIS MULHER, SEBRAE DELAS, TRILHAS QUERO EMPREENDER E SOU EMPREENDEDORA. Celebrando o poder feminino no mundo dos negócios!
#Finança 05/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO PREFEITURA CRIA PROGRAMA DE RECURERAÇÃO FISCAL (REFIS) Aproveite a oportunidade de regularizar suas dívidas com o município!
#Saúde 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MARIA FRANCISCA DA SILVA, NO BAIRRO MONTE CASTELO. A nova unidade conta com um espaço acolhedor e moderno, no qual as pessoas poderão receber atendimento médico de qualidade e com equipes capacitadas!
#Educação 28/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A PREFEITURA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO, ENTREGA 492 TABLETS PARA AS ESCOLAS

A Prefeitura de Solonópole, através da secretaria da Educação em parceria com o Governo do Estado, entrega 492 tablet´s para fins de uso educacionais, sendo distribuídos para todas as escolas de rede municipal.

O uso do material tecnológico oferece uma série de benefícios tanto para alunos quanto para professores, tornando-se uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem. Os tablet´s fornecem acesso imediato a uma ampla variedade de recursos educacionais digitais, permitindo que os alunos explorem diferentes abordagens e estilos de aprendizagem.

Além disso, com o uso desse material, os objetivos educacionais podem ser amplamente alcançados.

Esses dispositivos facilitam a criação de ambientes de conhecimentos colaborativos, nos quais os alunos podem se envolver em projetos em grupo, compartilhar ideias e colaborar de maneira eficiente.????

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#EducaçãoDeQualidade #TecnologiaNaEducação #TabletsParaTodos #Solonópole

#AssistênciaSocial 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR EDITAL Nº 001/2023
#MeioAmbiente 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE, REALIZOU UMA PALESTRA INCRÍVEL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA PARA OS ESTUDANTES

A Diretoria de Meio Ambiente, realizou uma palestra incrível sobre a importância da Coleta Seletiva para os estudantes de técnicos em Agropecuária da escola profissional Jose Ciro Nogueira.

Contamos com um palestrante especial da CODESSUL, que compartilhou valiosas informações sobre como podemos fazer a diferença na preservação do nosso planeta.

Mas não paramos por aí! Levamos os estudantes para uma visita à CMRS (Central Municipal de Resíduos Sólidos), onde acontece a separação dos materiais recicláveis da coleta seletiva.

Foi uma experiência enriquecedora, pois puderam ver de perto o trabalho essencial que acontece nos bastidores para garantir um futuro mais sustentável. Juntos, podemos transformar a forma como lidamos com o lixo e contribuir para um mundo melhor!

#PrefeituradeSolonopole #AGenteFazaGenteCuida

#ColetaSeletiva #Sustentabilidade #PreservaçãoAmbiental

#JuntosPeloMeioAmbiente #MudançaComeçaAqui

#Educação 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAS DOS NOSSOS DISTRITOS SÃO DESTAQUES E ALCANÇAM A NOTA 10 NA PROVA DA SPAECE.

"A educação é a chave que abre as portas para um futuro brilhante e transforma sonhos em realidade."

#Cultura 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA REVITALIZAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL.

Foi assinada a ordem de serviço que marca o início da revitalização do antigo prédio de câmara e cadeia, que em breve se transformará em nosso tão esperado museu. ????

Essa iniciativa é um marco importante para preservar nossa história e cultura local, além de fortalecer o turismo em nosso município. O futuro museu será um espaço rico em memórias, exposições e atividades culturais, proporcionando um ambiente de aprendizado e valorização do nosso patrimônio.

Compartilhamos com vocês essa conquista extraordinária, repleta de significado para todos nós. Estamos animados com o potencial desse projeto em promover o desenvolvimento cultural e o crescimento turístico em nossa cidade.

#AssistênciaSocial 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social.
#Educação 21/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Formatura do Curso PROERD 2023.01: Educação e Resistência às Drogas e à Violência.

No dia 20/06, terça-feira, aconteceu com sucesso a tão esperada formatura do Curso PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Em uma importante parceria entre a Polícia Militar do Ceará em Iguatu - 1ªCIA/10ºBPM e a Secretaria da Educação, foi realizada essa cerimônia especial, marcando um marco importante na luta contra as drogas e a violência.

Há mais de 5 anos, a 1ªCIA/10BPM vem desenvolvendo o PROERD em nosso município, oferecendo orientação e educação para crianças e adolescentes, visando combater o uso de drogas e promover valores como disciplina, autoestima e estratégias para lidar com desafios presentes no cotidiano, como abordado no currículo da Cartilha "Caindo na Real".

As dez turmas do Ensino Fundamental II da renomada Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro concluíram o curso do PROERD, totalizando um impressionante número de 346 alunos que agora estão mais preparados para enfrentar os desafios que a vida pode apresentar. Desde março deste ano, esses estudantes dedicaram suas terças-feiras às aulas ministradas pelos instrutores Subtenente Renato e Sargento Cícero, que, com sua abordagem pedagógica cidadã e aulas lúdicas, estabeleceram vínculos fortes com as crianças e adolescentes, promovendo um ambiente de aprendizado positivo que se estendeu além das salas de aula, alcançando também seus lares.

Durante a cerimônia de formatura, algumas redações elaboradas pelos alunos sobre o programa PROERD foram premiadas, destacando o talento e o esforço dos estudantes. Essa premiação reafirma o compromisso contínuo com a prevenção às drogas e à violência, valorizando o envolvimento ativo de todos os participantes nesse importante programa educacional.

A formatura do Curso PROERD foi um momento verdadeiramente marcante, demonstrando o sucesso dessa iniciativa e a dedicação de todos os envolvidos na construção de uma sociedade mais segura e livre das ameaças das drogas e da violência. Parabéns aos estudantes premiados por suas redações e a todos os envolvidos por mais essa conquista em prol da educação e resistência.

#Esporte 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A ESCOLA ANÍBAL RODRIGUES REPRESENTARÁ SOLONÓPOLE NA ETAPA ESTADUAL DOS JOGOS ESCOLARES.

Classificação inédita!

Alunos da Escola Aníbal Rodrigues, na faixa etária de 12 a 14 anos, se classificaram para a etapa estadual dos Jogos Escolares de 2023 e irão em busca do título estadual em Fortaleza, de 2 a 4 de setembro.

Pela primeira vez, Solonópole será representada na fase final estadual dos Jogos Escolares. Na etapa macroregional que ocorreu neste último fim de semana na cidade de Iguatu, os meninos deram um show de superação. Veja como foram os resultados:

No primeiro jogo, conquistaram a vitória por 4 a 1, sem muitas dificuldades. (Solonópole 04 x 01 Mombaça)

No segundo jogo, foi emocionante. A equipe sofreu três gols, mas mostrou sua força no segundo tempo, empatando a partida e levando-a para os pênaltis, onde saíram vitoriosos. Solonópole 03 x 03 Orós - (Pênaltis - Solonópole 04 x 02 Orós).

No terceiro jogo, a partida foi equilibrada, porém os meninos estavam focados e sagraram-se campeões regionais, classificando-se pela primeira vez para a etapa estadual. Solonópole 03 x 02 Jucás.

Os Jogos Escolares têm o objetivo de promover a interação social e esportiva, além de expandir a prática de diversas modalidades e proporcionar aos jovens melhorias físicas, técnicas e táticas no esporte, abrangendo uma comunidade ou região, sempre com o intuito de revelar novos talentos no cenário nacional.

Nossos parabéns a todos os envolvidos, desde os alunos da Escola Aníbal Rodrigues, os professores e todos os colaboradores. Vocês são fundamentais para o sucesso dessa conquista. Vamos em busca do título estadual!

#Educação 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAS DO MUNICÍPIO DESENVOLVEM AÇÕES IMPORTANTES NA APLICAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

o mês de maio, as escolas municipais, em conjunto com o Sistema SISPEA, desenvolveram ações importantes na aplicação da política nacional de resíduos sólidos.????

As atividades de coleta seletiva mobilizaram as famílias e as comunidades, destacando a importância de selecionar e destinar os recicláveis corretamente. Os resíduos foram coletados e arrecadados pelos alunos, levados para as escolas e destinados aos catadores de materiais recicláveis.??

#Festa 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZOU MAIS UMA TRADICIONAL FESTA DAS MÃES DE SOLONÓPOLE 2023

Tradicional Festa das Mães de Solonópole 2023! ??

Aconteceu ontem, dia 01/06, a aguardada Festa das Mães, promovida pela Prefeitura de Solonópole por meio da Secretaria de Assistência Social. A celebração contou com a presença de aproximadamente duas mil mães, tornando-se um evento inesquecível desde o seu início.

Durante toda a festa, foram realizados sorteios de brindes e sorteios de PIX, com valores que despertaram a esperança em todas as mães presentes.????

Ao término da festa, todas as participantes deixaram o local satisfeitas e ansiosas pela possibilidade de vivenciar um evento ainda melhor no próximo ano.???

Próximo ano tem mais!

#Educação 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A PREFEITURA REALIZOU ENTREGAS DE ESTANTES CHEIAS DE LIVROS PARA TODAS AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO.

A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria da Educação, realizou a entrega de estantes repletas de livros para todas as escolas de Ensino Fundamental do município.

O material, além de estimular a imaginação e a criatividade, é importantíssimo não só na infância, mas durante toda a vida, pois desenvolve e fortalece os laços de afeto, seja no ambiente escolar, familiar ou social. Essa ação foi trabalhada por meio de formações para professores e pela equipe multiprofissional, com o intuito de desenvolver e descobrir atividades específicas para os alunos por meio desses livros.

Um investimento valioso para um futuro brilhante, onde os livros se tornam asas para os sonhos dessas crianças!???

#Segurança 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE RECEBE DOAÇÃO DE VEÍCULOS PARA REFORÇAR A SEGURANÇA E AÇÕES NO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Solonópole, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), recebeu uma doação de dois veículos para fortalecer as atividades da Secretaria de Segurança e da Coordenadoria de Defesa Civil. A iniciativa tem como objetivo aprimorar as ações de prevenção à criminalidade, educação e fiscalização de trânsito no município.

Os veículos, do modelo Fiesta, foram entregues recentemente e já se encontram em pleno funcionamento, prontos para auxiliar as equipes responsáveis pela segurança e pelo bem-estar dos cidadãos de Solonópole. A doação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o DNIT, por meio de sua Superintendência Regional no Ceará.

Com a chegada dos novos carros, a Secretaria de Segurança poderá intensificar suas atividades, ampliando a presença nas ruas e agindo de forma mais eficiente em ações preventivas. Os veículos serão utilizados não apenas para o patrulhamento, mas também para fortalecer a fiscalização do trânsito, garantindo o cumprimento das normas e aumentando a segurança viária do município. Além disso, eles servirão à Coordenadoria de Defesa Civil, auxiliando nas ações de monitoramento e no atendimento de situações de emergência.

A Prefeitura Municipal de Solonópole expressa seus sinceros agradecimentos ao DNIT/Superintendência Regional do Ceará pela valiosa doação dos automóveis. Essa parceria demonstra o comprometimento das instituições com o bem-estar da população e reforça a importância da união de esforços para promover uma cidade mais segura e preparada para enfrentar os desafios do cotidiano.

#Festa 02/06/2023 GABINETE DA PREFEITA Sucesso absoluto da Tradicional Festa das Mães de Solonópole 2023!

No dia 01/06, ocorreu a tão esperada Festa das Mães, um evento promovido pela Prefeitura de Solonópole através da Secretaria de Assistência Social. A celebração reuniu aproximadamente duas mil mães, tornando-se um momento inesquecível desde o seu início.

Durante toda a festa, foram realizados sorteios de brindes e sorteios de PIX, com valores que trouxeram esperança a todas as mães presentes. A prefeita e a secretária de Assistência Social aproveitaram a ocasião para parabenizar e agradecer a presença de todas as mamães, assim como a equipe responsável pela organização desse evento espetacular.

Ao final da festa, todas as participantes deixaram o local satisfeitas e ansiosas pela possibilidade de vivenciar um evento ainda melhor no próximo ano.

Prepare-se, porque o próximo ano promete mais surpresas e emoções!

#AssistênciaSocial 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Chamamento Ceará Sem Fome

Ceará Sem Fome

Inscrições até 31 de maio.

O Governo do Estado do Ceará, por meio do Programa "Ceará Sem Fome", está com as inscrições abertas para estabelecimentos comerciais da área urbana e rural (comércio de alimentos) e cooperativas da Agricultura Familiar existentes em seu território, a fim de serem credenciados no Programa Ceará Sem Fome.

Após a avaliação positiva do cadastro, o estabelecimento estará apto a participar da implementação do Cartão-Alimentação "Ceará Sem Fome". É importante que os comércios, inclusive os pequenos estabelecimentos localizados na área rural, realizem seu cadastro, a fim de garantir o acesso mais rápido dos beneficiários ao estabelecimento mais próximo de sua residência.

Observação: É necessário preencher um formulário individual para cada estabelecimento ou cooperativa!

Os estabelecimentos comerciais devem possuir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de Alimentação.

Segue o link para inscrições:

https://forms.gle/BdHZUZD7aG13aaQo9

Para mais informações:

Sala do Empreendedor de Solonópole: 88 99663-4385

Célula de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN: (85) 3108-0505/3108-0504 ou 3108-0353.

#ProcessoSeletivo 24/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Eleições para Conselheiro Tutelar: Candidatos inscritos para as eleições do Conselho Tutelar

A Comissão Eleitoral constituída na forma da Resolução nº 04/2023 para escolha dos membros do CONSELHO TUTELAR do município de Solonópole, publica a análise dos candidato que solicitaram inscrição:

Confira o edital:

#Esporte 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE NOVA QUADRA DE ESPORTE NO DISTRITO DE ASSUNÇÃO

Mais uma quadra de esportes começa a ser construída no município. Desta vez, no Distrito de Assunção, atendendo a uma demanda antiga da comunidade local.

A nova praça esportiva contará com uma quadra poliesportiva completa, incluindo um vestiário, proporcionando um espaço adequado e aconchegante para a prática esportiva. Essa iniciativa é mais uma ação da Prefeitura Municipal em prol do bem-estar e lazer da população, beneficiando a todos, principalmente os amantes do esporte.

A construção dessa quadra poliesportiva é uma conquista importante para a comunidade, que agora terá à disposição um local apropriado para a prática de diversas modalidades esportivas. Além disso, o vestiário proporcionará mais comodidade e conforto aos praticantes.

A construção dessa praça esportiva é apenas um exemplo das muitas ações que a Prefeitura tem realizado no município, visando atender as demandas da população e promover um ambiente saudável e acolhedor.

Acreditamos que essa nova praça esportiva será um espaço de encontro e celebração para toda a comunidade.

Prefeitura de Solonópole

A Gente Faz, A Gente Cuida!

#Saúde 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE É SEGUNDO LUGAR NO CEARÁ COM O PROGRAMA CUIDANDO DE QUEM CUIDA #Saúde
#Turismo 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO 08 DE MAIO. DIA NACIONAL DO TURISMO

Neste dia 08 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Turismo. Nosso município é rico em história e temos muito para mostrar das belezas dos pontos turísticos. Venha conosco conhecer um pouco da história de alguns lugares da nossa terrinha.

Igreja do Bom Jesus Aparecido

Construída por iniciativa do casal Ana Rosa do Paraíso e Simeão Correa, auxiliados pelo Padre Francisco Pinheiro Landim e André Pinheiro Maciel, a Igreja do Bom Jesus Aparecido é um marco histórico da região.

Antes do início da construção da igreja, foi levantado um açude em pedra e cal para barrar o riacho do Sangue e armazenar água para a construção. Essa barragem recebeu o nome do padroeiro Bom Jesus Aparecido e encontra-se abaixo da barragem atualmente conhecida como "paredinha", a cerca de 200 metros de distância.

A construção foi iniciada em 1813 e concluída em 1821, quando passou a abrigar cultos religiosos. Curiosamente, na época, as pessoas da classe alta da região do Riacho do Sangue eram sepultadas próximas aos santos de devoção no altar, enquanto a classe baixa e os escravos eram sepultados "de grades para baixo", em qualquer lugar dentro da igreja. Essa prática funcionou até o início da década de 1870.

Em 1863, a igreja foi elevada à condição de paróquia e instalada em 1864, tendo como primeiro vigário o filho da terra, Padre Pedro Pinheiro Landim.

Açude Riacho do Sangue, também conhecido como Boqueirão

Construído sobre o leito do Riacho do Sangue, no município de Solonópole, o açude tem uma barragem com 308 metros de comprimento por 86,5 metros de largura na base e 6 metros no coroamento, com altura de 21 metros. Sua capacidade é de 58,43 hm³ e sua bacia hidrográfica é de 1368,58 km². A cota máxima do açude é de 118 metros.

O açude teve sua construção iniciada na seca de 1915 e foi inaugurado em 9 de março de 1918, quando foi entregue à administração da Inspetoria de Obras Contra a Seca, hoje DNOCS. Em 1917, o açude transbordou pela primeira vez, com uma lâmina de 2 metros, colocando em risco toda a construção da barragem.

No entanto, um dos piores períodos para a barragem foi a estiagem entre os anos de 2012 a 2018. Em janeiro de 2018, o açude atingiu apenas 0,06% de sua capacidade, ou seja, ficou totalmente seco após 100 anos de sua inauguração.

Capela de Nossa Senhora de Fátima

Construída por iniciativa do casal Cel. José Cavalcante Pinheiro Filho e Maria Ambrosina Pinheiro Cavalcante, a Capela de Nossa Senhora de Fátima teve sua pedra fundamental lançada em novembro de 1935 pelo Pe. José Gaspar de Oliveira. A construção teve a participação voluntária de toda a comunidade, inclusive das crianças do município que conduziram um tijolo cada uma, da sede até a construção, que fica a uma distância de 1 km. A capela foi inaugurada em 26 de janeiro de 1936 e, segundo a tradição, é a primeira ermida dedicada a Nossa Senhora de Fátima no estado do Ceará.

Em 2019, a capela passou por um processo de restauração e foi reaberta ao público com uma nova estrutura ao seu redor.

Praça Largo dos Dantas e Estátua Solon Pinheiro

Inaugurada em 17 de abril de 2019, com o principal objetivo de ampliar, valorizar e melhorar o centro comercial da cidade. A praça homenageia a família Dantas, que chegou à região no século IX, vinda do Rio do Peixe, na Paraíba e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte. Na praça, foi erguido um obelisco que abriga uma estátua em homenagem ao patrono do município, Dr. Manoel Solon Rodrigues Pinheiro.

Sítio arqueológico da Várzea Torta.

O local é rico em imagens que evidenciam a presença de antigas civilizações que habitaram o Riacho do Sangue e seus afluentes. As imagens rupestres estão localizadas aproximadamente a 27km da sede do município, no Distrito de Cangati. Neste sítio, podemos encontrar várias lagoas e centenas de gravuras encravadas nas pedras. Entende-se que o local era um ponto de reserva de água e de caça para os povos primitivos que habitaram a região

#Melhoria 05/05/2023 GABINETE DA PREFEITA A PREFEITURA EM PARCERIA COM A FUNASA, INSTALA PLACAS DE ENERGIA SOLAR EM 13 LOCALIDADES EM SOLONÓPOLE.

Em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), foram instaladas placas de energia solar em 13 localidades de Solonópole que já contavam com poços profundos. O objetivo é permitir o funcionamento pleno desses poços, utilizando energia limpa e renovável, sem a necessidade de instalação de energia elétrica por parte de uma empresa fornecedora de energia, devido ao difícil acesso a algumas localidades.

As localidades beneficiadas são: Itaúna, Maretas, Barro Vermelho, Santa Eulália, Colônia, Olinda, Craúno, Novo Encanto, Entrada para Assunção, Lagoinha Seca, Belo Monte, Assentamento Cedro e Santa Helena. Com essa iniciativa, essas regiões agora poderão contar com um abastecimento de água mais eficiente e sustentável. Alguns desses poços foram perfurados pela Secretaria de Desenvolvimento Hidráulico (SOHIDRA).

A instalação das placas de energia solar representa um avanço na busca por alternativas sustentáveis e renováveis, diminuindo a dependência de fontes não renováveis e reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera. Essa ação contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades beneficiadas. A parceria entre a FUNASA (hoje, extinta) e a Prefeitura de Solonópole mostra o compromisso do município em investir em ações que tragam benefícios para a população e para o planeta.

#Saúde 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM TODAS AS UNIDADES DO MUNICÍPIO
#Edital 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE.

#Saúde 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA REALIZA DIA D DE VACINAÇÃO EM TODO O MUNICÍPIO.

No nosso último Dia D de vacinação, que ocorreu contra a Influenza e COVID-19 com a dose Bivalente em grupos prioritários, tivemos a alegria e a felicidade de conseguir aplicar mais de mil doses da vacina contra a Influenza e quase 600 doses da Bivalente em um único dia.

Agradecemos a todos os profissionais que colaboraram com a campanha e ajudaram a salvar muitas vidas.

Vacine-se. Procure a unidade de saúde de sua cobertura de segunda a sexta-feira.

Lembre-se sempre: as vacinas salvam vidas!

#Agricultura 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA A PREFEITURA, POR MEIO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA, ESTÁ INICIANDO A IMPLANTAÇÃO DO POMAR MUNICIPAL Um projeto que tem como objetivo promover o cultivo de frutas em uma área preparada especialmente para isso.
#Saúde 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA INAUGURA O CENTRO DE NEURORREABILITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Uma grande conquista!

Solonópole agora conta com um novo equipamento de saúde que fará uma grande diferença na vida de nossas crianças autistas e com transtornos globais.

Hoje, em 13/04, foi inaugurado o Centro de Neurorreabilitação e Inclusão Social de Solonópole, um espaço destinado ao atendimento especializado de crianças com necessidades especiais. Esse marco só foi possível graças à parceria entre o Instituto Práxis e o Instituto Mão Amiga.

O Centro conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, incluindo fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicólogos e agentes administrativos, que trabalham juntos para garantir o melhor atendimento possível às crianças e suas famílias.

O Centro de Neurorreabilitação e Inclusão Social de Solonópole é uma prova do nosso compromisso em cuidar das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam de ajuda e atenção.

Prefeitura de Solonópole

A Gente Faz, a Gente Cuida!

#Segurança 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO JUNTO COM A SECRETARIA DE SEGURANÇA E POLICIA MILITAR SE REUNEM COM PAIS DOS ALUNOS.

Nesta quarta-feira, dia 12/04, ocorreu uma reunião na Secretaria de Educação, com a presença do Secretário de Educação, Secretário de Segurança, Polícia Militar e alguns pais de alunos. O objetivo foi apresentar um planejamento estratégico de ações preventivas para a segurança nas escolas.

O objetivo dessas medidas é prevenir ações violentas e tranquilizar os pais, responsáveis e profissionais da educação, que estão sendo orientados sobre as medidas a serem adotadas.

Vale ressaltar que em Solonópole não há registros de ataques nas redes sociais nem nas escolas, e que as forças de segurança municipais e estaduais já estão trabalhando em ações preventivas desde o início desta semana.

A união das forças de segurança e educação é fundamental para garantir um ambiente seguro e tranquilo nas escolas, proporcionando o desenvolvimento educacional adequado para os alunos.

Pedimos também a colaboração dos pais e responsáveis de alunos para que orientem seus filhos sobre a importância da prevenção e segurança nas escolas, colaborando assim para o sucesso dessas ações.

#Saúde 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE NOVOS FARDAMENTOS, BOTAS E PROTETOR SOLAR AOS AGENTES DE ENDEMIAS

Na quarta-feira, dia 12/04, a Secretária da Saúde, juntamente com o Coordenador de Endemias do município, realizou a entrega de novos fardamentos, botas e protetor solar aos Agentes de Endemias. ????

?? Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto e proteção durante o desempenho de suas atividades. É importante valorizar e investir nos profissionais que atuam diretamente na prevenção e combate às doenças transmitidas por vetores.????

Prefeitura de Solonópole

A gente faz, a gente cuida! ??

#Cultura 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA CELEBRA A PAIXÃO, MORTE E RESSUREIÇÃO DE JESUS CRISTO NA VIA SACRA 2023
#Saúde 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Posse dos novos membros do Conselho Municipal da Saúde - CMS para o biênio 2023/2025. Neste último dia 30/03, quinta-feira, aconteceu a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal da Saúde - CMS para o biênio 2023/2025.
#Turismo 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO APÓS 12 ANOS, AÇUDE RIACHO DO SANGUE ATINGE SUA CAPACIDADE MÁXIMA E VOLTA A SANGRAR O Açude recebeu grande aporte de água e voltou a sangrar, trazendo alívio para a população local. Conheça um pouco da história dessa importante fonte de água para a região.
#Agricultura 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA REALIZA A 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Solonópole, realizada no dia 30 de março de 2023, foi um sucesso! O evento reuniu produtores rurais e amantes da gastronomia local para celebrar a diversidade da nossa agricultura e valorizar o trabalho dos nossos produtores locais.

Com uma variedade de produtos frescos e cultivados com amor e cuidado, desde hortaliças até pescados e outras iguarias locais, a feira foi uma oportunidade única de experimentar e conhecer de perto os melhores sabores da nossa região.

Além disso, a feira contou com apresentações musicais e outras atrações para toda a família, tornando o evento ainda mais especial e agradável para todos que participaram.

Agradecemos a todos que prestigiaram a nossa feira e nos ajudaram a tornar esse evento um sucesso. Em breve teremos mais eventos e feiras para você conhecer e apoiar os nossos produtores locais. Fique de olho nas nossas redes sociais para mais informações e novidades.

#FeiraAgriculturaFamiliar #Solonópole #ProdutoresLocais #SaborEQualidade #Sucesso

#Município 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE VALÉ GAS PARA 433 FAMÍLIAS CONTEMPLADAS

A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Assistência Social, começou a entregar hoje, quarta-feira, 22/03, o Vale Gás Social do Governo do Estado. Ao todo, 433 famílias em Solonópole foram beneficiadas.

O público-alvo são as famílias do Cartão Mais Infância Ceará, beneficiários do Bolsa Família inscritos no CadÚnico, com renda per capita de até R$ 218, famílias de jovens inscritos no programa Superação do Governo, além de associações comunitárias e cozinhas sociais.

A equipe da Secretaria de Assistência está entrando em contato com todos os beneficiários tanto da sede do município como dos distritos, para que possam se dirigir ao CRAS e receber seus tickets.

Se houver alguma dúvida, os beneficiários podem procurar a Secretaria de Assistência Social do município para obter mais informações sobre o Vale Gás Social e esclarecer suas dúvidas.

#AGenteFazaGenteCuida #ValeGásSocial #AssistênciaSocial #BolsaFamília #MaisInfânciaCeará #Superação #Solonópole #CRAS #BenefícioSocial.

#AssistênciaSocial 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA POSSE DO NOVO CONSELHO DA CMAS

Na manhã desta quarta-feira (22), aconteceu a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI para o biênio 2023/2025.

O CMDI é um órgão de representação dos idoso e de interlocução junto a comunidade e ao poder público na garantia dos direitos e na busca de implementação de políticas públicas para e pessoa idosa.

Representando o Poder Público:

• Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social:

Titular: Ana Edna Silva Nobre

Suplente: Antônia Olionete Bezerra

• Representante da Secretaria de Saúde:

Titular: Vitória Bezerra Nogueira

Suplente: Karina Bezerra de Freitas

• Representante da Secretaria da Educação:

Titular: Maria Reginalda da Silva

Suplente: Josefa Rejane de Lima

• Representante da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente:

Titular: José Marcone Pinheiro

Suplente: Francisco Thiago de Sousa Cunha

Representando a Sociedade Civil Organizada:

• Representante do Sindicato dos Professores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará - APEOC:

Titular: Sebastiana Marques

Suplente: Wilker de Souza Freitas

• Representante da Associação Recreativa de Solonópole - ARS:

Titular: Antônia Talita Pinheiro

Suplente: Vera Lúcia Nunes Bezerra

• Representante dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Pessoa Idosa:

Titular: Maria Neiva Pinheiro Dantas

Suplente: Francisco Josafá de Souza

• Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piquet Carneiro, Catarina, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã e Solonópole:

Titular: Antônia Lucimeire Pinheiro Moreira

Suplente: Celania Maria da Silva do Nascimento

#Saúde 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Solonópole convida a todos para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Solonópole convida a todos para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no próximo dia 24 de março, com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia".

Esta é uma oportunidade única para discutir e propor soluções para os desafios enfrentados pela saúde em nosso município. Não deixe de participar! Juntos podemos construir um futuro melhor para todos.

#AssistênciaSocial 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na manhã desta quinta-feira (09), ocorreu a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Solonópole, no Centro de Convivência do Idoso.

O COMDICA é um órgão responsável por deliberar sobre a política de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como sobre seus programas específicos no município. Durante o evento, a prefeita Ana Vládia Nogueira assinou a portaria oficializando a designação dos conselheiros para o mandato de 2023 a 2025.

Confira abaixo o nome dos representantes titulares e suplentes:

Representando o Poder Público:

I — REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Titular: Daniele de Moraes Araújo

Suplente: Luana Lopes Pinheiro

II- REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

Titular: Francisca Ambrosina Nogueira de Oliveira

Suplente: Renata Rodrigues Lima

III — REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

Titular: Antônia Marciana de Lima

Suplente: Karina Bezerra de Freitas

IV — SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE

Titular: Idovania Maria Pinheiro

Suplente: Keilla Margarett Maciel de Lima

V — REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA

Titular: Antônio Jander Santos Pessoa

Suplente: Francisco Ezivaldo da Silva Nunes

Representando a Sociedade Civil Organizada

VI- ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DE SOLONÓPOLE — ARS

Titular: Ana Clébia Souza

Suplente: Vera Lucia Nunes Bezerra

VII— SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS;

Titular: José Edvaldo Campelo e Silva

Suplente: Maria de Fátima Freitas Ferreira

VIII- ASSOCIAÇÃO JOSEFA RIBEIRO DO NASCIMENTO

Titular: Sebastiana Marques

Suplente: Leonardo pinheiro

IX — ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE;

Titular: Francisca Selisvania da Silva

Suplente: Angeline Morais de Aquino

X — PASTORAL DA CRIANÇA

Titular: Antônio Fernandes da Silva

Suplente: Maria José Morais da Silva

#AGeteFazaGenteCuida #Solonópole #COMDICA #DireitosDaCriança #DireitosDoAdolescente #PolíticasPúblicas #Posse #Mandato

#Esporte 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE Inauguração de duas novas Areninhas em nosso município
#Educação 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prefeitura investe nas reformas e construções de novas escolas no município.

A educação é uma das principais ferramentas para transformar a sociedade e garantir um futuro melhor para todos. E é por isso que a Prefeitura de Solonópole está comprometida com essa causa, investindo pesado na reforma e construção de novas unidades escolares.

Estamos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade, com conforto e estrutura adequada, que prepare nossas crianças e jovens para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Atualmente, temos diversas obras em andamento, como a reforma das Escolas José Oster Machado e Anibal Rodrigues Pinheiro, além da construção de novas escolas nos Distritos de São José e Assunção, e no Bairro Santa Teresa. Estamos trabalhando duro para entregar essas obras o mais rápido possível, para que nossos alunos possam usufruir de um ambiente escolar cada vez melhor.

Acreditamos que investir na educação é investir no futuro, e por isso estamos empenhados em fazer nossa parte para garantir um futuro melhor para nossos jovens e para toda a sociedade. Prefeitura de Solonópole, A Gente Faz, a Gente Cuida!

#Edital 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONOPOLE-CE.

O Processo Seletivo Simplificado destina-se a selecionar candidatos para contratação

temporária de excepcional interesse público e para compor banco de reserva na Secretaria

Municipal da Educação do Município de Solonópole a serem contratados temporariamente,

mediante excepcional necessidade, nos termos da Lei Municipal nº.1656/2023 de 14 de

fevereiro de 2023.

#Esporte 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE Preparando cidadãos do futuro através do esporte!
#consciência 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2023
#AssistênciaSocial 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
#Agricultura 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca informa para os agricultores inscritos no Garantia Safra 2022/2023

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca informa para os agricultores inscritos no Garantia Safra 2022/2023 que a entrega dos boletos será a partir do dia 09 de fevereiro de 2023, das 7h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Município de Solonópole/Ceará.

#AprenderMais 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO O Governo Municipal , através da Secretaria da Educação, encerrou, com muita alegria, a Semana Pedagógica - 2023. Foram momentos de muito aprendizado e expectativa para a volta às aulas. A formação contínua dos profissionais da educação é prioridade para a Gestão Municipal de Solonópole.
#ProcessoSeletivo 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE - CE
#Agricultura 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Governo Municipal recebeu do Governo do Estado do Ceará, um trator agrícola para atender a população rural de Solonópole A Prefeita, Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, e o Secretário Executivo, realizaram a entrega oficial para o tratorista, que irá operar a máquina.
#ProcessoSeletivo 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Destina-se a selecionar candidatos para contratação temporária de excepcional interesse público e para compor banco de reserva na Secretaria Municipal da Educação.
#Esporte 29/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA ABERTURA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DO ANO DE 2022 NO ESTÁDIO PADRE AGENOR TABOSA PINTO A Prefeita de Solonópole, Ana Vládia, se fez presente e ressaltou o compromisso que tem com as práticas esportivas que incentivam o turismo, lazer e a inclusão social.
#AssistênciaSocial 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA EVENTO DE FIM DE ANO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
#Turismo 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO TURISMO RELIGIOSO: PREFEITURA REALIZA VISITA ÀS RUINAS DA CAPELA DO MONTE ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
#Concurso 13/12/2022 GABINETE DA PREFEITA CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL 20º EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE EDITAL Nº 001-2018
#Administração 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PLANO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SERTÃO TURISMO O lançamento do Prodeter, que tem como nomenclatura Território Sertão Turismo, é composto por cinco municípios: Solonópole, Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu.
#AssistênciaSocial 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE CUIDADOS COM OS IDOSOS No último dia 01/12, a Prefeitura, por meio da Assistência Social, foi convidada pelo Sesc(Iguatu) para participar de uma formação dos servidores públicos que trabalham com idosos.
#Saúde 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA REALIZA FARMÁCIA VIVA NA FEIRA COM DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS MEDICINAIS Na última quinta-feira, dia 24 de novembro, a Prefeitura realizou o Farmácia Viva na Feira com a distribuição de mudas medicinais.
#Município 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA EM MAIS UMA PARCERIA COM O SENAR, PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA CURSO DE RÉDEAS NO MUNICÍPIO A Prefeitura de Solonópole, em mais uma parceria com o SENAR, realizou de 23 a 26 de novembro, o Curso de Rédeas, que teve como palestrante Rafael Campos.
#AprenderMais 28/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA PROFESSORES E NÚCLEOS GESTORES DA EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, realizou neste mês de novembro formações pedagógicas para os professores dos anos iniciais aos anos finais e núcleos gestores.
#Pecuária 28/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA E SENAR REALIZAM CURSO DE SUINOCULTURA EM SOLONÓPOLE A Prefeitura, por meio das Secretarias de Empreendedorismo e Agricultura, em parceria com o SENAR, realizou o Curso de Suinocultura, que reuniu produtores de suínos do município.
#Infraestrutura 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO APRENDER MAIS: PREFEITURA APRESENTA PROJETO DE REFORMA DA ESCOLA JOSÉ OSTER MACHADO DE SOLONÓPOLE A Prefeitura de Solonópole apresentou o projeto de reforma da Escola José Oster Machado.
#Gestão 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA RETOMA AS AÇÕES DO PROGRAMA ALIMENTA BRASIL - PAB LEITE EM SOLONÓPOLE Na última segunda-feira (14/11), retomamos o Programa Alimenta Brasil - PAB Leite no município.
#Educação 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA PALESTRA COM O TEMA “PRIMEIROS SOCORROS SALVAM VIDAS” PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria da Educação, está realizando palestras de Primeiros Socorros para todos os funcionários do ramo educacional.
#Emprego 07/11/2022 GABINETE DA PREFEITA EVENTOS QUE GERAM DESENVOLVIMENTO Você sabia que uma das maneiras de fomentar a nossa economia e gerar emprego e renda para a população é investir cada vez mais em eventos no nosso município.
#OutubroRosa 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE OUTUBRO ROSA: SOLONÓPOLE NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO A Prefeitura de Solonópole realizou diversas ações de conscientização e combate ao câncer de mama e câncer do colo do útero.
#CODESSUL 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA CAPACITAÇÃO EM COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO A Prefeitura de Solonópole realizou uma capacitação em coleta seletiva para os agentes de endemias e agentes de saúde do município.
#Agricultura 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA I ENCONTRO DE MULHERES DO AGRO NO SERTÃO CENTRAL ACONTECE EM SOLONÓPOLE A Prefeitura participou do I Encontro de Mulheres do Agro no Sertão Central, que aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Solonópole.
#Agricultura 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE ADAGRI LIMITA GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL APENAS PARA ANIMAIS VACINADOS CONTRA BRUCELOSE
#Festa 20/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SOLONÓPOLE 152 ANOS: PREFEITURA REALIZA DESFILE DA RAINHA DO MUNICÍPIO DE 2022 A Prefeitura realizou, na noite de ontem (19/10), o Desfile da Rainha de Solonópole 2022.
#Festa 20/10/2022 GABINETE DA PREFEITA SOLONÓPOLE 152 ANOS: PREFEITURA REALIZA GRANDES SHOWS COM NATANZINHO, ZÉ CANTOR E PAULO JR. A Prefeitura realizou, na noite dessa quarta-feira (19/10), a festa dançante em alusão aos 152 anos do nosso querido Solonópole.
#Agricultura 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA SOLONÓPOLE RECEBE NOVO TRATOR DA POLÍTICA DE INCENTIVO À AGRICULTURA DO GOVERNO ESTADO DO CEARÁ O município de Solonópole foi contemplado com um novo trator, que faz parte da política de incentivo à agricultura familiar do Governo do Estado do Ceará.
#Finança 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE LANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL A Prefeitura de Solonópole lançou, ontem (19/10), o Programa de Educação Fiscal do Município
#Gestão 17/10/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA E SEBRAE REALIZAM APRESENTAÇÃO “SOLONÓPOLE EM NÚMEROS” NO AUDITÓRIO DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE. Na última sexta-feira (14/10), a Prefeitura realizou a apresentação “Solonópole em Números”, que aconteceu no Auditório da Escola Profissionalizante.
#AssistênciaSocial 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA FESTA DAS CRIANÇAS DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO A Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social, realizou uma festa especial que reuniu a garotada da cidade em um momento de muita alegria e muitas brincadeiras.
#Administração 14/10/2022 GABINETE DA PREFEITA SOLONÓPOLE 152 ANOS: PREFEITURA ABRE FESTEJOS DO MUNICÍPIO COM A CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA A Prefeitura realizou ontem(13), a Cavalgada de Nsa. Sra. de Fátima. Os participantes saíram da Secretaria de Agricultura e foram até a Capelinha em um momento muito bonito de fé.
#Cultura 12/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O DESFILE DA RAINHA DO MUNICÍPIO

Se você tem entre 15 e 28 anos, venha participar do Desfile da Rainha do Município. O evento irá acontecer no dia 19/10, durante a programação do aniversário de Solonópole. Para se inscrever é super fácil, basta preencher o formulário on-line, aqui no site e participar! A gente espera vocês!

#Saúde 12/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SERVIÇO DE PRÓTESE DENTÁRIA É OFERECIDO PELA PREFEITURA A Prefeitura de Solonópole retomou o serviço de prótese dentária no dia 23/09, e 41 pacientes já foram contemplados nessa primeira fase.
#Cultura 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE A Prefeitura de Solonópole está com vagas abertas para a escola de musicalização da Banda de Música Municipal.

A inscrições acontecem de 10 a 22 de outubro, para os alunos da rede pública e privada do município, com idade a partir de 9 anos.

#Agricultura 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA REALIZA VISITAS EM 37 LOCALIDADES DE SOLONÓPOLE LEVANDO AÇÕES PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e do CMD, percorreu 37 comunidades, em todo município de Solonópole.
#Saúde 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE INAUGURA UBS NA BARRA NOVA Nesta quarta-feira (28), a prefeitura de Solonópole inaugurou a Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Alfredo Rodrigues Pinheiro, no bairro Barra Nova.
#Esporte 26/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PLEJUSC É TETRACAMPEÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL O Plejusc conquistou seu tetracampeonato de futsal, no último sábado (24), com a vitória por 2 a 1 sobre a equipe do Solonópole Futsal, no ginásio José Atualpa Pinheiro Landim.
#Educação 23/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA VII SEMANA DO BEBÊ Chegou ao fim a VII Semana do Bebê no município.
#Empreendedorismo 22/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SOLONÓPOLE É DESTAQUE NO INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO Em 2021, a Prefeitura de Solonópole lançou o programa Mais Mulher, com o intuito de potencializar o empreendedorismo feminino no município.
#Educação 21/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA DIA D DAS FORMAÇÕES A Prefeitura de Solonópole realizou o Dia D das Formações para todos os servidores da Secretaria da Educação.
#Segurança 21/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PROMOVE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO Em atenção a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Solonópole, por meio das equipes de Coordenadoria Municipal de Trânsito, realizou ações educativas em todo o município.
#Educação 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE ENTREGA A REFORMA DA ESCOLA NO DISTRITO DE PASTA Nesta quinta-feira (15), a prefeitura de Solonópole inaugurou a nova Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antônio Benigno Bezerra, no distrito de Pasta.
#Educação 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE E PRF ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura, para a capacitação de professores, com "A Educação para o Trânsito".
#Melhoria 14/09/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PARTICIPA DA MENTORIA DE GESTÃO DE RISCO A prefeitura de Solonópole foi escolhida pela Rede de Governança Brasil para participar da Mentoria de Gestão de Risco.
#Segurança 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA PROERD NAS ESCOLAS A prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria da Educação, está realizando, nas escolas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
#Educação 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REÚNE ESTUDANTES DE 9º ANO PARA PALESTRA A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria da Educação, realizou palestra motivacional para alunos de 9° ano de todas as escolas do Município.
#Saúde 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER RURAL A prefeitura de Solonópole esteve, sábado (10), no distrito de São José, realizando exames físicos e laboratoriais em trabalhadores rurais.
#Esporte 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE BARRA NOVA É O CAMPEÃO DA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL Solonópole tem um novo campeão da Segunda Divisão do Campeonato Municipal de Futsal. Barra Nova se consagrou campeão em duelo contra o Vila União.
#Educação 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA PROJETO SUPER LEITORES A prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria da Educação, está realizando o projeto Super Leitore.
#Educação 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO EJA A prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria da Educação, realizou mais uma formação para os professores da EJA, da Escola Aníbal.
#Segurança 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE EMPOSSA NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO E REALIZA PROMOÇÃO DE GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS A prefeitura de Solonópole realizou solenidade de posse de novos agentes de trânsito e promoção dos guardas civis municipais.
#AssistênciaSocial 05/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA OFICINA SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - SIPIA

A Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, através da MCS Assessoria e Treinamentos, oficina prática sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência - SIPIA.

A iniciativa é uma continuidade ao Plano de Capacitação Permanente, e também contou com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA e os representantes da Rede Socioassistencial.

#Educação 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE: ESCOLAS GANHAM SALAS DE AULAS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE UM ANO Quatro escolas foram contempladas, sendo cinco turmas, no total: duas turmas na Sede, na creche; uma turma - Benigno (Pasta); uma turma - Mundoca
#Educação 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA SEMANA ALUSIVA À PRIMEIRA INFÂNCIA Do dia 22 ao dia 26 de agosto, Prefeitura e SME, em parceria com as escolas, realizou a Semana Alusiva à Primeira Infância, promovendo diversas atividades envolvendo as crianças.
#Educação 30/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA JOGOS ESCOLARES A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado (27), os jogos escolares para os estudantes da rede municipal.
#AssistênciaSocial 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE SOLONÓLOPE: GRUPO DE GESTANTES E DISTRIBUIÇÃO DO KIT NATALIDADE O grupo acontece desde 2016, duas vezes por ano e tem duração de aproximadamente 3 meses. As gestantes, em situação de vulnerabilidade social, já são acompanhadas pelo CRAS.
#AssistênciaSocial 24/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE SOLONÓPOLE: COMDICA REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA NA ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DE SOLONÓPOLE Na última quarta-feira (17), o COMDICA de Solonópole realizou reunião ordinária na Associação Recreativa de Solonópole.
#Agricultura 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA ELABORA CALENDÁRIO DO GARANTIA SAFRA DE 2022/2023 Nessa quinta-feira (18), foi realizada reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável para a elaboração do calendário do Garantia Safra de 2022/2023.
#AssistênciaSocial 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA ENCERRAMENTO DA SEMANA ALUSIVA À PRIMEIRA INFÂNCIA A Prefeitura de Solonópole, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou o encerramento da Semana Alusiva à Primeira Infância do município.
#Cultura 13/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA EXPO SOLFEST 2022: CONCURSO LEITEIRO REALIZA PREMIAÇÃO DE 7 MIL REAIS Aconteceu nessa sexta-feira (12/08), a premiação do Concurso Leiteiro, parte da programação da nossa Expo Solfest 2022.
#Cultura 13/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO EXPO SOLFEST 2022: PREFEITURA REALIZA CONCURSO GASTRONÔMICO EM PARCERIA COM O SEBRAE, SENAR E SENAC A Prefeitura realizou ontem (12/08) o 2° Festival Gastronômico de Solonópole. O evento foi uma parceria com o Sebrae, Senar e Senac.
#Agricultura 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE CANOAS E PALESTRA SOBRE BOVINOCULTURA A Prefeitura de Solonópole realizou o sorteio para a entrega de canoas para os pescadores da Associação de Solonópole. Foram oito pescadores agraciados.
#Cultura 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA ABERTURA DA EXPO SOLFEST 2022 A Prefeitura de Solonópole realizou a abertura da Expo SolFest 2022, um evento tradicional do nosso município.
#Cultura 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA EXPO SOLFEST 2022: SOLONÓPOLE RECEBE 84° CEARÁ MEL - SEMINÁRIO CEARENSE SOBRE ABELHAS A Prefeitura de Solonópole realizou hoje (11/08), o 84º Ceará Mel - Seminário Cearense sobre Abelhas.
#Cultura 08/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA EXPO SOLFEST 2022, FESTA TRADICIONAL DO MUNICÍPIO Prefeitura irá realizar a Expo Solfest 2022, um evento tradicional do município, no Parque de Exposições. O local foi completamente reformado para receber o evento.
#Educação 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE LANÇA PROGRAMA APRENDER MAIS A Prefeitura de Solonópole lançou, na noite dessa segunda-feira (01/08), o Programa Aprender Mais.
#Administração 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA QUER PARTICIPAR DA NOSSA FEIRA DO EMPREENDEDOR? CLIQUE NO LINK E INSCREVA-SE JÁ! EDITAL PÚBLICO - FNS 2022- Feira de Negócios de Solonópole - VENDEDOR
#AssistênciaSocial 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA REALIZA ENCERRAMENTO DA COLÔNIA DE FÉRIAS DO CRAS COM MUITAS BRINCADEIRAS E DIVERSÃO Nesta quinta-feira(28), foi realizado o encerramento da Colônia de Férias do CRAS. Ao todo, foram duas semanas de jogos, dinâmicas, brincadeiras, competições de dança e desfile.
#VacinaSolonópole 27/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE JÁ APLICOU MAIS DE 43 MIL DOSES DA VACINA CONTRA COVID-19 A Prefeitura de Solonópole vem trabalhando, desde o início da pandemia, para superar os desafios e proteger a nossa população.
#Edital 26/07/2022 GABINETE DA PREFEITA 19° EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE EDITAL Nº. 001/2018
#Lazer 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PRIMEIRA SEMANA DA COLÔNIA DE FÉRIAS DO CRAS DA PREFEITURA É SUCESSO! A Prefeitura de Solonópole realizou a primeira semana da Colônia de Férias do CRAS. Ocorrereu nos dias 18, 19 e 20 de julho e levou muita diversão para a criançada participante.
#AssistênciaSocial 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMDICA DE SOLONÓPOLE DEFINE PROJETO A PARTICIPAR DO EDITAL DO FUNDO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA DE 2022 O COMDICA de Solonópole realizou hoje (20) uma reunião extraordinária
#Lazer 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA ENCERRAMENTO DA COLÔNIA DE FÉRIAS DE SOLONÓPOLE NA AABB O encerramento da Colônia de Férias dos distritos.
#Esporte 11/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE ESCOLINHA CIDADÃO DO FUTURO DE SOLONÓPOLE É CAMPEÃ DA COPA CRIANÇA QUIXADÁ Aconteceu na manhã de ontem (10), na cidade de Quixadá, a final da Copa Criança Sub 12 e Sub 14.
#Segurança 08/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA SOLONÓPOLE É RECONHECIDA NO SISTEMA S2ID - SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE DESASTRES A Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Cidadania e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, foi reconhecida no Sistema de Informações sobre Desastres S2ID
#Agricultura 05/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA VISITA AO SÍTIO TRÊS IRMÃOS PARA ACOMPANHAR SERVIÇO DE SILAGEM A Prefeitura de Solonópole realizou hoje (04) uma visita ao Sítio Três Irmãos para acompanhar o serviço de silagem realizado na região.
#Educação 30/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA PARTICIPA DA ENTREGA DE FARDAMENTOS E KITS DE HIGIENE AOS EDUCANDOS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE .A Prefeitura, em parceria com a Federação Nacional das AABBs (FENABB) e com a Fundação Banco do Brasil (FBB)
#Educação 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CERIMÔNIA DA AULA INAUGURAL DAS OFICINAS DE VIOLINO ACONTECE EM SOLONÓPOLE A Prefeitura de Solonópole realizou na noite de ontem (20), a cerimônia da aula inaugural das oficinas de violino para formação da orquestra infantojuvenil do município.
#Educação 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DISTRITO DE PREFEITA SUELLY: PREFEITURA INAUGURA O PERÍODO DE ENSINO INTEGRAL DA ESCOLA ANTÔNIO BENÍGNO Ontem (20), a Prefeita juntamente da Secretária da Educação e da Coordenadora, estiveram reunidas em Prefeita Suelly para inaugurar o período de ensino integral.
#Planejamento 20/06/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA REALIZA ENCONTRO DE GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SOLONÓPOLE A Prefeitura de Solonópole realizou, no auditório da Escola Profissionalizante José Ciro Nogueira Pinheiro, o Encontro de Governança e Planejamento Estratégico de Solonópole.
#Melhoria 20/06/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA REALIZA ABERTURA DO PROGRAMA JOVENS TALENTOS NA GOVERNANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SOLONÓPOLE Realizamos hoje (15/06), a abertura do Programa Jovens Talentos na Governança Pública no Município de Solonópole, uma parceria da Prefeitura com a empresa Âmbito Público.
#Esporte 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE ESCOLINHA CIDADÃO DO FUTURO DE SOLONÓPOLE SE CLASSIFICA PARA A FINAL DA 1ª COPA CRIANÇA DE FUTSAL QUIXADÁ A Escolinha Cidadão do Futuro de Solonópole está participando da 1ª Copa Criança de Futsal Quixadá Sub 12.
#Edital 07/06/2022 GABINETE DA PREFEITA 18° EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE EDITAL Nº. 001/2018 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE - EDITAL DE ABERTURA Nº. 001/2018, DE 05 DE JANEIRO DE 2018
#Empreendedorismo 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO PREFEITURA REALIZA 1º ENCONTRO DE GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL. A Prefeitura realizou nesta segunda-feira(6), o 1° Encontro de Governança e Planejamento Estratégico com os Comitês Internos das Secretarias de Saúde,Educação e Assistência Social.
#AssistênciaSocial 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CAMPANHA FAÇA BONITO A Prefeitura realizou, durante toda a última semana, uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
#AssistênciaSocial 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ESPECIAL DIA DAS MÃES DE SOLONÓPOLE REÚNE CERCA DE 2.500 MÃES O Especial Dia das Mães de Solonópole aconteceu na última sexta-feira (20/05) e foi um sucesso absoluto em todo o município.
#Cultura 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE INCRIÇÕES SOLONÓPOLE JUNINO
#AceleraSolonopole 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA REALIZA GRANDE INAUGURAÇÃO DE OBRAS DO PROGRAMA ACELERA SOLONÓPOLE A Prefeitura de Solonópole realizou, nos dias 06 e 07 de maio, uma grande inauguração de obras do Programa Acelera Solonópole, em diversas localidades do município.
#AssistênciaSocial 10/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONOMICO E DO TRABALHO SOLONÓPOLE RECEBE O 1º ENCONTRO REGIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Solonópole recebeu, na última sexta-feira, dia 06/05, o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência.
#Gestão 10/05/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM GOVERNANÇA PÚBLICA
#Empreendedorismo 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SEMANA DO MEI 2022

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

#ProcessoSeletivo 05/05/2022 GABINETE DA PREFEITA 17° EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE EDITAL Nº. 001/2018
#Educação 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA ABERTURA DA SEMANA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 2022
#ProcessoSeletivo 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO PREFEITURA DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DO EDITAL 001/2022

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O EDITAL

#Transparência 25/04/2022 GABINETE DA PREFEITA RELATÓRIO DE FUNCIONÁRIOS COM PENDÊNCIAS EM DOCUMENTAÇÃO Solicitamos o comparecimento dos funcionários relacionados na planilha em anexo, com máxima urgência até o dia 28 de março.
#Administração 20/04/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA MENTORIA EM GOVERNANÇA MUNICIPAL A Prefeitura de Solonópole participou do evento de Encerramento da Mentoria para Prefeituras Brasileiras em Governança Municipal, promovido pela Rede de Governança Brasil - RGB.
#Cultura 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA APRESENTAÇÃO DA VIA SACRA NA SEXTA-FEIRA SANTA No dia 15 de abril, a apresentação da Via Sacra, peça teatral que narra um pouco sobre a vida, paixão, morte e a ressurreição de Jesus Cristo, um momento de bastante fé e adoração.
#Educação 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (05/04), a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional José Ciro Nogueira Machado. O equipamento é fruto de mais uma parceria da Prefeitura de Solonópole com o Governo do Estado do Ceará e visa promover o ensino profissionalizante no município, gerando mais oportunidades para o cidadão solonopolense.

A nova escola tem capacidade para atender até 540 estudantes e funcionará em tempo integral, das 7h às 17h, ofertando três cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

Participaram do evento a Prefeita Ana Vládia, a Governadora do Estado Izolda Cela, a Secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, a Vice-prefeita Cristina Pinheiro, o Ex-prefeito Webston Pinheiro, o Ex-prefeito de Orós Simão Pedro, os deputados Agenor Neto, Antônio Granja, Acrisio Sena e Leonardo Pinheiro, o Deputado Federal Idilvan Alencar, o Diretor da Escola Caio Éder, além de prefeitos da região, nossos secretários, vereadores e lideranças do município.

#Município 17/03/2022 GABINETE DA PREFEITA LISTAGEM DE CANDIDATOS SELECIONADOS POR CLINICA CNH POPULAR Confira a lista dos candidatos selecionados para a Carteira Nacional de Habilitação Popular
#Edital 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETICO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DE PROFESSORES EM CARATER TEMPORÁRIO (EJA) E NUTRICIONISTA
#Ouvidoria 02/03/2022 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO ESCOLAS DA PREFEITURA RECEBEM VISITA DA CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO
#Concurso 17/02/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO 001/2018 Edital de Convocação para nomeação de posse do Concurso Público Municipal de Solonópole-CE
#AssistênciaSocial 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA FÓRUM COMUNITÁRIO VERSÃO 2021/2024

Aconteceu nesta última quinta-feira, dia 10/02, o Fórum Comunitário do Selo Unicef versão 2021/2024. O fórum é um momento muito importante para a construção de políticas públicas que visam a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes e também para alinharmos internamente os principais objetivos em busca do Selo Unicef 2021/2024.

É muito importante a participação de toda a comunidade em eventos como este, para que possamos construir, juntos, ideias e soluções para a elaboração de políticas públicas que visem promover uma vida melhor para as crianças e adolescentes do nosso município.

No evento, estiveram presentes a Prefeita Ana Vládia, o Chefe Gabinete Aleardo, a Secretária de Educação Elaine Nogueira, a Secretária de Saúde Ane Caroline, o Presidente da Câmara Chagas, a Articuladora Municipal do Selo Unicef Ambrosina Nogueira, os representantes do NUCA Pedro e Barbara, a representante da Secretaria de Assistência Social Cerlange, a Presidente do COMDICA Daniele de Moraes, além da comunidade em geral.

#Infraestrutura 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA REALIZA LIMPEZA E INSTALAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS EM SOLONÓPOLE Os equipamentos contemplam a população de diversos distritos e localidades do município.
#Educação 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE RECEBEM RECURSOS DO RATEIO DO FUNDEB Foram contemplados 493 profissionais, entre professores e demais servidores da área. Ao todo, foram destinados R$ 2 milhões e 86 mil.
#Urbanismo 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA MODERNIZA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE SOLONÓPOLE Estão sendo trocadas 615 tradicionais lâmpadas de mercúrio por novos modelos de LED, garantindo mais eficiência, durabilidade e economia.
#VacinaSolonópole 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CRIANÇAS DE SOLONÓPOLE COMEÇAM A SER IMUNIZADAS CONTRA A COVID-19 A imunização começou com a faixa etária dos 11 anos e acontece tanto na sede quanto nos distritos do município.
#Edital 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SME DE SOLONÓPOLE REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONOPOLE-CE
#Saúde 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA INICIA MEDIDAS PARA COMBATER AVANÇO DA COVID-19 E DAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS EM SOLONÓPOLE Reuniões de alinhamento, reabertura do Centro de Triagem e Testagem da Covid-19, desinfecção de prédios públicos, garantia de insumos e testes fazem parte das ações.
#Obra 28/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA INVESTE EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS Infraestrutura e mobilidade urbana tem sido priorizadas pela atual gestão municipal de Solonópole, demonstrando cuidado e zelo com a cidade e com a população.
#NatalDaEsperança 27/12/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA NATAL DA ESPERANÇA E ESPETÁCULO TEATRAL Para marcar a festa natalina no município, foi realizada em dezembro uma programação especial, contemplando as crianças e toda a população solonopolense.
#Desenvolvimento 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO ENTREGA DO VALE GÁS ACONTECE EM SOLONÓPOLE Ao todo, foram contempladas 506 famílias do município com o benefício que complementar, de forma indireta, a renda mínima das famílias mais vulneráveis durante a pandemia.
#Desenvolvimento 09/12/2021 GABINETE DA PREFEITA GOVERNADOR INAUGURA NOVO GALPÃO DE FÁBRICA DE CALÇADOS EM SOLONÓPOLE Ampliando oportunidades de emprego, a nova unidade da Neorubber recebeu investimento do Governo do Ceará e contrapartida da Prefeitura, devendo gerar 700 empregos até 2023
#Esporte 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE I SEMANA DO ESPORTE ACONTECE COM SUCESSO EM SOLONÓPOLE A sede e todos os distritos foram contemplados com programação composta por competições e torneiros que atenderam diversas modalidades esportivas, de 30/11 a 5/12.
#Saúde 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA IMPLANTA ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO HOSPITAL MUNICIPAL No processo de informatização, os pacientes passam por cadastro, avaliação e, mediante a classificação, são encaminhados aos atendimentos médicos.
#Desenvolvimento 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA AÇUDES PÚBLICOS DE SOLONÓPOLE RECEBEM 60 MIL ALEVINOS Com isto, está assegurada a retomada da atividade da pesca artesanal, uma vez que no tamanho ideal uma fêmea é capaz de produzir até mil alevinos.
#Desenvolvimento 02/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO AMAR É CUIDAR VIABILIZA APOIO ÀS GESTANTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL DE SOLONÓPOLE O grupo é uma iniciativa do CRAS e realiza encontros semanais, sempre abordando temas específicos e pertinentes para esse público.
#AssistênciaSocial 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOLONOPOLENSE O Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher é comemorado em 25 de novembro. A prefeitura realiza anualmente ações para dar visibilidade ao problema.
#Desenvolvimento 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO PROJETO EU SOU CIDADÃO - AMIGOS DA LEITURA É REATIVADO EM SOLONÓPOLE A solenidade aconteceu, na última quinta-feira (25), com a participação de crianças e adolescentes que serão capacitados pela iniciativa como multiplicadores da leitura.
#AssistênciaSocial 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO CRIANÇA FELIZ ATUA EM SOLONÓPOLE DENTRO DA VISÃO HUMANIZADA DA GESTÃO MUNICIPAL O programa atende 200 crianças e gestantes com visitas periódicas, atuando no apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.
#Desenvolvimento 24/11/2021 GABINETE DA PREFEITA REUNIÃO SOBRE CENSO/2022 ACONTECE EM SOLONÓPOLE O encontro ocorreu, nesta quarta-feira (24), pelo IBGE em parceria com a Prefeitura. O Censo acontecerá em junho de 2022 e demandará a realização de processo seletivo no município.
#Esporte 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA I SEMANA DO ESPORTE A iniciativa visa promover, de forma ampla e variada, o retorno às atividades esportivas no município. A programação acontecerá, de 30/11 a 5/12 tanto na sede quando nos distritos.
#Saúde 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR EM SOLONÓPOLE É PRIORIDADE DA GESTÃO Com o retorno das aulas presenciais, a responsabilidade com a saúde e a qualidade de vida dos alunos evidencia-se no cuidado na escolha e oferta dos alimentos.
#Saúde 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EQUIPE DO PSF DE SOLONÓPOLE É CONTEMPLADA EM EDITAL POR BONS INDICADORES NA ATENÇÃO À SAÚDE CARDIOVASCULAR O Centro de Saúde Doutor Francisco Ozanan Campos Monteiro receberá incentivo financeiro para uso na Estratégia de Saúde Cardiovascular na Atenção Primária à Saúde.
#Educação 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO REUNIÃO DEFINE GRADE CURRICULAR DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE JOSÉ CIRO NOGUEIRA MACHADO Representantes da Seduc foram recebidos, pela prefeita Ana Vládia e equipe municipal. Após a escolha dos cursos, houve visita à unidade de ensino profissionalizante.
#Segurança 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA, TRÂNSITO E CIDADANIA AGENTES DE TRÂNSITO DE SOLONÓPOLE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO DETRAN/CE Os agentes Araújo e Nunes encerraram a capacitação, com duração de um mês e dez dias, em uma grande blitz educativa realizada esta semana em Fortaleza.
#Desenvolvimento 10/11/2021 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO SOLONÓPOLE INTEGRA REDE DE OUVIDORIAS MUNICIPAIS DO CE O lançamento da iniciativa aconteceu nesta quarta-feira (10), com participação presencial da prefeita Ana Vládia Nogueira e do controlador e ouvidor do município, Ivo Dantas
#Desenvolvimento 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA PLANTAÇÃO DE PALMA EM SOLONÓPOLE GARANTIRÁ DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS Em reunião, foi confirmado pelo sub-secretário da SDA, Márcio Peixoto, que o município terá uma experiencia modelo na região, com o cultivo da planta em área de um hectare.
#Emprego 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO NOVA TURMA DO PRIMEIRO PASSO EM SOLONÓPOLE TEM AULA INAUGURAL A capacitação contará com aulas teóricas e execução prática na Fábrica Neorubber, onde 30 jovens serão contratados como aprendizes durante 16 meses.
#Educação 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO GARANTE CEI PARA SOLONÓPOLE O novo equipamento terá capacidade para receber 208 crianças, oferecendo quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, berçário e playground.
#Desenvolvimento 29/10/2021 GABINETE DA PREFEITA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CELEBRA DIA DOS PROFESSORES O encontro teve como objetivo o reconhecimento do belíssimo trabalho desempenhado por todos os professores do município.
#CriançaFeliz 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SEMANA DO BEBE 2021 TEM COMO TEMA “QUEM AMA AMAMENTA” O objetivo da iniciativa foi reforçar a importância da amamentação nos primeiros meses de vida, bem como a alimentação saudável para as crianças, entre outras ações.
#Desenvolvimento 25/10/2021 GABINETE DA PREFEITA SOLONÓPOLE INTEGRA COMITIVA PARA VIABILIZAR DESENVOLVIMENTO NO SERTÃO CENTRAL SUL A prefeita participou de viagem do Codessul ao Rio Grande do Sul em busca de conhecimento como ferramenta de desenvolvimento, geração de emprego e renda para a região.
#Administração 23/10/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA COMEMORA OS 151 ANOS DE SOLONÓPOLE COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL As ações aconteceram por meio da Prefeitura Itinerante, que atuou nos distritos e sede, favorecendo o acesso aos serviços prestados pela gestão.
#Esporte 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A I CORRIDA DE RUA DE SOLONÓPOLE

Estão abertas as inscrições para a I Corrida de Rua de Solonópole! Esse é mais um destaque da programação da Semana do Esporte.

A competição acontecerá no dia 5 de dezembro, às 7h, com a participação de atletas maiores de 18 anos, residentes ou naturais de Solonópole. A disputa conta com as modalidades feminino e masculino. O respeito a todas as regras de segurança determinadas pela organização é de suma importância para realização do evento.

Objetivo principal: Apoiar o atletismo, como uma modalidade forte e relevante no nosso município.

#Cultura 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SOLONÓPOLE É CONTEMPLADO COM 46 INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSÓRIOS Com o objetivo de modernizar a Banda Municipal de Música Carlos Rabêlo Machado, Solonópole é um dos 60 municípios contemplados no programa “Toda Banda de Música é uma Escola”.
#Esporte 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA I TORNEIO MUNICIPAL DE CARABINA DE PRESSÃO A competição, que integra a programação da Semana do Esporte, acontecerá no dia 5 de dezembro no Ginásio Poliesportivo José Atualpa Pinheiro Landim.
#Saúde 16/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE OFERTA EXAMES DE MAMOGRAFIA NESTE FINAL DE SEMANA No total, 80 exames foram realizados em mulheres com idade entre 50 a 59 anos
#Lazer 13/10/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DÁ INÍCIO A COMEMORAÇÃO DE 151 ANOS DE SOLONÓPOLE; CONFIRA O CRONOGRAMA Confira toda a programação acessando as redes sociais da Prefeitura de Solonópole e da prefeita Ana Vládia Nogueira.
#Desenvolvimento 13/10/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO PROGRAMA SINALIZE No município de Solonópole o serviço terá extensão de 10 000 m², favorecendo o trafego em determinados trechos.
#Saúde 10/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE 22 PESSOAS SÃO CONTEMPLADAS COM CIRURGIA DE CATARATA
#Lazer 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZA FESTA DAS CRIANÇAS A Festa das Crianças também será estendida para os distritos como parte da programação da Semana do Município de 2021
#Emprego 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO JOVEM APRENDIZ: CONFIRA O RESULTADO FINAL PARA A EDIÇÃO 2021
#Cultura 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DA CULTURA PROMOVE ENCONTRO DE ARTESÃOS COM A CEART
#Saúde 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE RESULTADO PRELIMINAR- EDITAL 01/2021
#Cultura 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SALA DO EMPREENDEDOR OFERTA ATENDIMENTO PRESENCIAL E ONLINE; CONFIRA AS INFORMAÇÕES
#Edital 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO EDITAL 01/2021 - RESULTADO PRELIMINAR
#Edital 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HORÁRIOS DE ENTREVISTA DOS CANDIDATOS INSCRITOS NO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DA SAÚDE DIVULGAÇÃO DOS HORÁRIOS DE ENTREVISTA DOS CANDIDATOS INSCRITOS NO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATO POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO.
#Segurança 22/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA DISCUTE REFORÇOS PARA SEGURANÇA DO MUNICÍPIO a Prefeitura busca, junto aos agentes, reforço do efetivo da polícia e novas logísticas para garantir a segurança dos solonopolenses
#VacinaSolonópole 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE MUNICÍPIO INICIA VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 15 ANOS No total, 268 adolescentes receberam a 1ª dose do imunizante nesta terça-feira
#Edital 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 2ª TURMA DO PROJETO MAIS MULHER
#Edital 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2021 DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SOLONÓPOLE CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2021 DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SOLONÓPOLE
#Edital 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DA SAÚDE - EDITAL Nº 002/2021
#Saúde 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE RECEBEM NOVO FARDAMENTO No total, 54 novos fardamentos e kits de materiais de trabalho foram entregues aos ACS's.
#Educação 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO MOTORISTAS DE ÔNIBUS ESCOLARES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE SEGURANÇA Atualmente, a Secretaria da Educação conta com 20 motoristas entre os veículos da frota escolar
#Educação 15/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA KITS TECNOLÓGICOS ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS
#Educação 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CRIANÇAS E ADOLESCENTES VOLTAM A ROTINA DAS AULAS PRESENCIAIS
#Cultura 13/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE REALIZA ATO CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO O desfile ocorreu com pelotões da Saúde, escolas municipais, Bombeiros Civis, banda de música e Guarda Municipal.
#VacinaSolonópole 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE MUNICÍPIO INICIA VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 17 ANOS Cerca de 170 jovens com 17 anos de idade receberam a 1ª dose do imunizante
#Emprego 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO DO JOVEM APRENDIZ Confira a programação e a documentação necessária para inscrição no programa
#Edital 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 002/2021 - DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
#Melhoria 10/09/2021 GABINETE DA PREFEITA AVENIDA QUE DÁ ACESSO À CAPELINHA É INAUGURADA NESTA SEMANA Ainda neste ano, a gestão prevê a pavimentação de ruas do bairro Monte Castelo, onde se localiza a nova avenida, por meio do programa Acelera Solonópole
#Segurança 07/09/2021 GABINETE DA PREFEITA GUARDA MUNICIPAL É CONTEMPLADA COM TRÊS MOTOS DE 700 CILINDRADAS As motos foram doadas pela Polícia Rodoviária Federal e vão compor a frota de veículos de segurança
#CaminhosDaEscola 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROMOVE PROGRAMA CAMINHOS DA ESCOLA O Programa objetiva o fortalecimento do vínculo das famílias com a escola, através de visitas casa a casa e acompanhamento junto aos estudantes
#FolhaDePagamento 06/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA AUTORIZA PAGAMENTO ANTECIPADO DE 13° SALÁRIO No mês de setembro, cerca de 50% do décimo terceiro foi liberado aos servidores efetivos do município
#CRAS 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO CRIANÇAS DO CRAS PARTICIPAM DO PIQUENIQUE LITERÁRIO O objetivo da ação é resgatar o folclore brasileiro e aproximar as crianças da literatura, história e cultura
#AssistênciaSocial 01/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL FINALIZA ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS No total, 500 cestas básicas foram distribuídas às famílias assistidas pelo município.
#ProcessoSeletivo 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO: EDITAL Nº 002/2021
#Educação 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CELEBRA DIA DO ESTUDANTE E REALIZA ENTREGA DE MEDALHAS DA OBA Durante a programação, 21 estudantes receberam as medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA
#Saúde 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE DE SOLONPÓLE REALIZA A I CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL

Nessa terça-feira (24), a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou a I Conferência de Saúde Mental no município.

O evento contou com a participação da secretária da saúde Lúcia Cavalcante, dos profissionais, servidores municipais e usuários do serviço.

Seguindo a programação, o evento contou com a apresentação dos indicadores de atendimentos referentes ao ano de 2021, a apresentação sobre a luta antimanicomial e reforma psiquiatra, além da importância sobre o serviço, finalizando com depoimentos de pessoas que são assistidas pelo CAPS.

Na semana passada, como parte da melhoria dos serviços de saúde mental e em celebração aos dez anos da implementação do CAPS no município, a Prefeitura de Solonópole inaugurou o novo espaço, localizado na Rua Carlos Freire Machado - rua do Terminal Rodoviário.

#Desenvolvimento 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZA SEMANA DA PRIMEIRA INFÂNCIA A Secretaria de Desenvolvimento Social, Econômico e do Trabalho está promovendo uma semana de atividades voltadas a primeira infância alusivas ao mês de agosto
#Saúde 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE NOVO ESPAÇO DO CAPS É INAUGURADO NESTA SEMANA A saúde de Solonópole também celebrou dez anos da implementação do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS nesta semana
#Edital 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO EDITAL DE CHAMADA PUBLICA Nº 001/2021 - COMDICA SOLONOPOLE-CE
#Cultura 13/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DA CULTURA PROMOVE A MESA REDONDA COM A JUVENTUDE O evento contou com palestras, roda de conversa com engajamento dos jovens do município e música ao vivo.
#Empreendedorismo 11/08/2021 GABINETE DA PREFEITA EM PARCERIA COM O SEBRAE, PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO O programa engloba três projetos: Programa Mais Mulher, Quintais Produtivos, Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a Sala do Empreendedor.
#Saúde 10/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EDITAL DE CONVOCAÇÃO: EDITAL Nº 001/2018 14° EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE SOLONÓPOLE-CE EDITAL Nº. 001/2018.
#AssistênciaSocial 07/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO DESENVOLVIMENTO SOCIAL ADQUIRE DOIS NOVOS VEÍCULOS O objetivo é dar celeridade nas visitas dos serviços
#Educação 05/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SOLONÓPOLE CONQUISTA 21 MEDALHAS NA OBA A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica acontece anualmente e tem como objetivo difundir o conhecimento astronômico
#Educação 04/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO LANÇA PLATAFORMA EDUCAÇÃO + CONECTADA A plataforma tem o intuito de dinamizar e melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes do município
#AssistênciaSocial 02/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO MUNICÍPIO REALIZA 10º CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL O evento proporcionou um amplo debate com avaliação da Política de Assistência Social e com o desenvolvimento de propostas que objetivem na melhoria dos serviços
#MeioAmbiente 01/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA SOLONÓPOLE É NOTA MÁXIMA DO IQM 2021 Pelo segundo ano consecutivo, o município é destaque no fortalecimento de políticas de preservação ao meio ambiente
#Desenvolvimento 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SOLONÓPOLE RECEBE 500 CESTAS BÁSICAS DO GOVERNO DO ESTADO Cada cesta possui cerca de 23kg de alimentos sortidos, incluindo carne de charque.
#Saúde 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE FARMÁCIAS MUNICIPAIS PASSAM POR REESTRUTURAÇÃO E MELHORIAS Em junho, a Prefeitura lançou o Farmácia Itinerante, programa que tem o intuito de monitorar a dosagem e administração de medicamentos de forma domiciliar
#Administração 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO GESTORES E MUNÍCIPES DISCUTEM ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL O PPA, previsto em lei, é um plano elaborado pelo município com participação popular que visa planejar metas e objetivos ao longo de quatro anos.
#Saúde 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE TRABALHADORES DO HOSPITAL PASSAM POR CAPACITAÇÃO
#Segurança 22/07/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA ENTREGA MENÇÃO HONROSA AOS AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL
#Infraestrutura 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITA ANA VLÁDIA INAUGURA AÇUDE DO SÍTIO CARAÚBAS Entre as comunidades beneficiadas com o reservatório estão Caraúbas, Carcel, Colônia, Cajarana, Santa Cruz, Santa Eulália e Santa Maria.
#Saúde 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITA ANA VLÁDIA ENTREGA EQUIPAMENTOS PARA UNIDADES DE SAÚDE Equipamentos destinados às Unidades Básicas de Saúde do município objetivam uma melhora na estrutura tecnológica, favorecendo a alimentação e aprimoramento de sistemas.
#Saúde 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE PROMOVE SEMANA DE COMBATE À COVID-19 EM SÃO JOSÉ
#Cultura 08/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE BIBLIOTECA MUNICIPAL OFERECE SERVIÇO DELIVERY A população pode solicitar o serviço da Biblioteca Delivery pelo WhatsApp: (88) 99663-4385
#VacinaSolonópole 06/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CHAMADA PARA VACINAÇÃO DA COVID-19 PARA PESSOAS DE 50 A 40 ANOS - 1ª DOSE
#Emprego 06/07/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE DOIS NOVOS GALPÕES INDUSTRIAIS A expectativa é ampliar as atividades industriais e colocar o município no mapa dos investidores. Com três galpões em pleno funcionamento, que geram cerca de 500 empregos diretos.
#AceleraSolonopole 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA BAIRRO MONTE CASTELO RECEBE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO Foram calçadas as ruas Vereadora Francisca Margarida Pinheiro, Antônio Pinheiro Landim e Manoel Valfredo Rodrigues Pinheiro. As obras seguem no bairro Santa Tereza.
#Cultura 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DA CULTURA REALIZA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DE SÃO JOÃO O "Arraiá em Casa" contou com apresentações musicais, quadrilha e amostra de artesanato e culinária local nas noites de sábado e domingo.
#AceleraSolonopole 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS "O Acelera Solonópole é o nosso olhar de cuidado nos caminhos que os solonopolenses percorrem", ressalta a prefeita Ana Vládia
#Educação 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAS MUNICIPAIS ENTREGAM NOVOS KITS DA MERENDA ESCOLAR No total, 2.732 alunos da rede municipal de ensino são contemplados com os alimentos referentes ao segundo bimestre.
#Desenvolvimento 30/06/2021 GABINETE DA PREFEITA CENSO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO TEM INÍCIO NESTE MÊS O objetivo é promover um melhor planejamento urbano, além de políticas públicas que se adequem a nova realidade do município.
#Educação 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROFESSORES MUNICIPAIS RECEBEM CERTIFICAÇÃO PARA CURSO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, tem como intuito desenvolver nos estudantes a educação empreendedora e independente.
#Educação 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EM NOVO CONVÊNIO, VAGAS DO AABB COMUNIDADE SÃO AMPLIADAS EM 50% O programa, que beneficia alunos da rede municipal, tem como atividades aulas de natação, teatro, dança, escolinha de futsal e campo, além de reforço escolar.
#Agricultura 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA AGRICULTURA ADERE AO PAA LEITE EDIÇÃO 2021 No total, 1600 litros de leite são adquiridos de pequenos produtores e repassados semanalmente a diversas instituições municipais.
#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE NOVA ESTRATÉGIA: OFERTA DE SWAB DÁ MAIOR EFICÁCIA NO MAPEAMENTO DA COVID Em onze dias, foram realizados 161 testes swab. Os resultados saem em até 24h após o material coletado ser enviado à Fiocruz.
#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE TRABALHADORES DA INFRAESTRUTURA RECEBEM A 1ª DOSE DA VACINA DA COVID-19
#Educação 23/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA O intuito da ação é mapear o nível de aprendizagem no período de pandemia.
#VacinaSolonópole 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE LIVE DAS MÃES: CONFIRA O CALENDÁRIO DE RETIRADA DAS SANDÁLIAS NEORUBBER
#Desenvolvimento 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO LIVE DO DIA DAS MÃES EMOCIONA ESPECTADORES SOLONOPOLENSES Mais de 1900 mães que se inscreveram no sorteio de brindes vão ganhar um par de sandálias doadas pela Fábrica Neorubber.
#Infraestrutura 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA CONCLUI MAIS UMA OBRA DE REDE COLETORA DE ESGOTO
#Agenda 19/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO LIVE DIA DAS MÃES; CONFIRA A LISTA COM AS PESSOAS PREMIADAS
#VacinaçãoSolidária 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE 372 PESSOAS FORAM IMUNIZADAS CONTRA A COVID-19 EM MUTIRÃO NESSA QUINTA-FEIRA Semanalmente, a Prefeitura de Solonópole divulga novos calendários de vacinação e listas nos canais oficiais.
#Cultura 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A AMOSTRA CULTURAL DE SABORES E TRADIÇÕES.
#LiveDiaDasMães 14/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO COM NOVA DATA, LIVE DO DIA DAS MÃES TERÁ APRESENTAÇÕES E SORTEIO DE PRESENTES; INSCREVA-SE Para concorrer aos prêmios, as mães que residem no município devem se inscrever no link abaixo ou nas escolas da rede municipal.
#VacinaSolonópole 12/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 DO PÚBLICO EM GERAL COM IDADE DE 55 A 59 ANOS Semanalmente, a Prefeitura de Solonópole divulga novos calendários de vacinação e listas nos canais oficiais.
#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE DÁ INÍCIO AO PROGRAMA FARMÁCIA ITINERANTE O programa objetiva o monitoramento e administração correta de medicamentos específicos para determinadas patologias clínicas.
#Educação 10/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO É CONTEMPLADA COM VEÍCULO FORD RANGER O veículo modelo cabine dupla foi uma doação da CREDE 14 - de Senador Pompeu
#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE APÓS LOCKDOWN, SOLONÓPOLE REDUZ EM 56% CASOS ATIVOS DE COVID-19 O município chegou a contabilizar a marca de 163 casos ativos da doença em meados de maio. Nesta quarta-feira (9), a redução é de 56% dos casos, contabilizando 72 ativos.
#VacinaçãoSolidária 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO VACINAÇÃO SOLIDÁRIA: SOLONOPOLENSES PODEM DOAR ALIMENTOS NO ATO DA VACINAÇÃO "Doar 1kg de alimento no ato da vacinação, quando se recebe a dose da "esperança", é uma excelente maneira de sermos gratos neste momento"
#VacinaSolonópole 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE DE SOLONÓPOLE DEU INÍCIO A VACINAÇÃO DE GESTANTES E PUÉRPERAS A vacinação acontece por agendamento. Todo o público deve estar cadastrado na plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado.
#MeioAmbiente 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITURA DE SOLONÓPOLE FIRMA PARCERIA COM A EMPRESA SABÃO JUÁ
#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAIBA COMO SE CADASTRAR NO SAÚDE DIGITAL PARA RECEBER A VACINA DA COVID-19 O cadastro deve ser feito por toda população com idade superior a 18 anos pela plataforma Saúde Digital
#Saúde 03/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITA ANA VLÁDIA FECHA PARCERIA COM A FIOCRUZ PARA MAIOR OFERTA DE SWABS RÁPIDOS A parceria também visa dar celeridade ao recebimento dos resultados, possibilitando diagnóstico em até 24h após envio do material à instituição
#VacinaSolonópole 02/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SAÚDE REALIZA DIA D PARA VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A secretaria da saúde mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde para receber os profissionais e dar celeridade a imunização.
#VacinaSolonópole 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE INICIA VACINAÇÃO DE GESTANTES E PUÉRPERAS Ao final da notícia, confira a lista de gestantes e puérperas que serão imunizadas a partir desta quarta-feira (09).
#Agricultura 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA SECRETARIA DE AGRICULTURA CONTABILIZA ENTREGA DE 89 MIL ALEVINOS A PRODUTORES RURAIS A expectativa é distribuir um total de 129 mil espécies somente no primeiro semestre deste ano
#Cultura 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE VISITA DO IPHAN MARCA INÍCIO DA RESTAURAÇÃO DA ANTIGA CADEIA PÚBLICA O município também viabiliza junto ao instituto o tombamento da antiga Casa de Câmara e Cadeia e da Capela Nossa Senhora de Fátima
#Esporte 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE EM ALUSÃO AO DIA DO DESAFIO, SECRETARIA DA CULTURA REALIZA PROGRAMAÇÃO REMOTA ESPECIAL A programação contou com a participação de educadores físicos, profissionais da saúde e mobilizou setores de todo o município.
#Infraestrutura 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA RUAS DA SEDE E DISTRITOS RECEBEM REVESTIMENTO ASFÁLTICO Entre os bairros contemplados estão Domingos Sávio, Santa Tereza, Conj. Nossa Senhora das Graças e os distritos de Assunção e São José.
#Saúde 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITA ANA VLÁDIA ENTREGA CAPACETES ELMO PARA HOSPITAL Os equipamentos são utilizados no tratamento da Covid-19 e reduzem até 60% as internações em leitos de UTI
#VacinaSolonópole 17/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE DÁ INÍCIO A 3ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 Estão neste grupo pessoas com síndrome de down, pacientes com comorbidades, doenças renais, cadastradas no BPC com idade entre 55 a 59 anos.
#DireitosHumanos 16/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA MOBILIZA SERVIDORES EM CAMPANHA “NOSSA LUTA É PELA VIDA” O objetivo da campanha é orientar a população sobre o decreto, medidas preventivas e mapear famílias que precisam de uma atenção especial.
#Educação 16/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR REFORMAS Atualmente, passam por consertos estruturais as escolas Aníbal (sede), Mundoca Moreira (São José), Maria Nezite (Marêtas) e Maria Gorete (Cangati).
#Desenvolvimento 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SOLONÓPOLE CONCLUI ENTREGA DOS 413 VOUCHERS DO VALE GÁS SOCIAL As entregas ocorreram nos meses de abril e maio nos equipamentos da assistência social
#CODESSUL 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA SOLONÓPOLE ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA CENTRAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS As centrais são os lugares onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada.
#Saúde 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE REALIZA NOVAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA NO MUNICÍPIO Dentre as ações estão as testagens massivas para mapear os casos ativos, intensificação nas fiscalizações e desinfecção de ruas.
#Agricultura 06/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA SOLONÓPOLE RECEBE VISITA DO SUPERINTENDENTE DO MAPA A expectativa é aproveitar o espaço físico do Parque Agrícola para a instalação de equipamentos que promovam a bovinocultura do leite e apicultura.
#Educação 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO 2.714 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM KIT ALIMENTAR Os kits são referentes ao primeiro trimestre do ano e foram montados obedecendo as exigências nutricionais de cada faixa etária.
#Educação 30/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROFESSORES MUNICIPAIS PASSAM POR FORMAÇÃO SOBRE ENSINO HÍBRIDO O objetivo da formação é capacitar os profissionais para a modalidade de ensino e promover o desenvolvimento do aluno.
#Saúde 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA MUTIRÕES DE TESTAGEM EM SOLONÓPOLE; CONFIRA O CRONOGRAMA A ação teve início no sábado (24) e se estende nesta semana a todos os postos de saúde do município .
#Desenvolvimento 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO 237 FAMÍLIAS SOLONOPOLENSES RECEBEM PRIMEIRO LOTE DO VALE GÁS SOCIAL Para o segundo lote, os beneficiários devem aguardar o contato da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela distribuição.
#Administração 23/04/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA FAZ VISITA OFICIAL AO MUNICÍPIO DE JUCÁS O intuito da visita foi conhecer programas e ações êxitosas dentro da gestão municipal
#Segurança 22/04/2021 GABINETE DA PREFEITA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E GUARDA MUNICIPAL INTENSIFICAM FISCALIZAÇÃO EM AÇUDES E RIOS O intuito das equipes é inibir a movimentação, especialmente, em localidades como a Paredinha, Bispado, Nobreza e Boqueirão.
#Município 22/04/2021 GABINETE DA PREFEITA GESTORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DA I JORNADA DE APRENDIZADO O objetivo é proporcionar a troca de experiências e conhecimentos da gestão municipal, analisando o resultado dos primeiros 100 dias e as novas metas pretendidas por cada gestor.
#Cultura 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA O SETOR DE EVENTOS: CONFIRA A LISTA DE BENEFICIADOS DO MUNICÍPIO O pagamento iniciará no dia 20 de abril.
#Ouvidoria 10/04/2021 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO OUVIDORIA INSTALA URNAS E REALIZA VISITA TÉCNICA A REPARTIÇÕES MUNICIPAIS Além das urnas, a Ouvidoria possui canais de escuta online através deste site e e-mail institucional ouvidoria@solonopole.ce.gov.br
#AssistênciaSocial 08/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SOLONÓPOLE RECEBE PRIMEIRO LOTE DO VALE-GÁS SOCIAL; CONFIRA A LISTA Na próxima semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social deve entrar em contato com as 236 famílias beneficiárias do primeiro lote.
#VacinaSolonópole 03/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EQUIPE DA SAÚDE IMUNIZA POPULAÇÃO QUILOMBOLA DO SÍTIO ESTRELA A imunização dos quilombolas está prevista na segunda etapa do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19
#Infraestrutura 31/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE RUAS DO MUNICÍPIO
#Saúde 26/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE AVANÇA E DÁ INÍCIO A 2° ETAPA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 Segundo o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação, do Ministério da Saúde, podem ser imunizados idosos com idade entre 60 a 74 anos e a população quilombola.
#Limpeza 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO COVID-19: ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR CICLOS DE DESINFECÇÃO O intuito da ação é garantir a saúde dos profissionais que precisam fazer o uso dos espaços de forma regular.
#Cultura 23/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE CULTURA LANÇA LOJA ONLINE PARA VENDA DE ARTESANATO A ArteSol funciona apenas de forma online, através do instagram @_artesoll . A expectativa é que, após a pandemia, seja inaugurado o espaço físico da loja.
#Saúde 18/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITA ANA VLÁDIA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA A REFORMA DO HOSPITAL A reforma prevê melhorias estruturais e manutenção, como a restauração da rede elétrica e hidráulica, troca do telhado, troca de pisos e de revestimento das paredes.
#Educação 16/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO REALIZA MELHORIA NA REDE DE INTERNET DAS ESCOLAS MUNICIPAIS Por meio do Programa de Inovação Educação Conectada, do FNDE, ação visa garantir melhoria no acesso à internet e incentivar tecnologias digitais dentro das unidades
#Saúde 11/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE REALIZA NOVO CICLO DE TESTAGENS DA COVID-19 NA SEDE No total, 413 pessoas foram testadas durante as ações que ocorreram em todas as UBS's da sede.
#Infraestrutura 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ENTREGA EPI'S PARA OS SERVIDORES A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente entregou novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os servidores que fazem parte do órgão.
#Saúde 02/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE É CONTEMPLADO COM PROJETO FARMÁCIA VIVA Solonópole está entre os vinte e um municípios cearenses contemplados o projeto, que prevê desde o cultivo à manipulação de medicamentos fitoterápicos.
#Saúde 02/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ANA VLÁDIA PARTICIPA DE REUNIÃO QUE DISCUTE AQUISIÇÃO DE VACINAS DA COVID-19 A iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) visa a criação de um consórcio de municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.
#Cultura 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA SETOR DE EVENTOS: SAIBA COMO SOLICITAR Nesta semana, os profissionais já poderão se cadastrar no site http://auxiliosetoreventos.secult.ce.gov.br/
#Agenda 26/02/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA FAZ NOVA VISITA À BRASÍLIA PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS Entre as pautas, está a retomada da construção da escola de Assunção prevista para este semestre .
#Desenvolvimento 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO ATIVIDADES DO CRIANÇA FELIZ CONTINUAM DE FORMA REMOTA NA PANDEMIA Implementado em 2018, o programa atende cerca de 200 famílias com acompanhamento do desenvolvimento infantil desde à gestação.
#Saúde 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EQUIPE ITINERANTE DA SAÚDE REALIZA IMUNIZAÇÃO DE IDOSOS De acordo com a Secretaria de Saúde, 178 idosos foram imunizados até esta quarta-feira (17).
#Segurança 15/02/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA ANA VLÁDIA ENTREGA NOVO FARDAMENTO A AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL No total, foram entregues 28 kits com gandola, blusa interna, calça tática, par de botas, boné e cinto de guarnição.
#Agricultura 13/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA MAIS DE 900 FAMÍLIAS SOLONOPOLENSES SÃO CONTEMPLADAS COM O GARANTIA SAFRA Portaria publicada pelo Diário Oficial da União no último dia (11) prevê a liberação do recurso para 16 municípios cearenses, incluindo Solonópole.
#Edital 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), abriu as inscrições para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

As inscrições no processo seletivo serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, na forma eletrônica, através do link www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja no período: De 12/02 a 26/02 de 2021.

SOBRE O AJA

O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Programa será executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA). "O jovem AJA classificado deverá passar por uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

#Saúde 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE PROMOVE NOVAS AÇÕES DE COMBATE À COVID-19 Entre as ações estão a desinfecção de ruas, além da panfletagem e distribuição de kits preventivos para idosos nas Unidades Básicas de Saúde e casa a casa.
#Cultura 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE EQUIPE DA CULTURA ACOMPANHA PREFEITA ANA VLÁDIA EM VISITA AO IPHAN E A SECULT CEARÁ O intuito da visita ao IPHAN foi solicitar o tombamento e restauro da Antiga Casa de Câmara e Cadeia e da Capela Nossa Senhora de Fátima
#Educação 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SÃO TESTADOS PARA INÍCIO DO ANO LETIVO
#Agricultura 31/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA AGRICULTURA ATENDE MAIS DE 280 SOLICITAÇÕES DE ABASTECIMENTO EM JANEIRO
#Educação 29/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA 2021 Professores assistiram palestras com especialistas renomados na área educacional
#Edital 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL 001/2021 DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÕES DE PROFESSORES - EDITAL 001/2021 - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

#ProcessoSeletivo 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL 001/2021 DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E DO TRABALHO

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - EDITAL 001/2021 - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E DO TRABALHO.

#ProcessoSeletivo 22/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIVULGAÇÃO DOS HORÁRIOS DE ENTREVISTA DO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Horários de Entrevistas para o Processo Seletivo da Secretaria de Educação.

#MeioAmbiente 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA PREFEITA ANA VLÁDIA ASSINA NOVO CONVÊNIO JUNTO A CODESSUL Os documentos referem-se ao gerenciamento do lixo hospitalar e liberação da licença para a construção de um centro de resíduos sólidos.
#Saúde 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE INICIA VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE CONTRA A COVID-19 Nesta primeira etapa, são imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.
#ProcessoSeletivo 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RETIFICAÇÃO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DA EDUCAÇÃO.

1º RETIFICAÇÃO EDITAL Nº 001/2021, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

#ProcessoSeletivo 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DA SAÚDE DE SOLONÓPOLE-CE.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONOPOLE-CE

#ProcessoSeletivo 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 001/2021 DO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E DO TRABALHO

RETIFICAÇÃO EDITAL 001/2021, SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONOMICOE DO TRABALHO.

#Juventude 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE RETIFICAÇÃO DO EDITAL 001/2020 REFERENTE AO PROGRAMA CEARÁ ATLETA - BOLSA ESPORTE
#ProcessoSeletivo 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE-CE.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOLONOPOLE-CE.

#Saúde 18/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE REALIZA MAIS DE 700 TESTES DE COVID-19 EM AÇÃO ITINERANTE Os exames foram ofertados para o público em geral na sede e em todos os distritos.
#Edital 18/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
#Desenvolvimento 18/01/2021 GABINETE DA PREFEITA GESTORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS A programação ocorreu de forma remota e contou com oficinas e palestras com temas voltados a todas as áreas da gestão municipal.
#MeioAmbiente 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA CADASTRO AUXÍLIO CATADOR: VEJA OS REQUISITOS PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO.

A Prefeitura de Solonópole, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente deu início ao cadastramento do Programa Auxílio Catador 2021, de acordo com a Lei de nº 17.377, de 30 de dezembro de 2020.

Os catadores de material reciclável devem entregar a documentação de forma presencial no setor do Meio Ambiente, que fica na Rua Dr. Queiroz Lima, ao lado do Banco do Brasil, até o dia 5 de fevereiro.

Clique aqui para baixar o edital e conferir as informações necessárias.

Programa Auxílio Catador

A Lei nº 17.256, 31 de julho de 2020, instituiu o Programa Estadual de Reforço à Renda decorrente da prestação de serviços ambientais no estado do Ceará, durante o período de calamidade pública ocasionado pela COVID-19, buscando-se, em contrapartida a esse apoio, o incremento de atividades relativas à reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

Requisitos para solicitar o auxílio

a) Residir no Estado do Ceará;

b) Estar filiado até a data de publicação deste edital no D.O.E. à associação ou

cooperativa criada e em funcionamento há no mínimo 01 (um) ano.

c) Estar inscrito e com cadastro atualizado no CADÚNICO.

Documentação necessária

Deverão ser entregues em envelope fechado, contendo o título "Inscrição/Documentação - Edital Nº 01/2021 - SEMA, cópia legível dos seguintes documentos:

I - Documento de identificação (RG ou CNH ou CARTEIRA DE TRABALHO ou CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO - Certificado de Reservista);

II - Cópia do comprovante de inscrição no CPF;

III - Ficha Individual de Inscrição do Catador Associado ou Cooperado (ANEXO 1), nos casos de inscrições realizadas diretamente pelo catador; ou Planilha Cadastral Coletiva dos Catadores Associados e/ou Cooperados (ANEXO 2), nos casos de inscrições realizadas pelas associações ou cooperativas.

Para mais informações, a população pode procurar a Coordenadoria do Meio Ambiente ou ligar para o número: (85) 99629-0101.

#Educação 11/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PREFEITURA ABRE DEZ NOVAS TURMAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL As turmas serão alocadas no novo anexo da rede municipal, na ARS, para atender crianças dos bairros Alto Vistoso, Conjunto Cohab e Conjunto Nossa Senhora das Graças.
#Saúde 11/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAIBA COMO PREVENIR A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS COMO DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA A população pode solicitar serviços de inspeção ou reportar focos do mosquito junto a Secretaria de Saúde.
#Administração 08/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO PREFEITA ANA VLÁDIA PARTICIPA DE REUNIÃO DO CODESUL Acompanhada de sua equipe, Ana Vládia discutiu junto a prefeitos municipais articulação e o planejamento de ações para o meio ambiente nos respectivos municípios.
#Esporte 08/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE EDITAL N° 01/2020 PROGRAMA CEARÁ ATLETA - PROJETO BOLSA ESPORTE Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará
#Saúde 06/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SOLONÓPOLE É CONTEMPLADO COM CÂMARA REFRIGERADA PARA ARMAZENAR VACINA DA COVID-19

Nesta terça-feira (04), o Governo do Estado anunciou a lista dos sete municípios contemplados com câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas contra a Covid-19. Entre os contemplados estão Solonópole, Banabuiú, Itaitinga, Paraipaba, Paracuru, Quixeramobim e Umirim.

O equipamento tem capacidade para armazenar 200 litros o que é adequado para as unidades que recebem até 9 mil doses por mês. "Receber um refrigerador para armazenamento das vacinas da Covid-19 demonstra que as ações do Estado estão sendo efetivas. Estamos muito felizes e ansiosos em vacinar a nossa população e, se Deus quiser, voltarmos a normalidade", explica a titular da Saúde, Lúcia Cavalcante.

Ainda segundo o Governo do Estado, a chegada dos equipamentos faz parte do plano do Governo do Ceará para receber as vacinas da Covid-19. A previsão é que novos 75 equipamentos sejam distribuídos até a primeira quinzena de janeiro.

#Administração 01/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO WEBSTON PINHEIRO TRANSFERE CARGO DE PREFEITO ÀS MÃOS DE ANA VLÁDIA Em discurso emocionado, Ana Vládia ressaltou que sua gestão estará aberta a participação das pessoas e terá como prioridade o cuidado com os mais vulneráveis.
#AldirBlanc 28/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO ESPECIAL ALDIR BLANC: ARTISTAS SOLONOPOLENSES SE APRESENTAM EM LIVE ESPECIAL DE FIM DE ANO Solonopolenses puderam prestigiar, em casa, nove apresentações de artistas e grupos solonopolenses de diversos gêneros musicais.
#AldirBlanc 23/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE RESULTADO FINAL DOS SELECIONADOS PARA O INCISO III DA LEI AUDIR BLANC

RESULTADO FINAL DOS SELECIONADOS PARA O INCISO III DA LEI AUDIR BLANC

#AldirBlanc 22/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO RESULTADO PRELIMINAR DO INCISO III DA LEI ALDIR BLANC

RESULTADO PRELIMINAR DOS SELECIONADOS - DIVULGADO EM 18/12/2020

#Edital 17/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO NOTA INFORMATIVA REFERENTE A SELEÇÃO PÚBLICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Nota Informativa

Em virtude da decisão exarada no processo 0280034-19.2020.8.06.0168, que determinou:

Ante o exposto, presentes os pressupostos do artigo 303 do Código de Processo Civil, DEFIRO o pedido de tutela de urgência formulado pelo Ministério Publico do Estado do Ceara, para o fim de: a) suspender parcialmente o processo seletivo simplificado (Edital no 001/2020) relativo aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Motorista Categoria B e Motorista Categoria D do município de Solonopole/CE e fixo multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por eventual descumprimento.

b) determinar que o promovido se abstenha de realizar, em todos Os Órgãos da Administração Pública, processos seletivos simplificados ou contratação temporária de agentes para ocuparem os seguintes cargos: 1) cargos de Agente Administrativo; 2) Agente Administrativa (PREVSOL); 3) Agente Fiscal; 4) Auditor de Controle Interno; 5) Analista em Gestão Previdenciária (PREVSOLO; 6) Bibliotecário; 7) Cirurgião Dentista; 8) Educador Físico; 9) Eletricista; 10) Maestro; 11) Medico Perito (PREVSOL); 12) Motorista II; 13) Operador de Maquinas Pesadas - Montoniveladora; 14) Operador de Maquinas Pesadas Pá Mecânica; 15) Operador de Maquinas Pesadas Retroescavadeira; 16) Operador de Trator; 17) Professor de Ensino Basic° II - LIBRAS; 18) Professor de Língua Inglesa; 19) Psicólogo; 20) Psicopedagogo; 21) Técnico em Agroindústria; 22) Técnico em Informática; 23) Técnico em Radiologia e 24) Veterinário, e fixo multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por eventual descumprimento;

c) determinar que o município emita, no prazo de 12 horas após a intimação, nota publica em seus veículos oficiais, noticiando a suspenção do processo seletivo dos cargos de Auxiliar de Services Gerais, Agente Administrativo, Motorista Categoria B e Motorista Categoria D, fixando multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por cada dia em que descumprir o item em apreço.

Cientifique-se a município, com urgência;

A Secretaria da Educação de Solonopole vem a publico informar que as inscrições do Edital da Seleção Publica N° 001/2020, previstas para hoje (16/12/2020) foram adiadas, com nova data ainda a ser definida.

#Educação 16/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SOLONÓPOLE RECEBE SEGUNDA CERTIFICAÇÃO CONSECUTIVA DO SELO UNICEF
#Administração 15/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO WEBSTON PINHEIRO BUSCA NOVOS INVESTIMENTOS PARA SOLONÓPOLE

No fim de seu segundo mandato à frente de Solonópole, o prefeito Webston Pinheiro deixa uma importante herança de obras e projetos para sua sucessora Ana Vládia Nogueira.

Nessa segunda-feira (14), pleiteando novos investimentos para o município, os gestores estiveram em audiência com Nelson Martins, assessor de Relações Institucionais do Governo do Estado, buscando recursos para a construção de mais um galpão industrial - o quarto - para Solonópole.

A primeira indústria foi instalada no município em 2014 e gera, atualmente, cerca de 430 empregos diretos. Em janeiro, suas atividades serão ampliadas com a conclusão do terceiro galpão industrial construído em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece. "Temos uma importante indústria calçadista, a Neorubber, que tem investido de forma muito significativa e contribuído com o avanço dos índices socioeconômicos, gerando emprego e renda. Agora, buscamos uma nova parceria para o que seria o quarto galpão. Saímos da reunião positivos e esperançosos com o projeto já que o governador Camilo Santana tem se mostrado sensível as nossas demandas", explica Webston.

Ainda segundo o gestor, a expectativa é que as atividades da Neorubber Calçados garantam a geração de mais de mil postos de trabalho no município.

#Saúde 11/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO CIRÚRGICO RECEBEU 36 CIRURGIAS DESDE SUA INAUGURAÇÃO
#AldirBlanc 11/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO RESULTADO FINAL DOS SELECIONADOS PARA O INCISO II DA LEI AUDIR BLANC
#AldirBlanc 10/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE RESULTADO PRELIMINAR DO INCISO II DA LEI ALDIR BLANC

Para fazer download da lista dos selecionados para receber o benefício do Auxílio Emergencial do Setor Cultural.

#Administração 10/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREENDEDORISMO E TURISMO SOLONÓPOLE É CONTEMPLADO COM VEÍCULO PARA TRANSPORTE DE ALIMENTOS

Em publicação no Diário Oficial da União desta semana, Solonópole integra a lista de municípios que serão beneficiados com veículos direcionados ao transporte de alimentos da agricultura familiar, referente Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A ação do Ministério da Cidadania busca beneficiar os municípios que cumprem alguns requisitos como, por exemplo, ter executado o PAA por dois anos consecutivos. "Solonópole cumpre uma série de requisitos e, por isso, recebeu essa importante doação que vai garantir a manipulação e o correto transporte dos alimentos aos órgãos públicos", explica o secretário Alriberto Pinheiro.

Hoje, o PAA beneficia vinte e nove famílias realizando a aquisição de suas produções (carne, frutas, verduras, entre outros) e repassando gratuitamente a diversas instituições públicas como hospital, escolas, creches e ONGs.

#Edital 09/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E MEIO AMBIENTE EDITAL EMERGENCIAL DA CULTURA DE SOLONÓPOLE

Clique no link abaixo para visualizar o edital

Clique nos links abaixo para visualizar as normativas

www.solonopole.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 15:40:57